Redação TN Petróleo
Na série especial TN Conecta, da TN Petróleo, que reúne entrevistas exclusivas com representantes estratégicos do setor energético nacional, a Transportadora Associada de Gás (TAG) apresentou os planos de expansão da malha de transporte de gás natural no Brasil, com destaque para os investimentos previstos na Região Nordeste. A entrevista foi realizada durante o Bahia Oil & Gas Energy 2025, em Salvador.
Expansão de malha garante maior integração entre regiões
Responsável por cerca de 47% da infraestrutura de transporte de gás natural do país, a TAG vem liderando projetos para ampliar a capacidade de interligação entre regiões produtoras e consumidoras. De acordo com Luíza Franca, diretora de Desenvolvimento de Negócios da empresa, um dos principais empreendimentos em curso é a estação de compressão de Itajuípe.
"Ela viabiliza o aumento de 3 milhões de metros cúbicos/dia na capacidade de transferência de gás entre o Sudeste e o Nordeste. O benefício disso é permitir que fornecedores encontrem demanda em qualquer posição do país, eliminando bolsões de preços causados por restrições na infraestrutura", afirmou.
Com investimento estimado em R$ 900 milhões, o projeto aguarda autorização de construção pela agência reguladora. Ainda na Bahia, a TAG desenvolve o ponto de saída de Itajibá, que permitirá o atendimento ao sudoeste do estado, e o ponto de saída de Buriti, destinado a uma nova termoelétrica na região de Manaus.
Biogás na malha de transporte
A TAG também vem trabalhando para a integração do biometano ao sistema de transporte nacional. Por ter características similares ao gás natural, o biometano pode ser distribuído por meio da malha já existente, o que amplia seu potencial de comercialização.
"Lançamos o BioTAG Hub, que mapeou projetos e demandas ao longo da malha. Agora estamos em fase de interação com os agentes e evoluindo na parte técnica e regulatória, com o objetivo de conectar esses projetos ao sistema de transporte", explicou Luíza Franca.
Planos futuros preveem expansão entre Pernambuco e Ceará
Pensando no médio e longo prazo, a TAG participa do Plano Coordenado de Expansão, uma proposta articulada entre os transportadores e submetida à ANP. Um dos destaques do plano é a possível duplicação da malha entre Pernambuco e Ceará, hoje considerada um gargalo operacional por ter trechos com diâmetros inferiores à média.
"São 700 km de trecho com complexidade técnica. Não conseguimos ampliar apenas com compressão, então será necessária a construção de novos gasodutos. O investimento será cuidadosamente planejado para garantir eficiência e atender à demanda real do mercado", concluiu a executiva.
Assista a entrevista completa, direto no nosso canal do Youtube.
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