Investimentos

Shell prevê investir U$S 120 milhões em P&D até o final de 2022

1° edição do evento 'Diálogos da Rio Oil & Gas 2022' discute compromissos climáticos no cenário da transição energética

Redação TN Petróleo/Assessoria IBP
13/05/2022 16:05
Shell prevê investir U$S 120 milhões em P&D até o final de 2022 Imagem: Cortesia Shell Visualizações: 2447

O Vice-Presidente de Relações Corporativas da Shell, Flavio Rodrigues, revelou que a empresa deverá investir U$S 120 milhões em Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil em 2022. A declaração do executivo ocorreu durante a 1° edição do evento 'Diálogos da Rio Oil & Gas 2022' – com o tema "Futuro da Indústria", organizado pelo IBP em parceria com a agência epbr, nessa quinta-feira (12/5). 

O recurso é compromisso da companhia por meio da cláusula de P&D, na qual as petroleiras precisam investir 1% da receita bruta da produção em pesquisa, desenvolvimento e inovação. É um aumento expressivo, se comparado ao valor aplicado no ano passado, em razão da alta do preço do petróleo. 

"Com a cláusula de investimento em pesquisa, desenvolvimento e inovação, investimos hoje US$ 80 milhões. Com o [atual] preço do barril podemos chegar a US$ 120 milhões em compromisso neste ano", revelou Rodrigues. 

A Diretora Executiva Corporativa do IBP, Fernanda Delgado, ressaltou que cada país tem a sua estratégia para realizar a transição energética, e atentou para a necessidade de direcionar recursos para o desenvolvimento tecnológico com objetivo de descarbonizar o setor. 

"A própria Agência Internacional de Energia (AIE) lançou um report revelando que 40% das tecnologias que precisamos para descarbonizar o mundo até 2050 ou não são conhecidas ou não são comercialmente viáveis", ressaltou Delgado. 

Outro tema relevante nesse processo de redução de emissões pontuado por Rodrigues é a criação de um robusto mercado de carbono no país. "Vemos uma oportunidade que irá ajudar países que têm oferta de carbono a negociar com outros que precisem cumprir suas metas. O Brasil tem potencial enorme nesse mercado. Há várias discussões em andamento no país, PL no Congresso. O Brasil estará muito bem posicionado se souber amarrar bem esse arcabouço regulatório", disse o executivo da Shell. 

Delgado ressaltou ainda outro aspecto que coloca o Brasil em posição de destaque no processo de descarbonização do setor, que é o benchmark do país no segmento de biocombustíveis. "O fato da nossa matriz ser muito renovável, termos expertise em biocombustíveis, no uso da biomassa, tudo isso dá ao Brasil um posicionamento de destaque ainda maior", afirmou a diretora do IBP.  

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Bacia de Campos
Nova descoberta de petróleo no pré-sal da Bacia de Campos
26/03/26
Logística
Dragagem marca ampliação das atividades no Terminal Marí...
26/03/26
Royalties
Royalties: valores referentes à produção de janeiro para...
26/03/26
Parceria
Vast e HIF Global assinam acordo para tancagem de e-Meta...
24/03/26
Indústria Naval
BR Offshore lança pedra fundamental de complexo logístic...
24/03/26
Bacia de Campos
Equinor inicia campanha de perfuração do projeto Raia
24/03/26
Crise
Conflito entre EUA e Irã: alta do petróleo pressiona cus...
20/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 encerra com público recorde de 15 mil ...
19/03/26
Exportações
Firjan manifesta preocupação com a oneração das exportaç...
19/03/26
Pesquisa e Inovação
MODEC impulsiona inovação e P&D com ideias que apontam o...
19/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy: debates focam no papel estratégico do gás ...
18/03/26
Resultado
Portos e terminais do Sudeste movimentam 56,5 milhões de...
18/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 consolida município como capital nacio...
17/03/26
Macaé Energy
Com recorde de público, feira e congresso do Macaé Energ...
16/03/26
Bacia de Campos
ANP fiscaliza plataforma na Bacia de Campos
14/03/26
Resultado
Porto do Açu bate recorde histórico em movimentações
13/03/26
Resultado
Portos brasileiros movimentaram 104 milhões de toneladas...
13/03/26
Pré-Sal
Shell conclui assinatura de contratos de alienação que a...
12/03/26
Bacia de Santos
Brasil: Início da Operação de Lapa Sudoeste
11/03/26
Dutos
Transpetro aplica tecnologia com IA para ampliar eficiên...
09/03/26
Resultado
Com um aumento de 11% na produção total de petróleo e gá...
06/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23