Transição Energética

Setor privado será fundamental na construção na dimensão social da transição energética

Redação TN Petróleo/Assessoria MME
29/08/2024 06:09
Setor privado será fundamental na construção na dimensão social da transição energética Imagem: Raphael Gallo Visualizações: 2824

No segundo painel do Diálogo G20, em Brasília, a coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) Transições Energéticas no G20 e assessora especial do ministro de Minas e Energia, Mariana Espécie, abordou a responsabilidade do setor privado para uma transição energética centrada em pessoas. O debate, que aconteceu nesta quarta-feira (28/08), destacou um dos três temas apresentados pelo Ministério de Minas e Energia no GT, sob a liderança do Brasil: a Dimensão Social da Transição Energética.

De acordo com Mariana, o Brasil vem trabalhando junto com os países do G20 uma série de construções no sentido de estabelecer um conjunto de 10 princípios voluntários para uma transição energética justa, inclusiva e equilibrada, um pedido especial do ministro Alexandre Silveira. Na visão do ministro, colocar as pessoas no centro deste processo de tomada de decisão é essencial para se avançar no tema e não será possível fazer isso sem ter o engajamento do setor privado.

“O que o Brasil traz para o mundo e, em especial, para os países no G20, é que a transição energética precisa ser justa e inclusiva e que as políticas relacionadas à transição energética e as decisões de investimento do setor privado têm que ser feitas no sentido de não deixar ninguém para trás”, afirma Mariana durante o painel.

Durante o evento, foi apresentada a diversidade de oportunidades que o Brasil criou e o que o país tem a tendência de ampliar e intensificar. “Dada as características da nossa matriz energética e elétrica e esse novo contexto da transição energética, com novos energéticos surgindo e a própria mineração, temos uma série de questões que a gente considera importante debater com o setor privado para desenvolver essas novas fronteiras de tecnologias”, finalizou Mariana.

Entre os debatedores estiveram presente o diretor de Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa da Engie, Gil Maranhão, o diretor de novos negócios da ABEEólica, Marcello Cabral, a diretora-executiva da ÚNICA, Patrícia Audi, e a diretor de Energia e Descarbonização/Vale, Ludmila Nascimento.
 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Terminais
Vast anuncia extensão de contrato com a PETRONAS Brasil ...
15/07/26
Biogás
GGT passa a integrar associação global de biogás e ampli...
14/07/26
Reconhecimento
Porto Sudeste recebe selo ouro do GHG Protocol pelo terc...
14/07/26
Pessoas
Executivo da Capco Brasil assume Diretoria de Eventos da...
14/07/26
Gasolina
CNPE aprova elevação do teor de etanol anidro na gasolin...
14/07/26
SOG 2026
Operadoras apresentam estratégias de transformação digit...
14/07/26
Combustível
ETANOL/CEPEA: Cotações voltam a recuar com mais força
14/07/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas 2026: Agenda destaca águas profundas, ...
13/07/26
PD&I
Hidrogel desenvolvido na Unicamp remove água presente no...
13/07/26
Internacional
Guerra, petróleo e dólar: como as oscilações globais imp...
13/07/26
Combustíveis
ICL defende urgência para o PLP 73 e cobra ANP forte na ...
13/07/26
Compliance
IBP debaterá compliance diante dos impactos geopolíticos...
13/07/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em queda pressionando os preços no...
13/07/26
Energia Elétrica
Garantia Física entra no radar das geradoras hidrelétric...
10/07/26
Gás Natural
ANP determina revisão de cronograma para adequação de un...
10/07/26
Gás Natural
Gás natural: ANP aprova atuação de ofício para soluciona...
10/07/26
Biodiesel
ANP revisará regras para usos voluntários de biodiesel
10/07/26
ANP
Acesso de terceiros a gasodutos de escoamento e instalaç...
10/07/26
Construção Naval
Estaleiro Rio Grande recebe 11 mil toneladas de aço para...
10/07/26
ANP
Inscrições para Jornada Empreendedora PRH-ANP 2026 podem...
10/07/26
Rio de Janeiro
ANP estará presente na Rio Innovation Week
10/07/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.