Reunião

Serviço Geológico do Brasil recebeu o Departamento de Estado dos EUA para finalizar plano de trabalho

Redação TN Petróleo/Assessoria
28/07/2024 07:25
Serviço Geológico do Brasil recebeu o Departamento de Estado dos EUA para finalizar plano de trabalho Imagem: Divulgação SGB Visualizações: 1705

A chefe do Departamento de Recursos Minerais do SGB, Maisa Abram, e o assessor de Assuntos Internacionais Rafael Duarte, acompanhados de uma equipe de gestores e pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (SGB), receberam, entre os dias 22 e 25, uma visita da equipe técnica do Bureau de Recursos Energéticos (ENR) do Departamento de Estado dos Estados Unidos. Na ocasião, foi realizado workshop para planejamento de missões científicas e tecnológicas sobre minerais críticos.

Maisa Abram informou que há algum tempo o SGB está em tratativas com o Departamento de Energia dos Estados Unidos. "A importância desse momento é esse possível acordo de cooperação com o Departamento de Energia, para a aquisição de dados pré-competitivos. Para nós, é algo positivo porque podemos aumentar a capacidade de produção de minerais críticos para a transição energética e mostrar o potencial do Brasil para novos investimentos", destacou.

Albert Degarmo, gerente do Departamento de Estado dos Estados Unidos e líder do programa para a cooperação tecnológica entre as instituições, ressaltou que vê o Brasil como um aliado estratégico forte e uma liderança regional na América do Sul. "O que estamos tentando fazer, através dessa cooperação, é colaborar e melhor entender os recursos de minerais críticos que tem no país. E o mais importante é podermos levar esses potenciais minérios críticos para o mercado global para ajudar a garantir que todos encontrem os objetivos de transformação energética", ressaltou.

Duarte pontuou que essa reunião foi importante por marcar um passo mais sólido em torno da formalização da parceria do SGB com o Departamento de Estado americano, e especificamente, na área de energia e transição energética. "Agora temos o plano de trabalho que vai compor o memorando de entendimentos que será assinado nos próximos meses e institucionalizar a parceria, colocando os prazos e determinando as responsabilidades das partes".

Na ocasião, os visitantes puderam entender o trabalho do SGB e acompanharam apresentações sobre temas como amostragem de rejeitos e mercados de quartzo de alta pureza, visão geral do potencial do Alto Paranaíba e de Goiás para os Elementos Terras Raras e outras commodities estratégicas, além de informações acerca de projeto para lítio na região da Borborema, entre outros.

No último dia, a equipe dos EUA conheceu as instalações do Museu de Ciências da Terra (MCTer), que está com a exposição temporária "Brasil Glacial", além da Coleção de Minerais, Rochas e Meteoritos constituída por cerca de 6 mil espécies minerais, sendo que aproximadamente 2.300 estão expostas ao público. São turmalinas, topázios, esmeraldas, ametistas, hematitas e muitos outros minerais de grande apelo visual e que geram diversos interesses, como o aproveitamento como minério e na construção civil.

A comitiva também visitou os laboratórios da Rede Lamin, que desempenha um papel essencial na disponibilização de água mineral de qualidade para toda a população e atua desde a coleta das amostras in loco até a emissão de boletins detalhados, considerados fundamentais para a fiscalização e classificação dessas águas.


Resultados

Após três dias de discussão, três propostas foram alinhadas em cooperação com o Departamento de Estado, informou o chefe da Divisão de Geologia Econômica (DIGECO), Guilherme Ferreira.

Segundo Ferreira, essas propostas vão ser trabalhadas inicialmente em três áreas: na Província Borborema, no Nordeste do Brasil; na Província Estanífera de Goiás, entre Goiás e Tocantins; e na Província Alto Paranaíba, na porção oeste de Minas Gerais. Após assinatura do acordo e ratificação dos planos de trabalho, as primeiras atividades de campo devem ocorrer em novembro deste ano, na Borborema, e no próximo ano acontecerão etapas adicionais.

"Também entramos em acordo sobre as análises, quais tipos de produtos serão apresentados como resultados desta parceria e a forma de publicação e divulgação. Esses dias foram bastante produtivos, tanto do ponto de vista do desenvolvimento técnico quanto para consolidar a relevância do SGB internacionalmente, cujo reconhecimento cresce cada vez mais, principalmente porque estamos dando retorno à sociedade sobre três áreas com potencial para a produção de minerais críticos, visto que sabemos como o mundo todo busca sinalizações nesta área", complementou.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
COP30
Setor de óleo e gás usa tecnologia para acelerar a desca...
15/11/25
COP30
Encontro promovido pelas distribuidoras de energia elétr...
15/11/25
COP30
Fórum do IBP debate novas tecnologias e desafios na insp...
14/11/25
Apoio Offshore
Svitzer Copacabana chega para fortalecer operações de GN...
14/11/25
BRANDED CONTENT
Merax, 20 anos de confiança em soluções que movem o seto...
14/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Mossoró Oil & Gas Energy terá debates estratégicos em 10...
14/11/25
COP30
IBP promove painéis sobre descarbonização, metas globais...
14/11/25
Eólica Offshore
Japão e Sindienergia-RS: em visita a Porto Alegre, embai...
14/11/25
Bacia de Campos
Novo prazo de recebimento de propostas para o FPSO do pr...
14/11/25
Royalties
Participação especial: valores referentes à produção do ...
14/11/25
COP30
Indústria brasileira de O&> atinge padrões de excelência...
14/11/25
Pré-Sal
União aumenta sua participação na Jazida Compartilhada d...
14/11/25
COP30
Líderes e negociadores da COP30 receberão cartas de 90 a...
13/11/25
Energia Elétrica
Projeto Meta II: CCEE e PSR apresentam proposta para mod...
13/11/25
COP30
ANP participa do evento e avança em medidas para a trans...
13/11/25
Nova marca
ABPIP moderniza identidade visual e reforça alinhamento ...
13/11/25
Firjan
Enaex 2025 debate reindustrialização, competitividade do...
13/11/25
Entrevista
Rijarda Aristóteles defende protagonismo feminino na era...
13/11/25
COP30
IBP defende setor de O&> como parte da solução para desc...
13/11/25
COP30
Transpetro recebe o Selo Diamante do Ministério de Porto...
13/11/25
Bacia de Campos
PRIO assume operação do Campo de Peregrino com aquisição...
13/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.