Evento

Sobena: 27º Congresso Internacional de Transporte Aquaviário, Construção Naval e Offshore acontece em outubro

Redação/Assessoria
02/08/2018 16:16
Sobena: 27º Congresso Internacional de Transporte Aquaviário, Construção Naval e Offshore acontece em outubro Imagem: Divulgação Visualizações: 533

A Sociedade Brasileira de Engenharia Naval (SOBENA) realizará o 27º Congresso Internacional de Transporte Aquaviário, Construção Naval e Offshore de 23 a 25 de outubro de 2018, no edifício da FIRJAN, na cidade do Rio de Janeiro.

O Comitê técnico recebeu cerca de 200 resumos de trabalhos técnicos que estão sob seleção de um corpo de acadêmicos e profissionais escolhidos pela excelência em sua área de atuação.

O principal objetivo do Congresso é fomentar a disseminação de pesquisas e estudos tecnológicos para o desenvolvimento de um sistema eficiente de transporte marítimo e offshore. O evento contará além das sessões técnicas com apresentação dos trabalhos selecionados, com painéis de debates sobre os tópicos mais relevantes do cenário atual, com a participação de acadêmicos, pesquisadores e especialistas do setor, assim como conferências selecionadas apresentadas por renomados técnicos e pesquisadores nacionais e internacionais.

O evento conta com patrocínio da Wartsila, Sotreq e apoiadores COPPE UFRJ, USP, Unicamp e IPT.

Desde a sua criação, o Congresso Internacional de Transporte Aquaviário, Construção Naval e Offshore promovido pela SOBENA atende a uma demanda específica, voltado para a construção naval, o transporte marítimo e em hidrovias e a indústria offshore, na disseminação de pesquisas e divulgação estudos tecnológicos, envolvendo projeto e sistemas das embarcações, processos de construção naval, sistemas de governo e navegação, infraestrutura das vias, integração de sistemas logísticos, uso de energias limpas, bem como, segurança da navegação e do meio ambiente. No caso do meio ambiente, deve-se ressaltar a produção científica voltada para regiões ambientalmente sensíveis e que apresentam grande fluxo de carga, como a Bacia Amazônica e do Paraguai.

O SOBENA 2018 abordará temáticas como:

Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na Indústria Naval e Offshore;

Inserção da Indústria Marítima Brasileira na Economia Globalizada;

Políticas de Conteúdo Local e a Cadeia Produtiva de Óleo, Gás e Naval;

Descomissionamento e Extensão da Vida Útil de Plataformas;

Big Data - Inteligência artificial - Digitalização - Realidade Virtual;

Como Enfrentar a Crise no Setor de Construção Naval e Offshore;

- Automação e Produtividade da Construção Naval;

- Navegação de Cabotagem e Navegação Interior;

- Materiais Alternativos e Compósitos;

- Inovações em Sistemas de Propulsão;

- Eficiência Energética nas Embarcações;

- Meio Ambiente e Sustentabilidade;

-  Reparo e Manutenção Navais;

- Tecnologia Aplicada;

- Marco Regulatório;

- Portos.

Networking & Debates

Como nas ultimas edições do congresso, a SOBENA frisou a interação de profissionais, especialistas e alunos, e nessa edição não será diferente, teremos coffee breaks e debates que ajudam a ampliar o networking e levantar questões profissionais.

Sobre a SOBENA - A Sociedade Brasileira de Engenharia Naval – SOBENA foi fundada nos primórdios da fase moderna da construção naval brasileira, em 15 de março de 1962, com o objetivo de congregar engenheiros, técnicos e outros profissionais que atuam nas seguintes atividades: construção e reparo naval, projetos e serviços de engenharia, construção e conversão de plataformas e outras unidades offshore, transporte marítimo, transporte fluvial, hidrovias, portos, bases de apoio offshore, logística offshore, exploração e produção de recursos naturais, energia no mar, e proteção do meio ambiente marinho.

Desde a sua fundação, a SOBENA vem promovendo o desenvolvimento tecnológico em suas áreas de interesse, através de diversos meios tais como conferências, seminários, palestras e debates. A SOBENA também vem atuando politicamente, quando necessário, pronunciando-se a respeito de tópicos de interesse nacional, relacionados com suas atividades.

A SOBENA é uma sociedade civil sem fins lucrativos que foi declarada de Utilidade Pública Federal pelo Decreto nº 97.589/89. A Diretoria da SOBENA é eleita pelo voto direto de seus associados reunidos em Assembleia Geral

Ordinária nos anos pares dela, fazendo parte, profissionais de reconhecido mérito em seus setores de atividade.

Inscrição e informações

As inscrições são limitadas e devem ser realizadas através do

www.sobena.org.br

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19