Porto de Santos

Sem estrutura no porto de Santos, SVA vai para Centro

<P>O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) negocia a transferência do posto do Serviço de Vigilância Agropecuária (SVA) para um prédio no Centro, em Santos. Atendendo atualmente no anexo do Armazém XIII (13 externo), na região portuária do Paquetá, a unidade deve muda...

A Tribuna - SP
08/02/2007 00:00
Visualizações: 632 (0) (0) (0) (0)

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) negocia a transferência do posto do Serviço de Vigilância Agropecuária (SVA) para um prédio no Centro, em Santos. Atendendo atualmente no anexo do Armazém XIII (13 externo), na região portuária do Paquetá, a unidade deve mudar de endereço até o final do próximo mês.

Conforme apurou A Tribuna, o escritório deve funcionar no nº 122 da Rua XV de Novembro, nas proximidades das sedes locais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa, a antiga Saúde dos Portos) e da Polícia Federal.

Segundo o chefe da unidade do Mapa em Santos, Orlando Prieto Júnior, a decisão de abandonar o anexo do 13 externo foi tomada após tentativas frustradas de reformar suas instalações e garantir uma maior segurança no entorno.

A desocupação do imóvel, construído no início do século passado, está sendo estudada há cerca de três meses. “Cansei de pedir a reforma do prédio ou um novo local para a Codesp ou até mesmo para a Prefeitura. Agora, vamos alugar um imóvel, mudar nossos serviços para o Centro e ficar mais próximos dos nossos usuários”, anunciou Prieto Júnior.

O chefe do posto portuário apresentou, também, cópias de uma série de ofícios solicitando à Codesp a melhoria do atual local e do seu entorno. Segundo ele, a estatal nunca respondeu aos pedidos.

Entre as reivindicações que constam dos documentos, Prieto citou os buracos nas vias ao redor do posto e os frequentes assaltos sofridos pelos servidores do Mapa. “Aqui é uma área esquecida. A Polícia Portuária (Guarda Portuária) nunca vem aqui. Enquanto isso, nós ficamos reféns dos bandidos”, criticou.

Prieto também mostrou uma obra inacaba da concessionária ferroviária ALL rente à calçada lateral do posto do SVA. Segundo ele, os consertos nos trilhos começaram em meados de dezembro último e estavam parados até a semana passada, quando foram retomados e concluídos.

“Nós já temos acessos terríveis. Como não tem segurança, roubam os cabos telefônicos, nos deixando sem telefone. Agora a ALL retirou os paralelepípedos entre os trilhos e não os repôs. Resultado: começaram a se formar poças de água e (a área) se tornou um criadouro de mosquitos”, enfatizou.

Os problemas citados pelo chefe do SVA não são recentes. No final de maio passado, ele denunciou a presença de “elementos estranhos” na redondeza da unidade que estariam “ameaçando a segurança dos funcionários e usuários, com ameaças e até tentativas de assalto”. Na ocasião, ele reiterava a necessidade de uma fiscalização mais ostensiva no entorno.

Na mesma época, a Codesp garantiu que ampliaria a fiscalização na região do Paquetá.

Sobre a futura sede, a expectativa de Prieto é que os atendimentos comecem a ser feitos no novo espaço até o final de março. O contrato de locação deve ser fechado entre o Mapa e o proprietário do prédio até o final deste mês. “O Ministério está conferindo documentos para fechar o acordo. Se tudo der certo, os serviços vão para lá”.

O posto da Vigilância Agropecuária é responsável pela inspeção das cargas de origem animal e vegetal que são movimentadas no complexo santista. Atualmente, todo o trabalho, desde a parte documental até a inspeção e a análise dos produtos, é feito por cerca de 50 servidores. Pelos cálculos de Prieto, a unidade atende diariamente cerca de 600 pessoas.

Procurada pela Reportagem, a assessoria de imprensa da Codesp explicou que a revitalização das áreas vizinhas ao prédio do SVA está prevista junto com a construção da avenida perimetral do porto. Debatido desde a década passada, o complexo viário estava previsto para ser construído durante o primeiro mandato do presidente Luiz Ignácio Lula da Silva. Atualmente, as obras estão programadas para começar no próximo mês.

Sobre os problemas de segurança, a Companhia Docas afirmou que a Guarda Portuária (Gport) realiza rondas frequentemente no trecho.

Fonte: A Tribuna - SP

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
BRAVA anuncia novo modal para venda de gás na Bahia
28/08/25
Combustíveis
ANP participa da operação Carbono Oculto, para coibir ir...
28/08/25
IBP
Posicionamento - Operações representam passo fundamental...
28/08/25
Subsea
OneSubsea entrega primeira árvore de natal molhada de Bú...
28/08/25
Offshore
MODEC firma parceria para desenvolver tecnologia inédita...
28/08/25
Energia Elétrica
Bandeira vermelha eleva custo da energia, mas associados...
27/08/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
IBP debate investimentos em infraestrutura e logística n...
27/08/25
ANP
Segunda etapa de audiência pública debate classificação ...
27/08/25
IBP
RELIVRE reafirma a competência federal referente à ativi...
27/08/25
Royalties
Valores referentes à produção de junho para contratos de...
27/08/25
ANP
Pesquisa, desenvolvimento e inovação: ANP atualiza Paine...
27/08/25
Seminário
PPSA abre inscrições para Seminário de Lançamento do Lei...
27/08/25
IBP
Carta Aberta em apoio à ANP na classificação de gasoduto...
27/08/25
Logística
Vast Infraestrutura inicia construção do parque de tanca...
26/08/25
Biodiesel
Rumo a uma navegação mais sustentável, Citrosuco inicia ...
26/08/25
ANP
Oferta Permanente de Concessão: resultado parcial do 5º ...
26/08/25
PD&I
Projeto Embrapii transforma algas de usinas hidrelétrica...
26/08/25
PPSA
Leilão de Áreas Não Contratadas será realizado em dezembro
26/08/25
IBP
Desafio iUP Innovation Connections inicia etapa de capac...
25/08/25
Transição Energética
Fórum Nordeste 2025 discute energias renováveis, sustent...
25/08/25
Margem Equatorial
10 perguntas e respostas sobre a Avaliação Pré-Operacion...
25/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.