ANP

Serviço de nuvem: pacotes de dados das rodadas estarão disponíveis

Redação/Assessoria ANP
26/10/2018 10:49
Serviço de nuvem: pacotes de dados das rodadas estarão disponíveis Imagem: Divulgação Visualizações: 1114

Logistic Showcase

A diretoria da ANP aprovou ontem (25/10), a utilização de serviço de nuvem para disponibilização dos dados técnicos públicos dos pacotes de dados das rodadas de licitações. A iniciativa da ANP visa à redução de custos e à simplificação de operações, trazendo o conceito de computação em nuvem, que já vem sendo utilizado em outros setores, para os leilões de exploração e produção de petróleo e gás natural.

O uso da nuvem representa o aperfeiçoamento do sistema eBID, adotado desde 2012, permitindo que usuários externos tenham acesso, via internet, aos pacotes de dados das rodadas. Atualmente, o eBID habilita as empresas a fazerem download de dados para avaliação. Na nuvem, os dados serão avaliados diretamente naquele ambiente, sem a necessidade de contato com infraestrutura tecnológica para avaliação das informações. Isso aumentará a atratividade das áreas, sobretudo para empresas de pequeno e médio portes. Com o acesso mais rápido, direto na nuvem, empresas nacionais e estrangeiras poderão consultar os dados em qualquer lugar do mundo.

A iniciativa é parte do Programa de Modernização de Dados Técnicos aprovado pela Diretoria da ANP no início de 2018, que envolve quatro pilares de desenvolvimento: Tecnologia; Infraestrutura; Regulação; e Meio Ambiente. O programa também envolve os seguintes projetos: Banco de Dados Ambientais, Centro de Rochas e Fluidos Digital e a Rede de Litotecas; Big Data e Ciência de Dados; e o Sensoriamento Remoto por Radar das Atividades Petrolíferas.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
P&D
Pesquisadores da Coppe desenvolvem técnica inovadora par...
20/03/26
Leilão
TBG avalia como positivo resultado do LRCAP 2026 e desta...
20/03/26
Macaé Energy
Lumina Group marca presença na Macaé Energy 2026
20/03/26
Resultado
Gasmig encerra 2025 com lucro líquido de R$ 515 milhões ...
20/03/26
Combustíveis
Fiscalização nacional alcança São Paulo e amplia ações s...
20/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 encerra com público recorde de 15 mil ...
19/03/26
Exportações
Firjan manifesta preocupação com a oneração das exportaç...
19/03/26
Energia Solar
Newave Energia e Gerdau inauguram Complexo Solar de Barr...
19/03/26
Combustíveis
Diesel chega a R$ 7,17 com conflito entre EUA e Irã, apo...
19/03/26
Petrobras
Museu do Petróleo e Novas Energias irá funcionar no préd...
19/03/26
Pesquisa e Inovação
MODEC impulsiona inovação e P&D com ideias que apontam o...
19/03/26
Etanol
Geopolítica e energia redesenham o papel do etanol no ce...
19/03/26
Energia Elétrica
Copel vence leilão federal e vai aumentar em 33% a capac...
19/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy: debates focam no papel estratégico do gás ...
18/03/26
Economia
Firjan vê início da queda da Selic como positivo para a ...
18/03/26
Internacional
Petrobras confirma nova descoberta de gás na Colômbia
18/03/26
Publicações
IBP fortalece editora institucional, amplia publicações ...
18/03/26
Macaé Energy
Acro Cabos de Aço participa da Macaé Energy 2026
18/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 consolida município como capital nacio...
17/03/26
Macaé Energy
Com recorde de público, feira e congresso do Macaé Energ...
17/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy debate segurança energética e inovação no s...
16/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23