Energy Summit

Segundo MIT, setor de energia brasileiro possui menor índice de inovação em comparação aos demais

Dados são do levantamento exclusivo da MIT Technology Review Brasil, que analisou capacidade inovativa de corporações de todos os setores

Redação TN Petróleo/Assessoria
25/04/2024 13:01
Segundo MIT, setor de energia brasileiro possui menor índice de inovação em comparação aos demais Imagem: Divulgação Visualizações: 206

De acordo com dados da mais recente Innovative Workplaces Brasil, pesquisa anual realizada pela MIT Technology Review, que elege anualmente as empresas mais inovadoras do nosso país, o segmento de empresas brasileiras ligadas à energia é o que possui o menor índice de inovação em comparação a média geral.  De uma nota que varia entre 0 a 5, as corporações do setor alcançaram uma 4,08 ante 4,14 de média das demais. A única nota maior que o setor obteve foi no quesito relacionado à gestão e cultura. (4,41) 

Para chegar aos resultados, a pesquisa analisou sete perspectivas da capacidade inovativa das corporações, que são: gestão; produtos/serviços; marketing/vendas; processos; diversidade; data decisioning e open innovation. As 20 empresas mais inovadoras recebem o selo Innovative Workplaces Brasil, que é a chancela da MIT Technology Review Brasil para as empresas mais inovadoras do país. Já ganharam esta chancela corporações como Hospital Albert Einstein, iFood, Lojas Renner, Vibra Energy, entre outros.

Para André Micelli (foto), CEO da MIT Technology Review Brasil, existem alguns fatores para o setor ter recebido esse baixo índice. "O que percebemos é que ainda não se conseguiu institucionalizar a inovação no segmento. Primeiro porque são iniciativas que possuem necessidade de investimento muito alto e, em segundo, porque quem pesquisa está associado a academia e universidades, um setor que geralmente possui um distanciamento muito grande do mercado", comenta.

Confira as demais notas:

Geral; 4,08, 4,14

Gestão e cultura; 41, 4,38

Processos; 3,82, 3,86

Marketing e vendas; 4,09, 4,23

Produtos e serviços; 4,05, 4,25

Diversidade; 4,08, 4,19

Data decisioning; 3,97, 3,98

Open Innovation; 4,15, 4,11

Apesar desse cenário, o Brasil foi o terceiro país no mundo que mais atraiu investimentos em energias renováveis em 2023. Totalizando mais de US$25 bilhões, segundo dados do relatório Energy Transition Investment Trends 2024, ficando atrás apenas de China e Estados Unidos no ranking.

De acordo com o CEO da MIT Tech Review Brasil, apesar de existirem grandes corporações que possuem áreas destinadas exclusivamente a novas tecnologias, a maioria ainda usa inovações que são desenvolvidas em outros países, e focam na busca de modelos que ajudem a modificar apenas o seu processo de comercialização e venda e não a forma de gerar energia.

Caminhos possíveis para desenvolver a inovação do setor

Em junho, as empresas ligadas a este setor terão a oportunidade de acompanhar um evento global sobre o setor de energia que poderá recomendar caminhos para desenvolver a capacidade inovativa. 

Dos dias 17 a 19 de junho, na cidade do Rio de Janeiro, será realizado o Energy Summit 2024, principal evento de inovação e empreendedorismo em energia sustentável do mundo. Organizado em parceria com o Massachusetts Institute of Technology (MIT), a expectativa é de que mais de 10 mil pessoas participem durante os três dias de programação, sendo representantes de empresas, de governos, de universidades, além de empreendedores e investidores interessados em acompanhar as principais novidades e debates sobre os próximos passos relacionados a energia e sustentabilidade em todo o mundo.

Segundo Hudson Mendonça, CEO do Energy Summit, o evento colocará o nosso país ainda mais como um protagonista na discussão global sobre transição energética dos próximos 10 anos. "Teremos a oportunidade de unir todos os líderes e especialistas das diferentes áreas do setor energético global e montar um relatório que terá como pano de fundo a pergunta "onde queremos estar nos próximos 10 anos", e que também apontará caminhos que podemos tomar já nos próximos 12 meses", comenta.

Serão mais de 70 horas de conteúdo, mais de 30 palestrantes, 5.000m² de área de exposição, além de muito networking e inúmeras oportunidades de negócios.

Serviço:

Energy Summit 2024 

Data: de 17 a 19 de junho

Horários: das 8h às 19h

Local: Cidade das Artes

Avenida das Américas, 5300 Barra da Tijuca

Rio de Janeiro, RJ

Incrições pela TN Petróleo com 20% de desconto: https://www.sympla.com.br/evento/energy-summit/2322095?d=TNPetr%C3%B3leo20&referrer=tnpetroleo.com.br&share_id=whatsapp

Sobre Energy Summit - Energy Summit é um evento global, que acontecerá no Rio de Janeiro, um dos principais ecossistemas do mundo em energia e sustentabilidade. O Energy Summit é o ponto de conexão do ecossistema mundial que discutirá os próximos passos da transição energética e sustentabilidade no mundo. É um evento com o objetivo de fortalecer o ecossistema de inovação de energia, setor estratégico e fundamental para o avanço do progresso mundial. O evento reunirá representantes de cinco esferas: governo, universidade, corporações, startups e investidores de risco para garantir a efetiva capacitação, elaboração e implementação do ecossistema no Rio de Janeiro.

Mais informações: https://energysummit.global/

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20