Porto de Santos

T33 amplia capacidade da Libra Terminais

A retroárea tem 15 mil metros quadrados e vai ajudar a empresa a aumentar em 30% a produtividade de suas operações na Ponta da Praia, na Margem Direira do complexo santista. O principal objetivo para este ano, segundo a direção da empresa, é aumentar a

A Tribuna
02/10/2013 16:55
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Como parte do projeto de expansão de suas instalações no Porto de Santos, a Libra Terminais inaugurou, na última semana, o T33, sua nova área alfandegada para a armazenagem de contêineres. A retroárea tem 15 mil metros quadrados e vai ajudar a empresa a aumentar em 30% a produtividade de suas operações na Ponta da Praia, na Margem Direira do complexo santista.

O principal objetivo para este ano, segundo a direção da empresa, é aumentar a média de movimentos por hora (mph) de caixas metálicas para 65. Durante o ano passado, o índice foi de 50.

O T33 foi adquirido em 2009. Em setembro do ano passado, a Libra iniciou uma obra que, sozinha, foi capaz de aumentar em pelo menos 20% a capacidade de armazenagem de caixas metálicas no terminal.

Foi necessária a demolição de um armazém que estava inoperante, o que permitiu que sua área fosse reaproveitada pela empresa. A estrutura, que era usada para armazenagem de açúcar, hoje dá espaço a um pátio de contêineres.

Além da demolição, o pátio foi reforçado para receber cargas de grande porte. Ao todo, foram investidos R$ 15 milhões.

“(O T33) consegue aumentar a produtividade, melhorar a qualidade do serviço da armazenagem, que hoje é uma restrição nesses terminais. Começar pelo aumento do espaço é começar pela área certa, pelo fato de poder melhorar, já de imediato, este tipo de atendimento”, destacou o presidente da Libra Terminais, Wagner Biasoli, presente na solenidade de inauguração.

Segundo o executivo, a entrega da unidade marca o início de um grande investimento de R$ 700 milhões da empresa no Porto, projeto que envolve obras civis e a aquisição de equipamentos e sistemas. E ainda engloba o projeto de unificação dos terminais da Libra, cujo conceito foi aprovado pela Codesp em 2010. A ideia é deslocar a avenida e as linhas férreas que passam pelo meio dos terminais, realocando-as ao lado dos muros que dividem a zona portuária da Avenida Mário Covas Júnior, anexando as instalações.

Além disso, será construído um novo berço de atracação, unindo as duas pontas dos pontos de atracação atuais. Com isso, a empresa passará de 1,1 quilômetro de cais para 1,4 quilômetro, mantendo os quatro berços já existentes, porém em condições de receber navios maiores.

“Com a construção de um viaduto para evitar as interferências de hoje, chegarão novos portêineres Post-Panamax, os maiores do Mundo, RTGs, outros equipamentos, obras civis e o aumento do berço. Isso tudo não só aumenta a capacidade, como elevará muito a eficiência e a qualidade dos serviços”, destacou Biasoli.

A cerimônia de inauguração ainda contou com a presença do presidente do Grupo Libra, Marcelo Araújo, do secretário municipal de Assuntos Portuários e Marítimos de Santos, José Eduardo Lopes, e de outras autoridades e executivos do setor.
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