O Sepetiba Tecon está investindo, este ano, R$ 41 milhões na compra de equipamentos de movimentação de contêineres, apesar da ociosidade de 54% nas suas operações no Porto de Itaguaí, no Rio de Janeiro. A empresa da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) antecipo...
Redação
22/05/2006 00:00
Visualizações:
96
(0)(0)(0)(0)
O Sepetiba Tecon está investindo, este ano, R$ 41 milhões na compra de equipamentos de movimentação de contêineres, apesar da ociosidade de 54% nas suas operações no Porto de Itaguaí, no Rio de Janeiro. A empresa da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) antecipou encomendas para aproveitar o período de vigência do Reporto, regime especial que isenta de impostos federais os investimentos em operações portuárias. O terminal de contêineres do porto fluminense terá desta forma, a partir no final de 2007, capacidade para movimentar anualmente 500 mil TEUs (contêineres equivalentes a 20 pés), 65% a mais em comparação à atual capacidade de 300 mil TEUs por ano. Serão adquiridos dois portêineres e dois transtêineres. Os quatro gigantescos equipamentos são utilizados respectivamente no embarque e na movimentação de pátio dos contêineres. Os portêineres e transtêineres encontram-se em processo de licitação internacional, que deverá ser concluído nas próximas semanas. Os investimentos também incluem sete reach stackers (utilizado na retirada dos contêineres do caminhão) e mais 23 empilhadeiras. As máquinas foram encomendadas e deverão ser entregues ao longo dos próximos dois meses. A movimentação deverá atingir dentro de três anos a atual capacidade instalada, de 300 mil contêineres. A empresa realizou análise e se chegou à conclusão quer seria financeiramente mais interessante investir com antecedência, aproveitando os incentivos fiscais de 25% do Reporto. Os portêineres serão superpostpanamax, para navios com capacidade superior a oito mil TEUs, a exemplo dos outros dois que estão em operação atualmente no terminal. O Sepetiba Tecon registrou no ano passado o primeiro lucro líquido desde o início de suas operações, em novembro de 2001. O lucro ocorreu graças à valorização do real frente ao dólar, o que beneficiou o abatimento de dívidas do terminal em moeda americana. Executibos prevêem para este ano lucro de duas a três vezes maior do que o registrado no ano passado, que foi de R$ 6,33 milhões. O resultado também será ajudado pelo aumento da movimentação em aproximadamente 30%, o que permitirá fechar este ano com 180 mil TEUs. As operações de transbordo passaram a responder, nesses primeiros meses do ano, por mais de 40% da movimentação do terminal. A operação de transbordo consiste no desembarque de contêineres de navios de grande porte - que normalmente operam nas rotas de longa distância - para posterior embarque em pequenos navios. Essa atividade demonstra que o Porto de Itaguaí consolida-se como um porto de entrada do país. O Sepetiba Tecon inicia neste ano o embarque de sacas de café verde (em grãos) da trading Tristão Companhia de Comércio Exterior, uma das maiores exportadoras do produto no Brasil. O volume de 1 milhão de sacas por ano representará 6,2% das exportações brasileiras de café em grãos, que encerrou 2005 com embarque de 22,58 milhões de sacas. O contrato, assinado no final do ano passado, prevê a concessão de um galpão do terminal para a trading capixaba, que investirá R$ 3 milhões em silos e equipamentos. O Sepetiba Tecon movimenta principalmente autopeças, produtos siderúrgicos, farmacêuticos, químicos, alimentícios, derivados do petróleo, químicos e bebidas. Entre os destinos estão Norte da Europa, Costa Leste dos Estados Unidos, Ásia, Mediterrâneo e Golfo do México. A receita operacional no ano passado foi de R$ 101,9 milhões, segundo informa a empresa em seu balanço. A margem Ebitda (lucro antes de juros, impostos, amortizações e depreciações) passou de 2% negativos em 2004 para 11% em 2005.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a
usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa
política de privacidade, termos de uso
e cookies.