IBP

Shell Energy Brasil defende integração setorial e estabilidade regulatória no Seminário de Gás do IBP

Companhia participou de debates sobre a articulação entre os setores de gás natural e energia elétrica, além de defender segurança jurídica para atrair investimentos e ampliar oferta.

Redação TN Petróleo/Assessoria Shell Energy Brasil
16/05/2025 11:24
Shell Energy Brasil defende integração setorial e estabilidade regulatória no Seminário de Gás do IBP Imagem: Cris Vicente Visualizações: 1872

A Shell Energy Brasil participou de dois momentos estratégicos do 21º Seminário de Gás Natural, promovido pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), nos dias 14 e 15 de maio, no Rio de Janeiro. Rodrigo Soares (foto), presidente da Shell Energy Brasil, participou da sessão “CEO Talks”, enquanto Gabriel Martins – gerente sênior de Trading de Gás & Energia – representou a companhia no painel “Em busca de uma maior integração do setor de gás com o setor elétrico”.

Durante o CEO Talks, mediado por Sylvie D’Apote, diretora executiva de gás natural no IBP, Soares destacou a importância de um ambiente regulatório previsível para destravar investimentos em toda a cadeia do gás. Segundo ele, a abertura de mercado já é uma realidade, mas ainda exige avanços em harmonização regulatória entre estados e União. “O que o investidor mais teme é a instabilidade. Quando há insegurança jurídica ou mudanças unilaterais, quem sofre é o investimento de longo prazo e, com ele, o consumidor”, afirmou.
 

O presidente da Shell Energy Brasil também defendeu a coexistência de diferentes fontes de suprimento, como o gás associado, o biometano, o GNL e o gás importado da Argentina, ressaltando que “a concorrência saudável tende a ampliar a oferta e reduzir preços”. Para ele, “o Brasil precisa alinhar suas regulações, garantir segurança jurídica e fomentar a integração entre gás e eletricidade para atrair investimentos, diversificar fontes e aumentar a competitividade do setor energético”.
 

Essa visão se conecta diretamente com os pontos levantados por Gabriel Martins no painel técnico sobre a articulação entre os setores de gás natural e energia elétrica. O executivo detalhou a atuação da companhia ao longo da cadeia e reforçou a necessidade de sinergia entre os dois setores, especialmente em um cenário de expansão das fontes renováveis. “A geração térmica continua sendo essencial para a resiliência do sistema. Para que ela cumpra esse papel com eficiência, é preciso planejamento coordenado entre os setores”, pontuou.
 

O painel, moderado por Tiago de Barros Correia (RegE), contou também com a participação de Bernardo Folly (EPE), Ivo Sechi Nazareno (ANEEL) e Rogério Manso (ATGás). Os debatedores destacaram a urgência de uma visão sistêmica para garantir eficiência na contratação de térmicas, viabilidade no escoamento do gás e maior sinergia entre o planejamento elétrico e o desenvolvimento da malha de transporte.
 

As participações da Shell Energy Brasil mostram uma convergência clara entre os especialistas e agentes do mercado: a consolidação do mercado de gás natural depende de regulação estável, segurança jurídica e integração plena com o setor elétrico para garantir competitividade e atrair novos investimentos.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Sergipe Oil & Gas 2026
Ampliação de espaço no Sergipe Oil & Gas vai garantir ma...
05/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
Descomissionamento
ONIP apresenta ao Governo Federal propostas para transfo...
04/02/26
Pessoas
Daniela Lopes Coutinho é a nova vice-presidente executiv...
04/02/26
Resultado
Com 4,897 milhões boe/d, produção de petróleo e gás em 2...
03/02/26
Pré-Sal
Três FPSOs operados pela MODEC fecharam 2025 entre os 10...
03/02/26
Pré-Sal
Shell dá boas-vindas à KUFPEC como parceira no Projeto O...
03/02/26
Gás Natural
GNLink recebe autorização da ANP e inicia operação da pr...
02/02/26
Gás Natural
Firjan percebe cenário positivo com redução nos preços d...
02/02/26
Etanol
Anidro e hidratado fecham mistos na última semana de jan...
02/02/26
GNV
Sindirepa: preço do GNV terá redução de até 12,5% no Rio...
30/01/26
Descomissionamento
SLB inaugura Centro de Excelência em Descomissionamento
30/01/26
Apoio Offshore
Wilson Sons lança rebocador da nova série para atender d...
30/01/26
Gás Natural
Firjan lança publicação e promove debate sobre futuro do...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 terá programação diversa e foco na pro...
28/01/26
Internacional
Petrobras amplia venda de petróleo para a Índia
28/01/26
Offshore
Projeto Sergipe Águas Profundas tem plano de desenvolvim...
28/01/26
Royalties
Valores referentes à produção de novembro para contratos...
28/01/26
Gás Natural
Petrobras reduz preços do gás natural para distribuidoras
28/01/26
Gás Natural
Renovação das concessões de gás no Rio exige transparênc...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 antecipa grandes debates e inicia cont...
27/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.