IBP

Shell Energy Brasil defende integração setorial e estabilidade regulatória no Seminário de Gás do IBP

Companhia participou de debates sobre a articulação entre os setores de gás natural e energia elétrica, além de defender segurança jurídica para atrair investimentos e ampliar oferta.

Redação TN Petróleo/Assessoria Shell Energy Brasil
16/05/2025 14:24
Shell Energy Brasil defende integração setorial e estabilidade regulatória no Seminário de Gás do IBP Imagem: Cris Vicente Visualizações: 1280 (0) (0) (0) (0)

A Shell Energy Brasil participou de dois momentos estratégicos do 21º Seminário de Gás Natural, promovido pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), nos dias 14 e 15 de maio, no Rio de Janeiro. Rodrigo Soares (foto), presidente da Shell Energy Brasil, participou da sessão “CEO Talks”, enquanto Gabriel Martins – gerente sênior de Trading de Gás & Energia – representou a companhia no painel “Em busca de uma maior integração do setor de gás com o setor elétrico”.

Durante o CEO Talks, mediado por Sylvie D’Apote, diretora executiva de gás natural no IBP, Soares destacou a importância de um ambiente regulatório previsível para destravar investimentos em toda a cadeia do gás. Segundo ele, a abertura de mercado já é uma realidade, mas ainda exige avanços em harmonização regulatória entre estados e União. “O que o investidor mais teme é a instabilidade. Quando há insegurança jurídica ou mudanças unilaterais, quem sofre é o investimento de longo prazo e, com ele, o consumidor”, afirmou.
 

O presidente da Shell Energy Brasil também defendeu a coexistência de diferentes fontes de suprimento, como o gás associado, o biometano, o GNL e o gás importado da Argentina, ressaltando que “a concorrência saudável tende a ampliar a oferta e reduzir preços”. Para ele, “o Brasil precisa alinhar suas regulações, garantir segurança jurídica e fomentar a integração entre gás e eletricidade para atrair investimentos, diversificar fontes e aumentar a competitividade do setor energético”.
 

Essa visão se conecta diretamente com os pontos levantados por Gabriel Martins no painel técnico sobre a articulação entre os setores de gás natural e energia elétrica. O executivo detalhou a atuação da companhia ao longo da cadeia e reforçou a necessidade de sinergia entre os dois setores, especialmente em um cenário de expansão das fontes renováveis. “A geração térmica continua sendo essencial para a resiliência do sistema. Para que ela cumpra esse papel com eficiência, é preciso planejamento coordenado entre os setores”, pontuou.
 

O painel, moderado por Tiago de Barros Correia (RegE), contou também com a participação de Bernardo Folly (EPE), Ivo Sechi Nazareno (ANEEL) e Rogério Manso (ATGás). Os debatedores destacaram a urgência de uma visão sistêmica para garantir eficiência na contratação de térmicas, viabilidade no escoamento do gás e maior sinergia entre o planejamento elétrico e o desenvolvimento da malha de transporte.
 

As participações da Shell Energy Brasil mostram uma convergência clara entre os especialistas e agentes do mercado: a consolidação do mercado de gás natural depende de regulação estável, segurança jurídica e integração plena com o setor elétrico para garantir competitividade e atrair novos investimentos.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Firjan
Rede de Oportunidades na Navalshore 2025 bate recorde de...
22/08/25
Mobilidade Sustentável
Shell Eco-marathon Brasil 2025 desafia os limites da mob...
22/08/25
Evento
Cubo Maritime & Port completa três anos acelerando desca...
22/08/25
IBP
27º Encontro do Asfalto discute futuro da pavimentação c...
22/08/25
RenovaBio
ANP aprova primeiro certificado da produção eficiente de...
22/08/25
Pessoas
Bruno Moretti é o novo presidente do Conselho de Adminis...
22/08/25
Gasodutos
ANP realizará consulta pública sobre propostas tarifária...
21/08/25
Combustíveis
Revendedores de combustíveis: ANP divulga orientações de...
21/08/25
Firjan
Investimentos no estado do Rio de Janeiro podem alcançar...
21/08/25
Energia Solar
Thopen inaugura 6 usinas solares e amplia atuação no Par...
21/08/25
Meio ambiente
15 anos depois, artigo técnico sobre emissões fugitivas ...
21/08/25
ANP
Artur Watt Neto e Pietro Mendes são aprovados para diret...
21/08/25
Negócio
KPMG: fusões e aquisições em petróleo têm recuo de quase...
20/08/25
Petrobras
Construção da primeira planta de BioQAV e diesel renováv...
20/08/25
Indústria Naval
Firjan participa da abertura da Navalshore 2025
20/08/25
Margem Equatorial
Sonda afretada pela Petrobras chega ao Amapá para atuar ...
19/08/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana 2025 movimenta R$ 13,7 bilhões em n...
19/08/25
Firjan
Rio ganha Centro de Referência em Metalmecânica da Firja...
19/08/25
PD&I
CEPETRO desenvolve para a Petrobras ferramenta que integ...
19/08/25
Pré-Sal
Com 900 mil barris de petróleo por dia, Campo de Búzios ...
18/08/25
Logística
PetroReconcavo e Dislub constroem rota inédita para esco...
18/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.