Navegação

Sistema de tráfego de navios vai incluir 16 portos

Os editais de licitação para definir as empresas responsáveis por instalar os sistemas nos portos de Santos, Rio e Vitória levantaram dúvidas e questionamentos. Esse é um negócio que interessa a muitas empresas, entre as quais os grandes fornecedores

Valor Econômico
10/10/2013 13:43
Visualizações: 828 (0) (0) (0) (0)
O plano de implantar nos portos um sistema inédito no Brasil de controle de tráfego marítimo - semelhante ao controle aéreo nos aeroportos - vem enfrentando dificuldades e atrasos. Os editais de licitação para definir as empresas responsáveis por instalar os sistemas nos portos de Santos, Rio e Vitória levantaram dúvidas e questionamentos. Esse é um negócio que interessa a muitas empresas, entre as quais os grandes fornecedores mundiais. Os editais estão sendo refeitos e a expectativa do governo é que os sistemas para esses três portos possam ser contratados ainda este ano.

No total, o governo tem R$ 146 milhões para instalar o Sistema de Gerenciamento e Informação do Tráfego de Embarcações (VTMIS, na sigla em inglês) em seis portos: Rio e Itaguaí (RJ), Vitória (ES), Salvador e Aratu (BA) e Santos (SP). Rio, Vitória e Santos estão mais avançados e os contratos podem ser fechados ainda este ano, uma vez que a licitação se dará pelo Regime Diferenciado de Contratação (RDC), disse Luiz Claudio Montenegro, diretor do departamento de sistemas e informações da Secretaria de Portos (SEP).

A contratação das empresas que vão implantar os sistemas nos outros três portos - Salvador, Aratu e Itaguaí - deve ocorrer em 2014. Montenegro afirmou que há planos de estender o projeto para mais dez portos públicos no país. A ampliação do sistema poderia demandar investimentos de mais R$ 240 milhões, considerando-se o valor médio desembolsado para os seis primeiros portos.

Mas Montenegro deixou claro que o valor poderá ser menor uma vez que a SEP vem discutindo com a Receita Federal a possibilidade de incluir equipamentos do VTMIS no programa Reporto, que dá incentivos fiscais para investimentos nos portos. O projeto do VTMIS para os seis primeiros portos foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O VTMIS, muito usado nos países desenvolvidos, é um sistema de auxílio eletrônico à navegação. Usa tecnologias como radares, câmeras de visão noturna e estações meteorológicas nos portos, além de transponders (dispositivo de comunicação eletrônica) nos navios.

Hoje o controle de tráfego das embarcações nos principais portos no país utiliza esse sistema de transponders, conhecido no setor pela sigla em inglês AIS (Automatic Identification System). O problema é que o porto pode perder o contato com o navio se o comandante desligar o transponder.

A expectativa é que a implantação do VTMIS ajude a reduzir congestionamentos de navios e aumente a segurança da navegação e a produtividade nos portos. O sistema também pode representar aumento de receita para as autoridades portuárias como no caso da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), uma vez que a empresa vai ter maior controle sobre os navios que jogam âncora na sua área de influência, na Baía de Guanabara. A previsão é que no Rio o VTMIS exija a instalação de três radares, além de outros equipamentos.

Danilo Luna, diretor de engenharia e gestão portuária da CDRJ, disse que a empresa prepara o edital do VTMIS para lançá-lo até o fim de novembro. Um primeiro edital para contratar o novo sistema para o porto do Rio foi suspenso depois de questionamentos que surgiram entre os interessados. Em Vitória, o edital do VTMIS também foi revogado e uma nova licitação será lançada.

Em Santos, depois de duas prorrogações para ajustes no edital, a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) suspendeu em setembro a licitação para compra, instalação e manutenção do VTMIS no principal porto do país. Segundo a Codesp, o número elevado de empresas interessadas "resultou em demanda inesperada de solicitações tardias de visitação técnica, além de correções pontuais que se fizeram necessárias". A estatal afirmou que deve ser publicada, em breve, nova data para receber as propostas das empresas.

A dotação orçamentária do empreendimento em Santos é de R$ 36,5 milhões, sendo R$ 20 milhões da Secretaria de Portos (SEP), montante a ser aportado ao longo de 42 meses, e o restante caixa da Codesp. Em Santos, o VTMIS será composto de quatro pontos de monitoramento, que vão coletar dados sobre a localização e movimentação de embarcações e abastecerão um centro de controle.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
PPSA
União teve direito a 131 mil barris de petróleo por dia...
18/04/25
BRANDED CONTENT
O avanço da exploração offshore no Brasil e os bastidore...
17/04/25
Diesel
A partir de amanhã (18/04), Petrobras ajusta preços de d...
17/04/25
Internacional
Por ordem do governo dos EUA, Equinor suspende atividade...
17/04/25
Combustíveis
ANP esclarece sobre normas para exibição de preços de co...
17/04/25
Petrobras
RPBC comemora conquista do selo verde de Cubatão
17/04/25
Parceria
Petrobras e Coppe promovem parceria para reduzir perdas ...
16/04/25
Logística
Omni Táxi Aéreo é contemplada pela MAERSK para operação ...
16/04/25
Rio de Janeiro
Incertezas fazem Firjan projetar crescimento da economia...
16/04/25
Amazonas
Fundo de US$ 20 bi geraria royalties verdes suficientes ...
16/04/25
ANP
Laboratórios podem se inscrever até 23/04 no Programa de...
16/04/25
Refino
RPBC comemora 70 anos, com 11% da produção de derivados ...
16/04/25
Petrobras
US$ 1,7 bilhão serão investidos na destinação sustentáve...
16/04/25
Evento
Naturgy debate papel do gás natural na transição energét...
16/04/25
Combustíveis
ICONIC Base Oil Solutions é a nova distribuidora da Chev...
15/04/25
OTC HOUSTON 2025
Chris Lemons, mergulhador comercial de renome mundial, s...
15/04/25
SPE
Sustentabilidade da indústria de óleo e gás
15/04/25
Oportunidade
Omni Táxi Aéreo abre inscrições para Programa de Estágio...
14/04/25
Parceria
Petrobras e Coppe assinam termo de parceria para reduzir...
14/04/25
Eficiência Energética
Foresea desenvolve tecnologias para redução de emissões ...
14/04/25
Oferta Permanente
ANP contempla Margem Equatorial nos Blocos do 5º Ciclo d...
14/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22