Licitação

Sétima Rodada já

A realização da Sétima Rodada de Licitações da Agência Nacional do Petróleo (ANP) já no ano que vem é clamor geral da indústira petroleira, tanto por parte de empresários quanto representantes de entidades setoriais. Para o embaixador Sebastião do Rego Barros, diretor geral da ANP, "se


27/08/2004 00:00
Visualizações: 1092

A realização da Sétima Rodada de Licitações da Agência Nacional do Petróleo (ANP) já no ano que vem é clamor geral da indústira petroleira, tanto por parte de empresários quanto representantes de entidades setoriais. Para o embaixador Sebastião do Rego Barros, diretor geral da ANP, "se as reservas não forem exploradas agora, serão transferidas dos pobres de hoje para os de amanhã sem haver gerado riqueza alguma".
O embaixador afirmou, durante o II Fórum Ibef de Óleo e Gás, realizado nesta sexta-feira (27/08), que não adianta o país ficar "sentado em cima das reservas" enquanto o país necessita tanto das riquezas que a indústria petroleira pode gerar. Além disso, segundo Rego Barros, daqui a 20 ou 30 anos as necessidades energéticas, os preços do petróleo e o contexto econômico mundial podem estar completamente diferentes.
O diretor geral da Agência reclamou do constingenciamento dos recursos da ANP para a formação de superávit primário. Segundo Rego Barros, a agência teria direito a receber R$ 2,6 bilhões do orçamento, mas apenas R$ 19 milhões, o equivalente a o,7%, foi repassado. "Sem dinheiro, não podemos fazer os estudos sísmicos e de viabilidade de regiões para definir os blocos para novas licitações", reclamou. O embaixador disse que por enquanto a agência tem informações para mais duas licitações. 
O presidente do Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP) e da petroleira Repsol-YPF, João Carlos De Luca, concordou com Rego Barros sobre a necessidade de realização da Sétima Rodada o mais breve possível. "É claro que ninguém vai fazer nenhuma loucura, mas é importante aproveitar a riquezas que a indústria pode gerar", afirmou.
O executivo reclamou da demora na decisão final do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre as leis Noel e Valentim, mas elogiou a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), que respeitou a ANP e decidiu pela manutenção da Sexta Rodada. De Luca, lembrou ainda a extensão do Repetro até 2020, como uma sinalização para as indústrias de que o Governo quer que elas participem do setor.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Terminais
Vast anuncia extensão de contrato com a PETRONAS Brasil ...
15/07/26
Biogás
GGT passa a integrar associação global de biogás e ampli...
14/07/26
Reconhecimento
Porto Sudeste recebe selo ouro do GHG Protocol pelo terc...
14/07/26
Pessoas
Executivo da Capco Brasil assume Diretoria de Eventos da...
14/07/26
Gasolina
CNPE aprova elevação do teor de etanol anidro na gasolin...
14/07/26
SOG 2026
Operadoras apresentam estratégias de transformação digit...
14/07/26
Combustível
ETANOL/CEPEA: Cotações voltam a recuar com mais força
14/07/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas 2026: Agenda destaca águas profundas, ...
13/07/26
PD&I
Hidrogel desenvolvido na Unicamp remove água presente no...
13/07/26
Internacional
Guerra, petróleo e dólar: como as oscilações globais imp...
13/07/26
Combustíveis
ICL defende urgência para o PLP 73 e cobra ANP forte na ...
13/07/26
Compliance
IBP debaterá compliance diante dos impactos geopolíticos...
13/07/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em queda pressionando os preços no...
13/07/26
Energia Elétrica
Garantia Física entra no radar das geradoras hidrelétric...
10/07/26
Gás Natural
ANP determina revisão de cronograma para adequação de un...
10/07/26
Gás Natural
Gás natural: ANP aprova atuação de ofício para soluciona...
10/07/26
Biodiesel
ANP revisará regras para usos voluntários de biodiesel
10/07/26
ANP
Acesso de terceiros a gasodutos de escoamento e instalaç...
10/07/26
Construção Naval
Estaleiro Rio Grande recebe 11 mil toneladas de aço para...
10/07/26
ANP
Inscrições para Jornada Empreendedora PRH-ANP 2026 podem...
10/07/26
Rio de Janeiro
ANP estará presente na Rio Innovation Week
10/07/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.