Evento

Setor elétrico discute novas regras para comercialização de energia

As novas regras para comercialização de energia e os modelos de precificação no mercado livre são os principais temas da 10ª conferência sobre comercialização de energia que a IBC promoverá nos dias 27 e 28 de janeiro, em São Paulo. O evento terá palestras da ANEEL, EPE , CCEE e de execu

Redação
07/01/2010 10:38
Visualizações: 640
As novas regras para comercialização de energia e os modelos de precificação no mercado livre são os principais temas da 10ª conferência sobre comercialização de energia que a IBC promoverá nos dias 27 e 28 de janeiro, em São Paulo. O evento terá palestras da ANEEL, EPE , CCEE e de executivos das principais associações do setor.  Um painel trará ainda experiências de Carrefour e Bunge na escolha do melhor ambiente de contratação de energia. Completam a programação dois workshops sobre riscos na comercialização e participação de autoprodutores e produtores independentes no cenário energético brasileiro.

 
A conferência terá início com um painel de debates sobre o futuro da comercialização de energia com as novas regras. A previsão de abastecimento e os impactos do contexto econômico sobre o preço serão alguns dos temas discutidos por executivos como o presidente da CCEE, Antonio Carlos Fraga Machado, e o assessor da superintendência de estudos de mercado da ANEEL, Ricardo Simabuku. Participam também do painel o presidente da ABRACEEL, Paulo Pedrosa, o presidente da ABRACE, Ricardo Lima, o diretor-executivo da ANACE, Lúcio Reis, e o sócio-diretor da Tempo Giusto, Eduardo Bernini.

 
Na sequência, um novo painel enfocará o papel das geradoras na comercialização de energia e trará estratégias para negociar contratos bilaterais e obter maior flexibilidade. O diretor de estudos de energia elétrica da EPE, José Carlos de Miranda Farias, e especialistas do Cogen e Glep Energias Renováveis analisarão as ferramentas para negociar contratos com geradoras hidrelétricas, eólicas, PCHs e usinas de biomassa.

 
Outro destaque da conferência é o painel que trará experiências de grandes consumidores que optaram pelo mercado livre. O gerente de projetos do Carrefour, Paulo Rodrigues, e o gerente de suprimentos da Bunge Alimentos, Esoani Portes, analisarão os aspectos a serem considerados na tomada de decisão na compra de energia e o melhor momento para a migração do ambiente de contratação.

 
A conferência terá a apresentação do gerente de assuntos regulatórios da Excelência Energética, Érico Brito, sobre a comercialização de energia de Itaipu. Já a gestão de contratos de comercialização e a análise de potenciais riscos serão abordadas pelo sócio da Ecom Energia, Marcio Sant’Anna. O evento terá ainda palestras da PSR Consultoria e Engenho Pesquisa sobre a formação do preço de energia, novos referenciais de mercado e métodos de mitigação de imprevisibilidade do PLD.

 
Após a sessão principal, dois workshops encerrarão o encontro. O primeiro terá como temas a mitigação de riscos na comercialização e a gestão de venda de excedentes. Já o segundo workshop será liderado pelo presidente da APINE, Luiz Vianna, que falará sobre análise de viabilidade e gestão de riscos de autoprodutores e produtores independentes no cenário energético brasileiro.

 
A 10ª Conferência sobre Comercialização de Energia é uma iniciativa do Informa Group Latin America com a marca IBC. A programação completa está no site www.informagroup.com.br/energia ou pode ser solicitada na Central de Atendimento da IBC, pelo telefone 11-3017-6808 e pelo e-mail imprensa@informagroup.com.br
 
AGENDA:


10ª Conferência sobre Comercialização de Energia
Organização: Informa Group – IBC
Data: 27 e 28 de janeiro de 2010
Local: Golden Tulip Park Plaza – Alameda Lorena, 360 – Jardins - São Paulo – SP
Horário: das 08h30 às 18h00
Informações: (11)3017-6808 ou imprensa@informagroup.com.br
www.informagroup.com.br/energia

Mais Lidas De Hoje
veja Também
ROG.e 2026
Empresários do Norte Fluminense prospectam negócios na R...
25/09/26
ROG.e 2026
ANP participou de mais de 40 palestras em evento que reú...
25/09/26
ROG.e 2026
TBG debate integração do mercado de gás natural no Cone ...
25/09/26
ROG.e 2026
Sucesso! ROG.e 2026 fecha com 83 mil visitantes e injeçã...
25/09/26
ROG.e 2026
Expansão das fontes renováveis e mudanças no mercado abr...
25/09/26
ROG.e 2026
Presidente da Petrobras defende exploração ativa e prevê...
25/09/26
ROG.e 2026
Inovação tecnológica e dedicação à indústria marcam prem...
25/09/26
Petroquímica
Referência mundial em sustentabilidade, I’m green™ bio-b...
25/09/26
ROG.e 2026
Escassez de engenheiros preocupa setores estratégicos e ...
25/09/26
ROG.e 2026
Constellation é reconhecida pela Petrobras como a melhor...
25/09/26
ROG.e 2026
Na ROG.e 2026, Shell destaca parcerias, inovação e disci...
25/09/26
ROG.e 2026
Nikki Martin, presidente e CEO da EnerGeo Alliance falou...
25/09/26
ROG.e 2026
Porto do Açu e OceanPact assinam acordo para expansão de...
25/09/26
ROG.e 2026
Shell destaca papel da capacitação para aproximar jovens...
25/09/26
Terminais
Ultracargo é reconhecida pelo quarto ano consecutivo com...
25/09/26
GNL
Edge e Governo do Rio Grande do Sul assinam Memorando de...
25/09/26
E&P
ANP contrata B3 para assessoria técnica às licitações de E&P
25/09/26
ROG.e 2026
Lideranças apontam o Brasil como pilar de segurança ener...
24/09/26
ROG.e 2026
Firjan SENAI e Sebrae Rio conectam MPEs a grandes empres...
24/09/26
ROG.e 2026
Estudo da PPSA identifica boas práticas para apoiar deci...
24/09/26
ROG.e 2026
EAS participa da ROG.e 2026
24/09/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25