O Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais (IVIG/COPPE/UFRJ) e a Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP/PR) lançam, no próximo dia 5, às 9 horas, o Centro Internacional de Referência em Portos e Sustentabilidade (CIRPS), na sede do Itamaraty em Brasília. O objetivo do Centro é promover a temática de sustentabilidade dos portos e suas correlações com a sociedade e o meio ambiente. Também tem a missão de gerar, organizar e disseminar informações científicas tecnológicas de qualidade e excelência.
O lançamento será realizado durante o Seminário Portos e Sustentabilidade. Na ocasião, a SEP entregará ao Ministério de Meio Ambiente/Ibama o Banco de Dados Georreferenciado de Qualidade dos Sedimentos de Dragagem de 18 portos brasileiros: Sistema de Monitoramento Ambiental Portuário - MoniPort, que foi produzido pelo IVIG e contribuiu para a revisão da Resolução CONAMA nº 344/04, em 2012.
O evento também abrigará a reunião do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC), que vai debater a implementação do Plano Setorial de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas do Transporte, trazendo ao centro do debate a importância do Setor Portuário no Transporte Nacional. O encontro contará com a participação do secretário Executivo do Fórum e diretor da COPPE/UFRJ, professor Luiz Pinguelli Rosa; do Secretário Carlos Augusto Klink, da Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do MMA, entre outros.