Leilões

Setor Energético está se reanimando com leilões e medidas, diz ministro

Redação/Assessoria MME
10/04/2017 17:54
Visualizações: 594

Fernando Coelho Filho, ministro de Minas e Energia, participou nesta segunda-feira (10/4) do seminário Concessões e Investimentos no Brasil: Novos Rumos“, realizado pela Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro. No painel sobre Energia Elétrica, Coelho Filho afirmou que o setor energético está saindo de um período de soluções intervencionistas. Ele listou ações iniciadas nesses 11 meses que mudaram essa perspectiva, como a mudança no conteúdo local e a retomada dos leilões de petróleo.

“Estou muito animado com essa perspectiva”, disse sobre as rodadas deste ano. “Temos um longo caminho a percorrer, mas vemos que a direção está certa”, afirmou Coelho a listar a retomada de investimentos, como a venda da Distribuidora Celg-D e a valorização das empresas estatais do setor.

Participaram do painel, ao lado do ministro, Carlos Langoni, diretor do Centro de Economia Mundial (FGV); Antônio Saldanha, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ); e Mozart Siqueira, diretor do grupo Brennand Energia.

Questionado por jornalistas antes do painel, Coelho Filho afirmou que está sendo estudada a realização de campanha sobre a situação hídrica do país, que afeta o custo de geração de energia:

“O segundo semestre de 2017 deve ser bastante difícil do ponto de vista do fornecimento hídrico, mas não energético, pois nós temos energia para poder atender à população. Por ser um fornecimento que deverá depender de maior parcela de geração térmica, deverá ter um custo adicional. A ideia é que pudéssemos iniciar campanhas de conscientização para poder reduzir o impacto que as bandeiras têm na conta do consumidor”, disse o ministro.

Para Fernando Coelho, essa comunicação sobre o custo da energia e o impacto da seca no custo da conta de luz deve ser perene: “Acho que isso é um movimento que pode se iniciar agora, mas tem de ser constante, independente do preço da energia. É uma ideia que está sendo estudada, estamos elaborando como vai ser”, avalia.

Durante o painel, Fernando Coelho afirmou que a integração energética da América Latina também ajudará a região a ter complementariedade nas matrizes energéticas dos países e a superar as dificuldades hídricas que o país está enfrentando.

Em agenda no Rio de Janeiro nesta segunda-feira, o ministro Fernando Coelho Filho também participou de palestra para analistas do banco BTG Pactual. Após o evento da FGV, Coelho Filho foi recebido em reunião na Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Mais Lidas De Hoje
veja Também
PPSA
TotalEnergies e ExxonMobil arrematam cargas de Atapu e d...
31/07/26
SOG 2026
Sebrae Sergipe fortalece pequenos negócios e amplia cone...
31/07/26
SOG 2026
Eneva reforça compromisso com Sergipe e destaca expansão...
31/07/26
PPSA
PPSA espera realizar primeiro leilão de gás natural da U...
30/07/26
SOG 2026
Benel apresenta práticas de segurança e gestão de resídu...
30/07/26
SOG 2026
AZ-TECH apresenta soluções de engenharia industrial no S...
30/07/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas 2026 começa com foco em investimentos,...
30/07/26
SOG 2026
Diretora da Petrobras abre o Sergipe Oil & Gas com anál...
30/07/26
Firjan
Agrega + Indústria reúne entidades, empresas e governo p...
29/07/26
SOG 2026
ABPIP leva ao Sergipe Oil & Gas debate sobre o fortaleci...
28/07/26
GLP
Copa Energia reúne setor de GLP em ação nacional voltada...
27/07/26
Biodiesel
Volatilidade do petróleo reforça importância estratégica...
27/07/26
Fenasucro
ApexBrasil traz investidores internacionais de SAF e e-S...
27/07/26
Energia Elétrica
ENGIE contrata WEG para fornecimento de equipamentos da ...
27/07/26
Combustíveis
Etanol amplia perdas e encerra a semana pressionado
27/07/26
ANP
ANP aprova relatório de estudo sobre controle de queima ...
24/07/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas 2026 impulsiona inovação e investiment...
24/07/26
Gás Natural
ANP aprova participação no Pacto Nacional para o Desenvo...
24/07/26
Combustíveis
ANP aprova Avaliação de Resultado Regulatório sobre ativ...
24/07/26
Evento
BR Aviation apresenta seu portfólio de soluções personal...
23/07/26
Royalties
Royalties: valores referentes à produção de maio foram d...
23/07/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.