Energia Eólica

Seminário reforça papel das empresas de petróleo e gás na transição energética e geração de energia eólica offshore

Evento realizado pela ANP e ABEEólica, no Rio de Janeiro, contou com representante do MME, que destacou a importância de consultas públicas para avanço da regulamentação da geração de energia offshore no País

Redação TN Petróleo/Assessoria MME
10/10/2022 10:06
Seminário reforça papel das empresas de petróleo e gás na transição energética e geração de energia eólica offshore Imagem: Divulgação Visualizações: 1045 (0) (0) (0) (0)

As Consultas Públicas nº 134 e nº 135, recentemente lançadas pelo Ministério de Minas e Energia (MME), foram destacadas no seminário "PD&I: A Transição Energética e o Papel das Empresas de Petróleo e Gás na Geração de Energia Eólica Offshore", realizado nesta terça-feira (4/10). O evento foi organizado pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) e Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), no Rio de Janeiro (RJ).

A assessora técnica da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético (SPE) do MME, Karina Souza, destacou a importância das consultas públicas para direcionamentos regulatórios do setor de eólicas fora da costa (offshore), que estão iniciando no país. A consultam foram publicadas pelas portarias nº 685 e n° 686 de 2022.

Além disso, a representante do MME reforçou como essas ferramentas trazem diretrizes complementares ao Decreto nº 10.946/2022, que dispõe sobre a cessão de uso de espaços físicos e o aproveitamento dos recursos naturais em águas interiores de domínio da União para a geração de energia elétrica a partir de empreendimento offshore. As consultas vão contribuir, inclusive, no avanço das soluções regulatórias pelas instituições nacionais envolvidas no setor eólico offshore.

“No próprio decreto, a gente coloca a possibilidade do uso das áreas offshore não apenas para exploração de energia elétrica, mas também para atividades de pesquisa e desenvolvimento. Porque entendemos que isso é importante para o setor e defendemos que o uso das áreas públicas offshore seja gratuito para estudos e pesquisas”, destacou Karina durante sua participação.

Avanços conjuntos na regulamentação de eólica offshore

O seminário teve como objetivo levantar temas relacionados à pesquisa, desenvolvimento e inovação sobre a perspectiva da transição energética e, com isso, estimular a discussão entre o papel da energia eólica e as empresas de petróleo e gás no País.

Por isso, foram reforçados os diferentes programas e ações de P&D no Brasil já disponíveis para as empresas que atuam na exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás. Segundo os participantes, essas ferramentas são muito importantes para o avanço tecnológico, com a execução de projetos e estudos de pesquisa e desenvolvimento para o setor eólico offshore no contexto de estudos das energias renováveis, incluindo estudos sobre as sinergias com as atividades P&G e outros energéticos.

Também foram destacadas as tratativas iniciadas com a ANP, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e universidades para elaboração de um regramento específico com as principais diretrizes para cessão de uso de áreas fora da costa em atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico.

O evento contou também com a participação de representantes da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Global Wind Energy Council (GWEC).

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Mossoró Oil & Gas Expo
Mossoró sedia maior evento nacional com foco no setor de...
25/11/24
Mossoró Oil & Gas Expo
Mossoró Oil & Gas Energy começa amanhã (26)
25/11/24
Internacional
Na Inglaterra, ORPLANA destaca o futuro da cana-de-açúca...
25/11/24
Firjan
Na Firjan, Petrobras lança planos Estratégico 2050 e de ...
25/11/24
Royalties
Valores referentes à produção de setembro para contratos...
25/11/24
Evento
Subsea Symposium - Nas águas profundas da tecnologia
25/11/24
Termelétrica
Flash Energy fecha contrato de compra de energia do Merc...
25/11/24
Seminário
IBP promove seminário sobre reforma tributária no setor ...
25/11/24
Etanol
Hidratado fecha a semana praticamente estável e anidro v...
25/11/24
PE 2025-2029
Plano de Negócios 2025-2029 da Petrobras é apresentado c...
22/11/24
Bacia de Campos
Porto do Açu recebe P-26 para suporte a Reciclagem Verde
22/11/24
Gasolina
ANP publica painel dinâmico com dados de qualidade da ga...
22/11/24
Apoio
OceanPact apoia Mubadala Brazil SailGP Team, liderado pe...
22/11/24
Energia Solar
Brasil alcança 3 milhões de instalações com energia sola...
22/11/24
Resultado
Subsea7 atinge US$ 321 milhões em EBITDA ajustado no 3T2...
21/11/24
Pré-Sal
Com projeto Búzios 9, Tenaris reforça posição como forne...
21/11/24
Inclusão social
Dia da Consciência Negra: Mulheres negras empreendedoras...
20/11/24
Parceria
Amcham destaca parceria estratégica entre Brasil e EUA n...
20/11/24
Etanol
Aprovação de projeto que regulamenta mercado de carbono ...
20/11/24
MME
Resultados do GT de transições energéticas são integrado...
19/11/24
Salvador
Encontro Internacional de Energia já está com inscrições...
19/11/24
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

21