Firjan

Sistema de meta para dívida pública como solução fiscal

Assessoria Firjan/Redação
06/05/2016 09:38
Visualizações: 1673

Para o Sistema FIRJAN, a superação da crise de confiança enfrentada no país passa por uma mudança no rumo da política econômica. Essa mudança deve contemplar prioritariamente o campo fiscal, em profunda e grave deterioração.

A prova da alarmante situação fiscal está no crescimento da dívida pública, que em 2015 atingiu o maior patamar dos últimos 13 anos, alcançando 66,5% do Produto Interno Bruto (PIB). Segundo estimativas da FIRJAN, essa proporção pode aumentar para 90% do PIB em 2020, caso não sejam tomadas medidas.

Diante desse cenário, a Federação propõe a adoção de um sistema de meta para a dívida pública, análogo ao implantado para controle da inflação no início da década de 1990. Esse incluiria a criação de um Conselho Fiscal Nacional, que estabeleceria o limite de endividamento do país no médio prazo, de forma independente.

O presidente da Federação acredita que o ajuste das contas públicas não pode mais ser feito por novos argumentos da carga tributária e nem pelo retorno da inflação. “Precisamos de maior previsibilidade e transparência na condução da política fiscal. O país precisa retomar a confiança dos investidores e consumidores para voltar a crescer”, defende Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira.

A FIRJAN propõe ainda a adoção de mecanismos que tornem a União, estados e municípios responsáveis pelo cumprimento das metas. “O principal benefício desse sistema é retomar a confiança na economia brasileira, que hoje é abalada justamente pelo desconhecimento da trajetória da dívida pública”, explica Guilherme Mercês, gerente de Ambiente de Negócios e Infraestrutura da Federação.

Segundo Mercês, a medida traria uma estruturação permanente para o campo fiscal, complementando os avanços obtidos com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), além de promover um alinhamento entre as políticas monetária e fiscal.

Medidas adicionais

Para a Federação, a reorganização fiscal do país também depende de outras medidas adicionais. Destacam-se entre as iniciativas a criação de uma “regra de ouro” que mantenha os gastos públicos correntes abaixo do crescimento do PIB; e a venda de ativos públicos, com foco no setor bancário e de infraestrutura, cujo potencial de ganho pode chegar a 4% do PIB, segundo cálculos da FIRJAN.

O Sistema FIRJAN ressalta que políticas estruturais ainda se fazem necessárias. A estabilização fiscal passa, por um lado, pela desvinculação de gastos obrigatórios do orçamento.

Essa medida permitiria à administração pública se adequar às variações na conjuntura econômica, assim como abriria espaço para a sociedade discutir em quais áreas as receitas tributárias devem ser empregadas prioritariamente.

Por outro lado, também é fundamental a implantação de uma reforma previdenciária, tanto no âmbito público quanto privado, para a garantia da sustentabilidade econômica do país no longo prazo.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Energy Summit
Tauil & Chequer | Mayer Brown reúne representantes da AN...
23/06/26
Internacional
Petrobras e Pemex firmam parceria para cooperação em E&P
23/06/26
Fenasucro
Pela primeira vez, Brasil recebe congresso latino-americ...
23/06/26
Energy Summit
Com quatro prêmios, ENGIE é destaque no Energy Summit Awards
23/06/26
Combustíveis
Distribuidoras de combustíveis cobram avanço imediato do...
23/06/26
Energy Summit
Energy Summit 2026: Tecnologias da Embrapii fortalecem a...
22/06/26
Energy Summit
Biodiesel e combustíveis renováveis entram no centro da ...
22/06/26
Gás Natural
ANP prorroga consulta pública sobre cálculo do Método do...
22/06/26
Rio de Janeiro
Anuário do Petróleo no Rio, da Firjan, destaca que recor...
22/06/26
Biometano
Com mercado cinco vezes maior desde 2020, setor de biome...
22/06/26
Petrobras
Com investimento estimado de US$ 1,2 bilhão, Petrobras a...
22/06/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em recuperação e mostra sinais de ...
22/06/26
Inteligência Artificial
Impacto industrial: Executivo brasileiro integra novo co...
20/06/26
Indústria Naval
Ecovix assina contrato para a construção de quatro navio...
19/06/26
Exportações
Para ONIP tributação sobre exportações de petróleo compr...
18/06/26
Aviação
Fórum IBP SAF reúne setor privado e agentes públicos par...
18/06/26
Pré-Sal
Consórcio de Libra liderado pela Petrobras contrata Cepe...
18/06/26
Eólica Offshore
Com representante no Comitê Diretor da CEM, o WFO reforç...
18/06/26
Combustíveis
ANP realiza segunda parte de audiência pública sobre car...
18/06/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 187 mil barris por ...
18/06/26
ANP
ANP faz pesquisa para aprimorar sua Carta de Serviços
17/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25