Gás natural

Sergas transfere estações de medição de Gás Natural Canalizado

Redação TN Petróleo/Assessoria
24/02/2021 19:21
Visualizações: 765 (0) (0) (0) (0)

No último dia 15, a Sergas realizou a movimentação das duas estações de medição que estavam no seu pátio para a base que está sendo construída junto à planta industrial da Unigel Agro SE, antiga Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados de Sergipe (FAFEN/SE), localizada no município de Laranjeiras. Essa operação é de grande importância para todo o processo de movimentação do Gás Natural Canalizado que será realizado pela distribuidora sergipana e que alimentará todo o processo industrial da nova empresa arrendatária do parque fabril da antiga FAFEN/SE.

Publicidade

O diretor presidente da Sergas Valmor Barbosa informa que “são duas estações que foram transportadas por carretas para a base em Laranjeiras, as quais irão fazer a transferência do gás do gasoduto da TAG, para dentro do parque fabril da Unigel Agro SE”. Cada estação pesa cerca de seis toneladas, com vazão nominal de 1,6 milhão de m³/dia, podendo chegar até 1,8 milhão de m³/dia. “As estações contém ainda medidores ultrassônicos e diâmetro nominal de oito polegadas”, completa Valmor Barbosa.

Segundo o gerente de engenharia da Sergas, Gustavo Cruz as estações serão instaladas em linha, tendo uma delas a função de medição de fronteira, ou seja, fazendo o comparativo entre a medição da vazão do gás que sai da tubulação da TAG, para a estação da Sergas. “A segunda estação fará a medição do gás movimentado pela Sergas para a planta da Unigel Agro SE. Além das duas estações, será instalado um cromatógrafo e todo um sistema de telemetria de última geração. É importante frisar que o gás que será movimentado pela Sergas para o pátio industrial da Unigel, não será odorado devido a utilidade que será dado dentro do processo industrial, onde será transformado em amônia e ureia”, explica.

Para o engenheiro civil da Sergas, Victor Barbosa, o investimento da Companhia para atender à Unigel é muito importante, uma vez que foi necessário realizar obras de construção civil para implantação das estações de medição. “O atendimento à Unigel Agro SE só será possível graças a esta obra e o prazo previsto para o encerramento dessa fase é até o final de fevereiro”, esclarece Victor. O investimento da Sergas para atender a Unigel Agro SE gira em torno de R$2.780.000,00.

Divulgação

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Emprego
Firjan alerta: aumento do FOT cria tarifaço fluminense e...
15/08/25
Pré-Sal
PRIO vence disputa por carga de Atapu e pela primeira ve...
15/08/25
Petrobras
Com 225 mil barris/dia, FPSO Almirante Tamandaré bate re...
15/08/25
Resultado
Porto do Rio de Janeiro lidera crescimento entre os port...
15/08/25
Etanol de milho
Biocombustível impulsiona uso do milho e amplia fronteir...
15/08/25
ANP
TIP ANP: 3ª edição do evento debateu temas relacionados ...
15/08/25
Descomissionamento
ABPIP promove debate para otimizar custos e prazos de de...
15/08/25
Fenasucro
Cogeração, biometano e CCS colocam Brasil no centro da t...
15/08/25
Paraná
Petrobras entrega primeiro lote de ARLA 32 na Ansa, em A...
14/08/25
Fenasucro
Biodiesel avança como pilar da transição energética e ga...
14/08/25
Fenasucro
Na FenaBio, Anfavea afirma que com 100% de etanol na fro...
14/08/25
Dutos
Transpetro investe R$ 100 milhões por ano para ampliar a...
14/08/25
Logística
Super Terminais recebe Selo Ouro e tem inventário de emi...
14/08/25
PD&I
Tecnologia brasileira utiliza inteligência artificial pa...
14/08/25
Energia Elétrica
GE Vernova fornecerá subestação de energia para fábrica ...
14/08/25
Fenasucro
Brasil terá combustível sustentável de aviação disponíve...
14/08/25
Gás Natural
Prorrogada consulta pública sobre Plano Coordenado de De...
14/08/25
Resultado
Gasmig registra crescimento de 8,5% de lucro líquido
14/08/25
IBP
Energia da Evolução: campanha do IBP explica como o petr...
14/08/25
PPSA
Produção de petróleo da União bate novo recorde e alcanç...
14/08/25
Fenasucro
FenaBio estreia com debates sobre etanol, biodiesel, IA,...
14/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22