Evento

Seminário discute a segurança do meio ambiente marinho

A 8ª edição do Seminário sobre Meio Ambiente Marinho, realizado ontem na Universidade Petrobras, no Rio de Janeiro, teve como pano de fundo as novas tecnologias que estão sendo desenvolvidas para garantir cada vez mais segurança à exploraç&atilde

Redação/ Rodrigo Miguez
25/11/2011 08:10
Visualizações: 366
A 8ª edição do Seminário sobre Meio Ambiente Marinho, realizado ontem na Universidade Petrobras, no Rio de Janeiro, teve como pano de fundo as novas tecnologias que estão sendo desenvolvidas para garantir cada vez mais segurança à exploração de petróleo cada vez e ao ambiente marinho. O evento segue até hoje.
 

Durante a mesa de abertura, Segen Estefen, da Coppe/UFRJ afirmou que pequenos vazamentos vão sempre ocorrer e por isso, a indústria tem que agir rápido, com novos equipamentos para que os danos ao meio ambiente sejam os menores possíveis. 
 

No primeiro painel, sobre tecnologias para navios ecológicos, o diretor da DNV, Sérgio Garcia, falou sobre as novidades que estão sendo projetadas para reduzir o impacto ambiental dos navios no ambiente marinho. Uma das opções apresentadas foi o uso de Gás Natural Liquefeito (GNL) como combustível para as embarcações, diminuindo em até 25% o nível de CO2 liberados no meio ambiente.
 

Segundo Sérgio, o GNL é economicamente viável, mas a falta de infraestrutura tanto no Brasil, quanto no exterior, dificulta uma implantação maior desse combustível, que já abastece mais de 20 navios no mundo. Um que está sendo projetado é o Buque Bus, que ligará Buenos Aires à Montevidéu, e que deverá entrar em operação em 2012.
 

Já a empresa STXOSV possui um projeto de navio com uma proa chamada de Eco-Drive, onde a proa é desenhada para a navegação ser mais inteligente, de acordo com o tamanho das ondas, fazendo o navio usar sua energia de forma mais eficiente. A empresa ganhou a concorrência e irá construir em seu estaleiro oito embarcações de GLP para a Transpetro.
 

Outro tema que também foi abordado foi o gerenciamento de resíduos offshore. Pedro Botafogo, diretor da Selig Ambiental, disse que a destinação correta de cada resíduo gerado é fundamental para a segurança do ambiente em alto mar. Além disso, a permanência de um analista ambiental embarcado é muito importante para a adequação das embarcações às conformidades do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Mais Lidas De Hoje
veja Também
ROG.e 2026
Expansão das fontes renováveis e mudanças no mercado abr...
25/09/26
ROG.e 2026
Empresários do Norte Fluminense prospectam negócios na R...
25/09/26
ROG.e 2026
ANP participou de mais de 40 palestras em evento que reú...
25/09/26
ROG.e 2026
TBG debate integração do mercado de gás natural no Cone ...
25/09/26
ROG.e 2026
Sucesso! ROG.e 2026 fecha com 83 mil visitantes e injeçã...
25/09/26
ROG.e 2026
Presidente da Petrobras defende exploração ativa e prevê...
25/09/26
ROG.e 2026
Inovação tecnológica e dedicação à indústria marcam prem...
25/09/26
Petroquímica
Referência mundial em sustentabilidade, I’m green™ bio-b...
25/09/26
ROG.e 2026
Escassez de engenheiros preocupa setores estratégicos e ...
25/09/26
ROG.e 2026
Constellation é reconhecida pela Petrobras como a melhor...
25/09/26
ROG.e 2026
Na ROG.e 2026, Shell destaca parcerias, inovação e disci...
25/09/26
ROG.e 2026
Nikki Martin, presidente e CEO da EnerGeo Alliance falou...
25/09/26
ROG.e 2026
Porto do Açu e OceanPact assinam acordo para expansão de...
25/09/26
ROG.e 2026
Shell destaca papel da capacitação para aproximar jovens...
25/09/26
Terminais
Ultracargo é reconhecida pelo quarto ano consecutivo com...
25/09/26
GNL
Edge e Governo do Rio Grande do Sul assinam Memorando de...
25/09/26
E&P
ANP contrata B3 para assessoria técnica às licitações de E&P
25/09/26
ROG.e 2026
Lideranças apontam o Brasil como pilar de segurança ener...
24/09/26
ROG.e 2026
Firjan SENAI e Sebrae Rio conectam MPEs a grandes empres...
24/09/26
ROG.e 2026
Estudo da PPSA identifica boas práticas para apoiar deci...
24/09/26
ROG.e 2026
EAS participa da ROG.e 2026
24/09/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25