Lançamento

Setor naval e offshore ganham rede de inovação

Nesta sexta-feira (13), a Sociedade Brasileira de Engenharia Nava (Sobena) irá lançar oficialmente a Rede de Inovação para Competitividade da Indústria Naval e Offshore. A iniciativa busca criar uma agenda tecnológica que envolva a indústria, para fac

Redação
12/11/2009 11:51
Visualizações: 703 (0) (0) (0) (0)

Nesta sexta-feira (13), a Sociedade Brasileira de Engenharia Nava (Sobena) irá lançar oficialmente a Rede de Inovação para Competitividade da Indústria Naval e Offshore. A iniciativa busca criar uma agenda tecnológica que envolva a indústria, para facilitar a disponibilidade financeira, via fundos de ciência e tecnologia, já que a indústria naval e offshore tem dificuldade de montar projetos de pesquisa e desenvolvimento e de levantar recursos.

A rede de inovação foi formulada pela Comissão Técnica Especial de Política Tecnológica, coordenada pelo associado engenheiro Sergio Garcia, e ganhou a adesão de outras instituições de grande representatividade no setor como o Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval), Sindicato Nacional das Empresas de Navegação Marítima (Syndarma) e o Centro de Excelência em Engenharia Naval e Oceânica (CEENO), constituído pela Coppe/UFRJ, IPT, USP e Transpetro.

Para Sergio Garcia, a rede de inovação pode colaborar para a preparação de uma agenda tecnológica centrada na indústria e que viabilize o acesso do setor produtivo aos recursos disponíveis no sistema nacional de P&D&I.

O evento de lançamento acontece em um seminário que será realizado no Rio, no auditório do Sindicato Nacional das Empresas de Navegação Marítima (Syndarma), com a apresentação da Proposta da Rede pelo Eng. Sergio Garcia. Logo após será realizado um painel para discutir o “Desenvolvimento Sustentável da Indústria Naval e Offshore - O papel de uma política tecnológica”. A parte da tarde será dedicada a reuniões paralelas dos Comitês dos Núcleos e finalizando acontecerá uma discussão sobre as regras de governança, composições dos comitês gestores dos núcleos e da rede, e sobre o plano de ação 2010.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
PPSA
União teve direito a 131 mil barris de petróleo por dia...
18/04/25
BRANDED CONTENT
O avanço da exploração offshore no Brasil e os bastidore...
17/04/25
Diesel
A partir de amanhã (18/04), Petrobras ajusta preços de d...
17/04/25
Internacional
Por ordem do governo dos EUA, Equinor suspende atividade...
17/04/25
Combustíveis
ANP esclarece sobre normas para exibição de preços de co...
17/04/25
Petrobras
RPBC comemora conquista do selo verde de Cubatão
17/04/25
Parceria
Petrobras e Coppe promovem parceria para reduzir perdas ...
16/04/25
Logística
Omni Táxi Aéreo é contemplada pela MAERSK para operação ...
16/04/25
Rio de Janeiro
Incertezas fazem Firjan projetar crescimento da economia...
16/04/25
Amazonas
Fundo de US$ 20 bi geraria royalties verdes suficientes ...
16/04/25
ANP
Laboratórios podem se inscrever até 23/04 no Programa de...
16/04/25
Refino
RPBC comemora 70 anos, com 11% da produção de derivados ...
16/04/25
Petrobras
US$ 1,7 bilhão serão investidos na destinação sustentáve...
16/04/25
Evento
Naturgy debate papel do gás natural na transição energét...
16/04/25
Combustíveis
ICONIC Base Oil Solutions é a nova distribuidora da Chev...
15/04/25
OTC HOUSTON 2025
Chris Lemons, mergulhador comercial de renome mundial, s...
15/04/25
SPE
Sustentabilidade da indústria de óleo e gás
15/04/25
Oportunidade
Omni Táxi Aéreo abre inscrições para Programa de Estágio...
14/04/25
Parceria
Petrobras e Coppe assinam termo de parceria para reduzir...
14/04/25
Eficiência Energética
Foresea desenvolve tecnologias para redução de emissões ...
14/04/25
Oferta Permanente
ANP contempla Margem Equatorial nos Blocos do 5º Ciclo d...
14/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22