Evento

Shell Brasil organiza evento cultural quilombola no ES

Redação/Assessoria
23/10/2019 14:08
Visualizações: 1322

Nos dias 26 e 27 de outubro, a Comunidade quilombola de Graúna, em Itapemirim (ES), receberá o 6º Evento Cultural Quilombola, organizado anualmente pela Shell Brasil. Com o tema “Identidade Quilombola: minha essência, minha história”, o encontro reunirá os 21 quilombos do Rio de Janeiro e do Espírito Santo que integram o QUIPEA - Quilombos no Projeto de Educação Ambiental, que é uma condicionante do Licenciamento Ambiental Federal das atividades empresa na Bacia de Campos, conduzido pelo Ibama.

Institucional

No sábado (26), entre 16h e 20h, a comunidade do quilombo de Graúna, representantes dos demais quilombos do projeto e de instituições como a Fundação Cultural Palmares e as Secretarias Estaduais de Cultura e Educação do Espírito Santo, entre outros, participarão de uma mesa-redonda. Na ocasião, serão apresentadas e debatidas ações e políticas públicas direcionadas ao fortalecimento da identidade quilombola que fomentem o processo de auto reconhecimento e autonomia desses grupos.

Já no dia 27, das 8h às 17h, serão realizadas diversas atividades culturais, apresentadas por cada comunidade. A programação do domingo inclui tradicionais danças, como jongo, ciranda, quadrilha, jogos de capoeira, batuque, culinária típica, artesanatos e momentos pensados exclusivamente para falar um pouco mais sobre cada comunidade e suas características.

Sobre o QUIPEA

Como parte das condicionantes do licenciamento ambiental para as atividades offshore da Shell na região da Bacia de Campos, a companhia escolheu trabalhar com as comunidades quilombolas presentes na área de influência de suas operações. A empresa identificou, em diagnósticos realizados pela indústria do petróleo na região, que essas comunidades tradicionais são vulneráveis aos impactos e efeitos das atividades dessa indústria, como: migração interna, ocupação desordenada do solo urbano e grande fluxo de pessoas em busca de empregos e renda.

As comunidades que fazem parte do QUIPEA são: Baía Formosa e Rasa (Armação dos Búzios - RJ); Maria Joaquina, Botafogo, Preto Forro e Maria Romana (Cabo Frio - RJ); Sobara (Araruama - RJ); Boa Vista, Bacurau, Machadinha, Santa Luzia e Mutum (Quissamã - RJ); Aleluia, Batatal, Cambucá e Conceição do Imbé (Campos dos Goytacazes - RJ); Deserto Feliz e Barrinha (São Francisco de Itabapoana - RJ) ; Graúna (Itapemirim - ES); Boa Esperança e Cacimbinha (Presidente Kennedy - ES); todas certificadas pela Fundação Cultural Palmares.

Sobre a Comunidade Quilombola de Graúna

Localizada no interior de Itapemirim, no sul do Espírito Santo, a Comunidade Quilombola de Graúna tem mais de 1.500 habitantes. Certificada pela Fundação Cultural Palmares em 2007, é reconhecida por um intenso processo de resgate do legado cultural de seus antepassados e de organização da comunidade para a luta pelas garantias sociais e territoriais de suas famílias.

Serviço

Evento: 6º Evento Cultural Quilombola

Data: 26 e 27 de outubro de 2019

Horário: 26/10 – 16h às 20h; 27/10 – 8h às 17h

Local: Comunidade Quilombola de Graúna - interior de Itapemirim, no sul do Espírito Santo

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
PPSA
9º Leilão Spot: PPSA comercializa cargas dos Campos de B...
16/09/26
ROG.e 2026
ICONIC reforça atuação na cadeia de óleo, gás e energia ...
16/09/26
Mato Grosso do Sul
Bio Energy Summit colocou bioenergia de MS no centro dos...
16/09/26
Internacional
Petrobras assina contrato de longo prazo para compra e v...
16/09/26
ROG.e 2026
Tenaris promove painéis sobre formação técnica e soluçõe...
16/09/26
Resultado
Tecnogera cresce 59% nos principais segmentos atendidos ...
16/09/26
Negócios
Vallourec conquista importante contrato com a Subsea7 pa...
16/09/26
ROG.e 2026
ICONIC reforça atuação na cadeia de óleo, gás e energia ...
16/09/26
ROG.e 2026
Equinor celebra 25 anos de presença no Brasil e apresent...
15/09/26
ROG.e 2026
Sindicom promove Arena de Lubrificantes na ROG.e 2026
15/09/26
ROG.e 2026
ROG.e 2026 deve movimentar R$ 593 milhões na economia do...
14/09/26
ABPIP
Produtores independentes propõem nove medidas para os p...
14/09/26
Abegás
Abrace Energia e Abegás compõem a nova presidência do Co...
14/09/26
Expansão
Objective contrata André Gutierrez como novo Head de Par...
14/09/26
KPMG
Fusões e aquisições no setor de Óleo e Gás recuam 48.6% ...
14/09/26
ROG.e 2026
Morken leva à Rio Oil & Gas 2026 tecnologia de inspeção ...
14/09/26
Combustível
Etanol encerra a semana mantendo o movimento de alta nos...
14/09/26
Biometano
Produção de biometano cresce 75% no Brasil e amplia desa...
12/09/26
ANP
RenovaBio: ANP prorroga prazo para recebimento de contri...
12/09/26
ROG.e 2026
PPSA realiza 12 palestras na ROG.e sobre seus próximos l...
11/09/26
Gás Natural
PPSA firma acordo para contratar Petrobras como agente c...
11/09/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25