Negócio

SLB OneSubsea assina com a Petrobras contrato de aquisição de equipamentos submarinos para o Campo de Roncador

Redação TN Petróleo, Agência Petrobras
20/08/2024 08:10
SLB OneSubsea assina com a Petrobras contrato de aquisição de equipamentos submarinos para o Campo de Roncador Imagem: SLB OneSubsea Visualizações: 2296

A Petrobras assinou, na última sexta-feira (16), o contrato de aquisição de equipamentos submarinos para o campo de Roncador, na Bacia de Campos. O contrato vai gerar aproximadamente 500 empregos diretos e indiretos.

O acordo com o grupo SLB OneSubsea prevê o fornecimento de 2 Manifolds Submarinos de Procução (MSP), 1 Unidade de Distribuição Eletro-Hidráulica (UDEH) e equipamentos sobressalentes. A prestação de serviços envolve instalação, comissionamento, intervenção, manutenção e preservação dos equipamentos.  
 
O contrato estabelece um requisito mínimo de 40% de conteúdo local para as demandas de bens e serviços. No entanto, a expectativa é de alcançar um percentual de 65%, o que contribui para o fortalecimento da economia nacional.

A fabricação do MSP e UDEH será realizada nas instalações da OneSubsea SLB em Taubaté (SP) e Curitiba (PR) com início do processo fabril previsto para o primeiro trimestre de 2025. Já a demanda de serviços será realizada em fábricas de Macaé (RJ) e Rio das Ostras (RJ).  
 
Esses equipamentos submarinos são fundamentais nos projetos de produção de petróleo e gás offshore. O Manifold Submarino de Produção (MSP) concentra a produção de dois ou mais poços antes de direcionar a produção à Unidade Estacionária de Produção (UEP). Já as Unidades de Distribuição Hidráulica (UDEH) fornecem o fluido hidráulico necessário para a conexão dos umbilicais submarinos entre os poços e a UEP.

Sobre o campo Roncador

As plataformas P-52 (Mod 1A), P-54 (Mod 2), P-55 (Mod 3) e P-62 (Mod 4) produzem óleo e gás do campo de Roncador, que é uma parceria estratégica juntamente com a Equinor. A Petrobras detém 75% da participação do campo de Roncador e a Equinor detém 25%.

Enquanto a P-54 e a P-62 são FPSO (unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência), a P-52 e a P-55 são UEP do tipo SS (unidades estacionárias de produção do tipo semi-submersível), tendo sido instaladas nos anos de 2007, 2007, 2013 e 2014, respectivamente. Elas estão instaladas em lâmina d'água entre 1400m e 1840m.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
Portos públicos do Sul crescem 14% no 3º trimestre e lid...
24/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Mossoró Oil & Gas Energy se consolida como hub energétic...
24/11/25
BRANDED CONTENT
Aquamar Offshore se consolida como fornecedora estratégi...
21/11/25
Resultado
Produção de petróleo da União foi de 174 mil barris por ...
21/11/25
Bacia de Campos
Petróleo de excelente qualidade é descoberto na Bacia de...
18/11/25
Investimentos
Portos ganham sistema que amplia segurança da navegação,...
17/11/25
Apoio Offshore
Svitzer Copacabana chega para fortalecer operações de GN...
14/11/25
BRANDED CONTENT
Merax, 20 anos de confiança em soluções que movem o seto...
14/11/25
Resultado
Nordeste ganha força em cargas estratégicas e movimenta ...
14/11/25
COP30
Transpetro recebe o Selo Diamante do Ministério de Porto...
13/11/25
Parceria
Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec apresentam primeiro...
11/11/25
Mão de Obra
Novo Centro de Ensino Portuário do OGMO impulsiona quali...
10/11/25
Indústria Naval
Norsul é a primeira empresa da América Latina a adotar p...
10/11/25
Niterói
Tomorrow Blue Economy movimenta Niterói em contagem regr...
08/11/25
Resultado
Lucro líquido da Petrobras chega a US$ 6 bilhões no terc...
07/11/25
Resultado
Portos batem novo recorde de movimentação de produtos no...
07/11/25
Bahia
Porto de Salvador deve dobrar capacidade com financiamen...
06/11/25
Resultado
Log-In Logística Integrada cresce 12,3% e registra recei...
06/11/25
Apoio cultural
Transpetro une preservação cultural e desenvolvimento su...
06/11/25
Visita
PortosRio conhece iniciativa norueguesa voltada à pesqui...
05/11/25
Investimentos
Setor de navegação investiu mais de R$ 70 milhões em açõ...
04/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.