Porto de Santos

T33 amplia capacidade da Libra Terminais

A retroárea tem 15 mil metros quadrados e vai ajudar a empresa a aumentar em 30% a produtividade de suas operações na Ponta da Praia, na Margem Direira do complexo santista. O principal objetivo para este ano, segundo a direção da empresa, é aumentar a

A Tribuna
02/10/2013 13:55
Visualizações: 896
Como parte do projeto de expansão de suas instalações no Porto de Santos, a Libra Terminais inaugurou, na última semana, o T33, sua nova área alfandegada para a armazenagem de contêineres. A retroárea tem 15 mil metros quadrados e vai ajudar a empresa a aumentar em 30% a produtividade de suas operações na Ponta da Praia, na Margem Direira do complexo santista.

O principal objetivo para este ano, segundo a direção da empresa, é aumentar a média de movimentos por hora (mph) de caixas metálicas para 65. Durante o ano passado, o índice foi de 50.

O T33 foi adquirido em 2009. Em setembro do ano passado, a Libra iniciou uma obra que, sozinha, foi capaz de aumentar em pelo menos 20% a capacidade de armazenagem de caixas metálicas no terminal.

Foi necessária a demolição de um armazém que estava inoperante, o que permitiu que sua área fosse reaproveitada pela empresa. A estrutura, que era usada para armazenagem de açúcar, hoje dá espaço a um pátio de contêineres.

Além da demolição, o pátio foi reforçado para receber cargas de grande porte. Ao todo, foram investidos R$ 15 milhões.

“(O T33) consegue aumentar a produtividade, melhorar a qualidade do serviço da armazenagem, que hoje é uma restrição nesses terminais. Começar pelo aumento do espaço é começar pela área certa, pelo fato de poder melhorar, já de imediato, este tipo de atendimento”, destacou o presidente da Libra Terminais, Wagner Biasoli, presente na solenidade de inauguração.

Segundo o executivo, a entrega da unidade marca o início de um grande investimento de R$ 700 milhões da empresa no Porto, projeto que envolve obras civis e a aquisição de equipamentos e sistemas. E ainda engloba o projeto de unificação dos terminais da Libra, cujo conceito foi aprovado pela Codesp em 2010. A ideia é deslocar a avenida e as linhas férreas que passam pelo meio dos terminais, realocando-as ao lado dos muros que dividem a zona portuária da Avenida Mário Covas Júnior, anexando as instalações.

Além disso, será construído um novo berço de atracação, unindo as duas pontas dos pontos de atracação atuais. Com isso, a empresa passará de 1,1 quilômetro de cais para 1,4 quilômetro, mantendo os quatro berços já existentes, porém em condições de receber navios maiores.

“Com a construção de um viaduto para evitar as interferências de hoje, chegarão novos portêineres Post-Panamax, os maiores do Mundo, RTGs, outros equipamentos, obras civis e o aumento do berço. Isso tudo não só aumenta a capacidade, como elevará muito a eficiência e a qualidade dos serviços”, destacou Biasoli.

A cerimônia de inauguração ainda contou com a presença do presidente do Grupo Libra, Marcelo Araújo, do secretário municipal de Assuntos Portuários e Marítimos de Santos, José Eduardo Lopes, e de outras autoridades e executivos do setor.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
PetroReconcavo realiza primeira importação de gás bolivi...
04/03/26
iBEM26
Inovação, ESG e Sustentabilidade
04/03/26
Pré-Sal
PPSA realiza segunda etapa do 5º Leilão Spot da União do...
04/03/26
Apoio Offshore
OceanPact e CBO anunciam combinação de negócios
04/03/26
Dia Internacional da Mulher
Em indústria dominada por homens, Foresea avança e ating...
04/03/26
Biometano
Revisão de regras de especificação e controle da qualida...
04/03/26
FEPE
INOVAR É SEMPRE PRECISO - Entrevista com Orlando Ribeir...
04/03/26
Etanol
Nos 50 anos de ORPLANA, Cana Summit debate o futuro da p...
04/03/26
Petrobras
Caracterização geológica do Pré-Sal com projeto Libra Ro...
03/03/26
Resultado
Espírito Santo retoma patamar de produção e ABPIP aponta...
03/03/26
Parceria
Wiise e Petrobras firmam parceria para aplicar IA na seg...
03/03/26
Posicionamento IBP
Conflito no Oriente Médio
03/03/26
Economia
Firjan defende fortalecimento da credibilidade fiscal pa...
03/03/26
Dia Internacional da Mulher
Cladtek lança programas para ampliar oportunidades para ...
03/03/26
Etanol
Quedas nos preços dos etanóis ficam acima de 3% na semana
03/03/26
Pessoas
José Guilherme Nogueira assume coordenação da Comissão d...
02/03/26
Evento
ABPIP realiza 1º Workshop ABPIP + ANP 2026 sobre especif...
02/03/26
Combustível
Etanol amplia perdas e encerra semana com nova queda nos...
02/03/26
Gasodutos
ANP fará consulta pública sobre valoração da Base Regula...
27/02/26
ANP
Combustível do Futuro: ANP aprova duas resoluções para r...
27/02/26
Evento
ONIP formaliza Comitê de Empresas em evento na Casa Firjan
27/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.