Logística

Ship-to-ship em terminais emite três vezes menos CO2e do que operação em mar aberto, aponta estudo da Bureau Veritas

Bureau Veritas Brasil
13/02/2025 13:19
Ship-to-ship em terminais emite três vezes menos CO2e do que operação em mar aberto, aponta estudo da Bureau Veritas Imagem: Divulgação Visualizações: 242 (0) (0) (0) (0)

A modalidade ship-to-ship em terminais abrigados e dedicados a este tipo de operação emite 3 vezes menos dióxido de carbono equivalente (CO2e) do que a mesma operação realizada em mar aberto conhecida como underway. A conclusão é resultado de um estudo realizado pela Bureau Veritas Brasil, que comparou as principais modalidades de operação para exportação de petróleo cru realizadas no país.

A pesquisa utilizou como base de cálculo a movimentação de um lote de dois milhões de barris de óleo cru. Neste cenário, a operação ship-to-ship underway realizada rotineiramente na Bacia de Santos emite, em média, 1878 toneladas de CO2e, contra 567 toneladas de CO2e quando comparada com a atividade de transbordo no terminal de petróleo da Vast Infraestrutura, no Porto do Açu, no Norte do estado do Rio de Janeiro.

As duas localidades foram escolhidas como referência pois concentram o maior volume dessas operações para clientes privados no país. A comparação é equivalente para os demais terminais de petróleo em operação no Brasil.

Entre os parâmetros avaliados para o cálculo estão as embarcações envolvidas em cada modalidade, como rebocadores e navios de apoio, tempo de manobra, regime dos motores, tipo e consumo de combustível, energia utilizada e outros fatores de emissão.

A diferença se dá, principalmente, porque durante o transbordo underway, os navios permanecem navegando, consumindo combustível a plena carga durante toda a operação, assim como os barcos de apoio. Nos terminais, os navios estão atracados e só necessitam de energia para o bombeamento do petróleo e para uso interno.

Além do CO2e, o levantamento avaliou as emissões de óxidos de enxofre (SOx) e óxidos de nitrogênio (NOx). No primeiro cenário, as emissões de SOx e NOx foram de 25,2 e 38,4 toneladas no underway e 5,7 e 6,5 toneladas no transbordo atracado, respectivamente.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Hidrogênio
USP realiza testes da primeira planta de hidrogênio reno...
19/02/25
Resultado
Quatro FPSOs operados pela MODEC fecham 2024 entre os 10...
19/02/25
Energia Solar
Solfácil capta R$ 1 bilhão em FIDC verde para financiar ...
19/02/25
Pré-Sal
FPSO Almirante Tamandaré começa produzir no Campo de Búz...
19/02/25
Biometano
Gás Verde inova com solução completa para zerar emissões...
18/02/25
Resultado
Neoenergia registra lucro ajustado de R$ 1,4 bilhão no q...
18/02/25
Energia Solar
Helexia Brasil implanta quatro usinas solares no estado ...
18/02/25
Terminais
Origem Energia assume operação de terminal marítimo dent...
18/02/25
Brasil/Japão
Evento “Mulheres na Liderança”
18/02/25
Inovação
Startups apresentam projetos-piloto para desafios do pro...
18/02/25
Brasil/Japão
Comemoração do Aniversário de Sua Majestade Imperador do...
18/02/25
PD&I
EPIC e Equinor: Análises avançadas de óleo para otimizaç...
18/02/25
Evento
IBP assina protocolo para estudos de reaproveitamento de...
17/02/25
Investimento
Petrobras e Transpetro anunciam novas oportunidades para...
17/02/25
Certificação
Vibra reforça liderança na transição energética ao conqu...
17/02/25
FPSO
SBM Offshore fará estudo a pedido da Petrobras sobre Sol...
17/02/25
Etanol
Anidro volta a cair após 6 semanas em alta; Hidratado va...
17/02/25
Investimento
Produção de petróleo e gás podem receber mais R$ 600 bil...
14/02/25
Gás Natural
Abertura do mercado de gás natural nos estados: novas re...
14/02/25
Pré-Sal
ANP autoriza entrada em operação da FPSO Almirante Tamandaré
14/02/25
Etanol
UNICA lamenta possível taxação do etanol brasileiro pelo...
14/02/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13