Economia

Serra diz a empresários que há fator positivo na economia

Agência Brasil/Redação
20/06/2016 15:14
Visualizações: 1027

O ministro das Relações Exteriores, José Serra, disse hoje (20), durante encontro com empresários na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), que é indiscutível a existência de um fator positivo das expectativas com relação à economia brasileira que contribui para que as melhoras se realizem.

“Ou seja, acreditar que a economia vai bem ou mal faz com que isso se torne realidade no sentido de decisões de investimentos como o gasto do consumidor que ainda tem dinheiro para gastar. Quando a incerteza predomina, as pessoas postergam suas despesas. O Brasil viveu isso de maneira didática de 2015 para cá”, afirmou.

O chanceler destacou que - a curto prazo - é possível que a inversão do pensamento negativo ainda não seja plena, mas ajuda na desaceleração do processo depressivo pelo qual a economia passava. Segundo ele, há um avanço na trajetória da curva de recuperação porque o governo do presidente interino Michel Temer tem mais apoio no Congresso Nacional.

“Temer foi presidente da Câmara dos Deputados três vezes e sabe como se dirigir a eles e como se articular. Um dos fatores de fragilização do governo Dilma era a falta de apoio no Congresso. Não que o governo atual possa fazer o que bem entender, mas já mudou.”

Segundo Serra, as escolhas feitas por Temer para a direção da Petrobras, Banco Central e BNDES desencadearam um fator de credibilidade perante os agentes econômicos. “O efeito foi muito positivo com a ideia de que é gente bem preparada. Claro que eles não vão fazer milagre em dois ou três meses, mas isso abre uma perspectiva. Inclusive, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, está sabendo lidar com essas expectativas e abrindo uma ideia de política econômica mais serena. Isso tem ajudado o governo e a economia.”

Inflação

O ministro destacou que não haverá solução mágica a médio e longo prazo e é preciso que o gasto privado seja maior e que haja uma interação virtuosa na economia. “É evidente que a queda da inflação facilita a redução dos juros, mas quem for esperar que só isso resolva, estamos perdidos. É preciso ter ação simultânea nas diferentes esferas. Dentro disso, a médio e longo prazos são essenciais. Três setores deverão ser os de ponta na economia: exportações, infraestrutura e energia”.

Sobre o Mercosul, Serra afirmou que é preciso procurar uma transição, avaliar impactos, analisar números e flexibilizar algumas regras, como, por exemplo, a resolução que determina que todos os países comecem juntos uma negociação com nações de fora do bloco. “Podemos flexibilizar e deixar mais solto e depois carregar os parceiros. Com bom entendimento dá para tocar adiante. Não há nenhuma intenção de extermínio, muito pelo contrário”.

Projetos

Segundo o ministro das Relações Exteriores, há diversas ideias que não foram colocadas em prática e será preciso fazer um levantamento para reativar os projetos. Ele defendeu, ainda, uma maior dedicação com relação às fronteiras para evitar o contrabando de armas, mercadorias e o narcotráfico. “Os governos sabem tudo, outra coisa é atuar consciente e permanentemente. Vamos aproximar os países também para resolver essas questões”.

O ministro disse, ainda, que é preciso melhorar as relações comerciais com o Chile, Argentina, África, Irã e principalmente a China. “A China é nosso principal parceiro comercial e deve merecer tratamento especial, com uma área no ministério dedicada exclusivamente a eles. Os chineses sabem o que querem em uma negociação e nós temos que ter política consistente como se fossemos um bloco com a China”, acrescentou.

Serra ressaltou as mudanças institucionais aplicadas à Câmara de Comércio Exterior (Camex) e falou também da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), na área do Itamaraty. “A vantagem é a de que o Itamaraty tem estrutura de comércio exterior em suas embaixadas. Vamos integrá-la ao trabalho que já faz o Itamaraty e isso vai evitar duplicação de estrutura e otimizar as atividades. São duas mudanças institucionais que abrirão caminho com empresários, que é quem exporta e, ao mesmo tempo, com a sociedade que quer emprego”.

Durante o encontro o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, Serra assinou documento para cooperação mútua na promoção e negociações para as exportações. Ficou estabelecido que o presidente do Conselho Superior de Relações Internacionais da Fiesp, Rubens Barbosa, será o intermediário entre Fiesp e o Itamaraty visando buscar agilidade nas demandas do setor da indústria com relação às exportações.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Biodiesel
ANP prorroga suspensão da comercialização de biodiesel e...
30/12/25
Portos
Governo Federal aprova estudos finais para arrendamento ...
30/12/25
Petrobras
Brasil avança para atender demanda de combustível susten...
29/12/25
Leilão
Petrobras coloca em leilão online as plataformas P-26 e P-19
29/12/25
Automação
A capacitação da tripulação e a conectividade são os ver...
29/12/25
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
PD&I
ANP aprimora documentos relativos a investimentos da Clá...
23/12/25
CBios
RenovaBio: prazo para aposentadoria de CBIOS por distrib...
23/12/25
GNV
Sindirepa aguarda redução no preço do GNV para o início ...
23/12/25
Apoio Offshore
OceanPact firma contrato de cerca de meio bilhão de reai...
23/12/25
Sergipe
Governo de Sergipe e Petrobras debatem infraestrutura e ...
23/12/25
Drilling
Foresea é eleita a melhor operadora de sondas pela 4ª ve...
22/12/25
Certificação
MODEC celebra 10 anos da certificação de SPIE
22/12/25
Pré-Sal
ANP autoriza início das operações do FPSO P-78 no campo ...
22/12/25
IBP
Congresso Nacional fortalece papel da ANP
22/12/25
E&P
Investimento para o desenvolvimento do projeto Sergipe Á...
19/12/25
Bahia Oil & Gas Energy
Bahia Oil & Gas Energy abre inscrições para atividades t...
19/12/25
PPSA
Produção em regime de partilha ultrapassa 1,5 milhão de ...
19/12/25
Petroquímica
Petrobras assina novos contratos de longo prazo com a Br...
19/12/25
Energia Eólica
ENGIE inicia operação comercial total do Conjunto Eólico...
18/12/25
Parceria
Energia renovável no Brasil: Petrobras e Lightsource bp ...
18/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.