Logística

Ship-to-ship em terminais emite três vezes menos CO2e do que operação em mar aberto, aponta estudo da Bureau Veritas

Bureau Veritas Brasil
13/02/2025 10:19
Ship-to-ship em terminais emite três vezes menos CO2e do que operação em mar aberto, aponta estudo da Bureau Veritas Visualizações: 2290

A modalidade ship-to-ship em terminais abrigados e dedicados a este tipo de operação emite 3 vezes menos dióxido de carbono equivalente (CO2e) do que a mesma operação realizada em mar aberto conhecida como underway. A conclusão é resultado de um estudo realizado pela Bureau Veritas Brasil, que comparou as principais modalidades de operação para exportação de petróleo cru realizadas no país.

A pesquisa utilizou como base de cálculo a movimentação de um lote de dois milhões de barris de óleo cru. Neste cenário, a operação ship-to-ship underway realizada rotineiramente na Bacia de Santos emite, em média, 1878 toneladas de CO2e, contra 567 toneladas de CO2e quando comparada com a atividade de transbordo no terminal de petróleo da Vast Infraestrutura, no Porto do Açu, no Norte do estado do Rio de Janeiro.

As duas localidades foram escolhidas como referência pois concentram o maior volume dessas operações para clientes privados no país. A comparação é equivalente para os demais terminais de petróleo em operação no Brasil.

Entre os parâmetros avaliados para o cálculo estão as embarcações envolvidas em cada modalidade, como rebocadores e navios de apoio, tempo de manobra, regime dos motores, tipo e consumo de combustível, energia utilizada e outros fatores de emissão.

A diferença se dá, principalmente, porque durante o transbordo underway, os navios permanecem navegando, consumindo combustível a plena carga durante toda a operação, assim como os barcos de apoio. Nos terminais, os navios estão atracados e só necessitam de energia para o bombeamento do petróleo e para uso interno.

Além do CO2e, o levantamento avaliou as emissões de óxidos de enxofre (SOx) e óxidos de nitrogênio (NOx). No primeiro cenário, as emissões de SOx e NOx foram de 25,2 e 38,4 toneladas no underway e 5,7 e 6,5 toneladas no transbordo atracado, respectivamente.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
PPSA
TotalEnergies e Petrobras vencem lotes do 8º Leilão Spot...
02/09/26
Bacia de Santos
Shell Brasil adquire participação no bloco exploratório ...
02/09/26
ANP
Produção de petróleo e gás em julho de 2026 foram de 5,8...
01/09/26
Royalties
ANP publica resolução sobre distribuição a municípios af...
28/08/26
Pré-Sal
P-80 e P-82, que vão operar em Búzios, são batizadas em ...
28/08/26
Produtos e Serviços
Mancais e Vedações RiverTough
28/08/26
Royalties
Valores referentes à produção de junho foram distribuído...
27/08/26
Pré-Sal
Campo de Búzios bate recordes mensal e diário de exporta...
26/08/26
ROG.e 2026
ROG.e 2026 reúne líderes globais para discutir o futuro ...
26/08/26
Simpósio
Porto de Imbituba sedia II Simpósio Catarinense de Direi...
26/08/26
Pessoas
Felipe Arbelaez é nomeado head of country da bp no Brasil
26/08/26
ROG.e 2026
MODEC é patrocinadora da ROG.e 2026
26/08/26
Tecnologia
Corvus Energy amplia suporte técnico ao crescente setor ...
26/08/26
Pré-Sal
Com 180 mil bpd, FPSO Alexandre de Gusmão atinge topo de...
21/08/26
Parceria
Petrobras e Marinha do Brasil assinam protocolo de inten...
21/08/26
Margem Equatorial
Após descoberta de petróleo, Governo do Amapá avança na ...
20/08/26
Navalshore
ABEEMAR e ApexBrasil lançam na Navalshore projeto para a...
18/08/26
Resultado
Porto de Imbituba supera 4,56 milhões de toneladas movim...
17/08/26
Navalshore
Firjan SENAI apresenta o Rede de Oportunidades para Forn...
17/08/26
Margem Equatorial
Poço Morpho: Petrobras descobre hidrocarbonetos em águas...
15/08/26
Petrobras
Ao completar 20 anos, ativo de Tupi alcança produção acu...
14/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25