Gestão

Shell anuncia extensão de licença-paternidade (licença parental) para oito semanas

Benefício independe de gênero, orientação sexual e estado civil

Redação TN Petróleo/Assessoria
11/01/2023 08:41
Shell anuncia extensão de licença-paternidade (licença parental) para oito semanas Imagem: Divulgação Visualizações: 5138

A Shell anuncia mais um importante passo em sua política de Diversidade, Equidade & Inclusão: a companhia estendeu, desde o dia 1º de janeiro deste ano, a licença-paternidade (licença parental) remunerada de 20 dias para oito semanas (56 dias corridos). O benefício vale para todos os seus funcionários, independente de gênero, orientação sexual e estado civil, aplicando-se a pais biológicos, pais adotivos, ou membro do casal designado a receber a licença-paternidade, no caso de casais do mesmo gênero. A iniciativa reforça a ambição da Shell de ser uma das organizações mais diversas e inclusivas do mundo, em linha com sua estratégia "Impulsionando o Progresso". No Brasil, a licença-paternidade obrigatória por lei é de cinco dias, podendo ser estendida para 20 dias, se a empresa empregadora pertencer ao Programa Empresa Cidadã. 

"Valorizamos e celebramos não apenas as diferenças entre as pessoas, mas também as muitas maneiras pelas quais as pessoas formam famílias. E este é mais um importante passo do Grupo Shell nesta direção. Nosso objetivo é facilitar a participação de todos, independente de gênero, no cuidado ativo dos filhos. Acreditamos que essa política contribuirá para a construção de um ambiente de trabalho mais inclusivo e diverso", celebra Cleber Lourenço (foto), diretor de Recursos Humanos da Shell Brasil. 

Todos os benefícios são mantidos e não há impacto na remuneração, durante o tempo de licença. 

 

Outras ações de DE&I 

Em 2022, a Shell Brasil lançou importantes metas de DE&I, que impulsionam a companhia para um futuro mais inclusivo. Em seus KPIs de DE&I, a empresa tem o objetivo de aumentar o percentual de mulheres para 50% até 2030, por exemplo, e, já no primeiro ano de implementação, esse número aumentou de 41% para 43%. Outras metas incluem ainda o aumento do percentual de mulheres em posição de liderança sênior de 29% para 33% até 2025, aumento do percentual de mulheres negras em posição de liderança (Gerência) de 9% para 20% até 2030 e aumento do percentual de pessoas negras em posição de liderança (Supervisão) de 14% para 25% até 2030. Há ainda o objetivo de dobrar o número de pessoas com deficiência em posições de liderança (coordenação) já em 2023 e aumentar o percentual de pessoas trans para 2% até 2025. 

Também no ano passado, a Shell iniciou o Self ID, um censo interno de autoidentificação, anônimo e voluntário, para que a empresa possa entender o quão diverso é o seu quadro de funcionários e onde precisa avançar e fortalecer políticas de acolhimento.  Outro importante programa lançado em 2022 foi o DE&I AMBASSADOR, ferramenta de integração e engajamento através da gamificação, que estimula a participação dos times em eventos e iniciativas de DE&I dentro e fora da companhia, em um trabalho impulsionado por embaixadores voluntários da Shell Brasil.  

No Brasil, a Shell possui quatro redes voluntárias de DE&I: Gender Balance (representatividade feminina, equidade de gênero); TRUEColors (LGBTQIA+); enABLE (pessoas com deficiência) e B Power (equidade racial). Eventos, treinamentos e debates internos e externos são organizados por estes grupos de forma perene.  

Outras iniciativas de destaque são o programa Nácar Digital, criado em 2021, que funciona como um recrutamento inclusivo, não tendo como pré-requisito ensino superior e fluência em inglês, e o Jacundá – uma seleção diferenciada para reduzir disparidades educacionais.  

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Royalties
Hidrelétricas da ENGIE Brasil repassam R$ 49,8 milhões e...
23/04/26
BOGE 2026
Maior encontro de petróleo e gás do Norte e Nordeste te...
23/04/26
Oportunidade
Firjan SENAI tem mais de 11 mil vagas gratuitas em quali...
22/04/26
Combustíveis
Etanol aprofunda queda na semana e amplia perdas no acum...
20/04/26
P&D
Centro de pesquisa na USP inaugura sede e impulsiona tec...
17/04/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 182 mil barris por ...
17/04/26
Reforma Tributária
MODEC patrocina debate sobre reforma tributária no setor...
17/04/26
E&P
Revisão de resolução sobre cessão de contratos de E&P é ...
17/04/26
Estudo
Consumo de gás natural cresce 3,8% em 2025 no Brasil
17/04/26
Apoio Marítimo
Mesmo com tensões globais, setor marítimo avança e refor...
17/04/26
Internacional
Petrobras assina participação em novo bloco exploratório...
17/04/26
PPSA
Petrochina arremata carga da União de Bacalhau em leilão...
17/04/26
Rio de Janeiro
Firjan calcula que, só em 2025, estado do Rio acumulou p...
16/04/26
Refino
Refinaria de Mataripe, da Acelen, reduz consumo total de...
16/04/26
Cana Summit
No Cana Summit 2026, ORPLANA e UNICA formalizam revisão ...
16/04/26
Royalties
Firjan anuncia mobilização para defender interesse do RJ...
16/04/26
Reconhecimento
3º Prêmio Foresea de Fornecedores premia melhores empres...
16/04/26
Cana Summit
Abertura do Cana Summit 2026: autoridades e especialista...
15/04/26
Gás Natural
TBG e SCGás inauguram nova estação em Santa Catarina e a...
15/04/26
Espírito Santo
Indústria de Petróleo e Gás no ES deve investir mais de ...
15/04/26
Investimentos
SEAP: Bacia Sergipe-Alagoas irá receber dois FPSOs
14/04/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23