O fator humano é decisivo para a segurança operacional - Especialistas e profissionais da cadeia produtiva de óleo e gás vão abordar os avanços e desafios na gestão de ativos e riscos
Redação TN/AssessoriaOs fatores que impactam a gestão da segurança operacional de poços nas atividades de exploração e produção de petróleo serão debatidos em evento inédito - 1º Workshop de Segurança Operacional de Poços - que começa hoje (30/08), em Macaé (RJ), promovido pelas seções Macaé e Brasil da Sociedade dos Engenheiros de Petróleo (SPE/Society of Petroleum Engineers).
O evento inédito reúne especialistas e profissionais de cerca de 30 empresas, entre operadoras, fornecedores de equipamentos e serviços na área de poços, além de representantes da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Bicombustíveis (ANP) e da academia. São cerca de 20 palestras em cinco sessões, além de duas rodadas de debates, com a visão da reguladora (ANP) e das operadoras.
O protagonismo dos profissionais envolvidos na questão de segurança operacional é abordado na primeira sessão do dia 30, às 10h, que tem como mote “O ser humano é a última fronteira tecnológica”. “Entendemos que as pessoas detêm a solução para todos os fatores que impactam a segurança operacional realizando uma boa gestão de ativos e riscos. São as pessoas que planejam e implementam ações/barreiras que garantem a integridade e confiabilidade dos equipamentos. Somos nós que projetamos e implementamos medidas de engenharia que garantem a segurança operacional dos equipamentos”, destaca o Chair Wllisses Afonso (foto), Gerente Geral do Serviços de Poços da Petrobras.
Os desafios crescentes no upstream, que demandam a melhoria contínua e a incorporação de novas tecnologias na gestão de riscos e ativos, visando aumentar a confiabilidade e a segurança operacional serão abordadas nos dois dias do evento. “Os avanços tecnológicos nas ferramentas utilizadas na construção de poços (drilling tools), geraram um ganho significativo de produtividade, confiabilidade e, por consequência, menor exposição aos riscos durante a construção dos poços. A evolução dos sistemas eletrônicos e tecnologias de digitalização de dados, além de maior produtividade, geraram aumento dos níveis de controle de execução do serviço e um ganho considerável na gestão dos riscos de processo operacional e ocupacional. As informações disponibilizadas em tempo real permitem tomadas de decisões mais rápidas e qualificadas”, pontua o Chair Técnico Renato Costa, Diretor de Operações da Ocyan.
O evento é patrocinado pela Petrobras, Ocyan, Baker Hughes, Constellation, Schlumberger e Halliburton, e com o apoio do IADC - International Association of Drilling Contractors.
Serviço
1º Workshop de Segurança Operacional de Poços
Data - 30 e 31 de agosto – das 9h às 17h30
Local - Royal Atlântica Macaé Hotel - Av. Atlântica, 1546 - Cavaleiros, Macaé – RJ
Confira a programação aqui Workshop de Segurança Operacional de Poços
Fale Conosco
22