Energia Eólica

Statkraft e WEG assinam parceria para implantação do maior aerogerador onshore produzido no Brasil

Redação TN Petróleo/Assessoria
28/12/2023 05:32
Statkraft e WEG assinam parceria para implantação do maior aerogerador onshore produzido no Brasil Imagem: Divulgação Visualizações: 2831

A Statkraft, empresa líder em energia hidrelétrica internacionalmente e a maior geradora de energia renovável da Europa, anuncia uma parceria com a WEG para fornecimento e instalação de um aerogerador no Complexo Eólico Brotas de Macaúbas, no estado da Bahia. 

A oficialização aconteceu na última quinta-feira, dia 14 de dezembro, com a participação de Fernando De Lapuerta, CEO e diretor presidente da Statkraft, Thiago Tomazzoli, VP de Operações Estratégicas da Statkraft, Harry Schmelzer Jr., CEO da WEG e João Paulo Gualberto da Silva, Diretor Superintendente da WEG Energia.

A união entre as empresas propiciará a instalação do aerogerador AGW172/7.X (7MW) e certificação de tipo desta plataforma. O equipamento é resultado da parceria entre a WEG e a Petrobras para o desenvolvimento do primeiro aerogerador onshore desse porte – e maior – a ser desenvolvido e fabricado no Brasil. A previsão é que o aerogerador esteja em operação no segundo semestre de 2024. 

A expectativa é que, a partir desse primeiro projeto, as duas empresas possam juntas encontrar novas oportunidades de negócios tanto no país quanto internacionalmente. "Esse é um projeto piloto e inovador no Brasil. Queremos continuar investindo em soluções eficientes para os nossos ativos e seguir contribuindo para injetar ainda mais energia limpa para o país", reforça Fernando.

"Nossa experiência na execução de obras e o amplo leque de soluções para energias renováveis nos habilitam a ser um parceiro global da Statkraft nos segmentos de energia eólica, solar, hidráulica e novas energias, tais como armazenamento de energia e hidrogênio de baixo carbono. Neste projeto, além do fornecimento do aerogerador da plataforma, forneceremos as obras civis e elétricas para viabilizar a instalação e início do processo de repowering do Complexo Eólico Brotas de Macaúba", enfatiza João Paulo Gualberto da Silva, Diretor Superintendente da WEG Energia.

Sobre a Statkraft - Com 5.700 funcionários em 21 países, a Statkraft é líder em energia hidrelétrica internacionalmente e a maior geradora de energia renovável da Europa. O grupo produz energia hidrelétrica, energia eólica, energia solar, energia a gás e fornece aquecimento urbano. 

Com ações pautadas pela ética e transparência, a empresa tem sua sede localizada na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina (SC). Atualmente, controla 18 ativos de geração renovável no Brasil. Em novembro, a Statkraft assinou a compra da Enerfín, subsidiária renovável da espanhola Elecnor, que inclui nove parques eólicos em operação nos estados do Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte. Dessa forma, a empresa tornou-se uma das maiores geradoras de energia eólica do Brasil, ultrapassando a marca de 2GW de capacidade instalada, entre aquisições, construções e operações no país. 

A empresa é pioneira em oferecer energia renovável rastreável com garantia de origem no Brasil, certificando, por meio do I-REC (Certificado Internacional de Energia Renovável), a origem da produção de sua energia, o que garante que a operação é sustentável.

Sobre a WEG - Fundada em 1961, a WEG é uma empresa global de equipamentos eletroeletrônicos, que atua no setor de bens de capital com foco em motores, redutores e acionamentos elétricos, geradores e transformadores de energia, produtos e sistemas para eletrificação, automação e digitalização. A WEG se destaca em inovação pelo desenvolvimento constante de soluções para atender as grandes tendências voltadas a eficiência energética, energias renováveis e mobilidade elétrica. Com operações industriais em 15 países e presença comercial em mais de 135 países, a companhia possui mais de 40 mil colaboradores distribuídos pelo mundo. Em 2022 a WEG atingiu faturamento líquido de R$29,9 bilhões, destes 50,3% proveniente das vendas realizadas fora do Brasil.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Energia Elétrica
Garantia Física entra no radar das geradoras hidrelétric...
10/07/26
Gás Natural
ANP determina revisão de cronograma para adequação de un...
10/07/26
Gás Natural
Gás natural: ANP aprova atuação de ofício para soluciona...
10/07/26
Biodiesel
ANP revisará regras para usos voluntários de biodiesel
10/07/26
ANP
Acesso de terceiros a gasodutos de escoamento e instalaç...
10/07/26
Construção Naval
Estaleiro Rio Grande recebe 11 mil toneladas de aço para...
10/07/26
ANP
Inscrições para Jornada Empreendedora PRH-ANP 2026 podem...
10/07/26
Rio de Janeiro
ANP estará presente na Rio Innovation Week
10/07/26
Apoio Offshore
Porto do Açu investe em gestão hídrica para impulsionar ...
09/07/26
Oportunidade
Equinor abre inscrições para Programa de Estágio 2026
08/07/26
Acordo
ANP e Petrobras assinam acordo para adequação de 335 poç...
07/07/26
Bacia de Pelotas
TGS inicia, em agosto, janela ambiental para proteção da...
07/07/26
Gasodutos
TBG e UTE Paulínia Verde firmam compromisso para transpo...
07/07/26
Multimodal
Ultracargo e bp ampliam capacidade de armazenagem para f...
07/07/26
Fenasucro
Frota pesada: biometano une potencial energético à baixa...
07/07/26
Logística
Vast Infraestrutura e Petrobras reforçam parceria e assi...
06/07/26
Energia Elétrica
Thymos Energia avalia Leilão de Transmissão da Aneel
06/07/26
Negócio
Supergasbras assina primeiro contrato de fornecimento de...
06/07/26
Posicionamento IBP
Mudança do instrumento não corrige as ilegalidades do Im...
06/07/26
Pessoas
Alessandro Cantarino assume o cargo de Vice-Presidente E...
06/07/26
Combustíveis
Etanol encerra a semana com mercado dividido entre queda...
06/07/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.