Posicionamento

Sinaval: Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover)

Redação TN Petróleo/Assessoria Sinaval
05/06/2024 12:06
Sinaval: Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover) Imagem: Divulgação Visualizações: 113 (0) (0) (0) (0)

O Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval) tomou conhecimento da emenda aprovada na Câmara ao Projeto de Lei sobre o Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), que estabelece índices para o Conteúdo Local nos contratos da Indústria de Óleo e Gás e que afetam diretamente seus associados. O Projeto de Lei está em discussão no Senado.

Sobre esse tema, o Sinaval entende que o assunto, da forma como está sendo tratado, introduz modificações relevantes na política pública que trata dos índices e pode prejudicar os Estaleiros nacionais. O sindicato vem participando de conversações no âmbito do Governo, conduzidas sob a liderança do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e com a Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Naval.

A posição do Sinaval nessas conversações tem sido a de defender a ideia de que os índices de Conteúdo Local sejam estabelecidos por nichos de mercado, variando em função das características dos mercados atendidos pelos produtos dos Estaleiros. Além disso, defende a ideia da aplicação de medidas de incentivos ou bônus para as empresas operadoras que entregarem níveis de Conteúdo Local acima do mínimo exigido, entendendo que esse procedimento pode ser mais eficaz que a simples punição pelo não cumprimento dos índices de estabelecidos pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) após estudos conduzidos pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O Sinaval é favorável a um maior debate do texto dessa emenda para aprofundamento do tema, ouvidas todas as partes interessadas para aprimoramento do texto e atendimento aos diversos interesses envolvidos no assunto.

http://sinaval.org.br/2024/06/conteudo-local-nos-contratos-da-industria-de-oleo-e-gas-posicao-do-sinaval/

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20