Visita

Técnicos belgas vão avaliar gestão do Porto de Santos

<P>Técnicos do Centro de Treinamento do Porto de Antuérpia (Apec), da Bélgica, estão no Porto de Santos para avaliar o organograma da Codesp e as necessidades de qualificação e aperfeiçoamento dos trabalhadores portuários. O órgão deverá entregar um relatório com suas considerações à ...

A Tribuna - SP
05/03/2009 00:00
Visualizações: 667 (0) (0) (0) (0)

Técnicos do Centro de Treinamento do Porto de Antuérpia (Apec), da Bélgica, estão no Porto de Santos para avaliar o organograma da Codesp e as necessidades de qualificação e aperfeiçoamento dos trabalhadores portuários. O órgão deverá entregar um relatório com suas considerações à Autoridade Portuária até o final do próximo mês.

A visita é resultado dos convênios firmados entre a Codesp, a Prefeitura de Santos e a Apec há pouco mais de um ano. Pelos acordos, o centro de treinamento do porto belga ajudará as autoridades do cais santista a melhorar sua gestão administrativa e capacitar a mão de obra avulsa.

O consultor da Apec Hubert Vanleenhove ficará em Santos até quinta-feira para fazer um diagnóstico prévio do organograma da Codesp e da mão de obra. Quero conhecer as carências da Codesp e do Porto de Santos, a partir da gestão e da segurança.

Sobre a gestão, Vanleenhove fará reuniões com gerentes da Companhia Docas para saber como são executados os projetos do porto.

Quanto à mão de obra, o consultor pretende visitar terminais e conversar com trabalhadores portuários para saber suas necessidades, principalmente sobre qualificação. Uma das ideias dele é obter respostas sobre que tipo de treinamento os operários desejam e a opinião deles a respeito do uso de simuladores.

Segundoo diretor de Planejamento e Controle da Codesp, Renato Barco, a expectativa é que o relatório da Apec seja concluído até meados de abril. Entretanto, não há qualquer obrigação da Codesp em implementar as recomendações. Esse convênio vai nos mostrar como podemos incrementar nossos treinamentos para média gerência e para os trabalhadores como um todo. Não temos uma obrigação com a Apec, mas pretendemos aproveitar o que será proposto por esse órgão, que é uma referência, para melhorar nossas ações, afirmou Barco.

O trabalho da Apec em Santos prosseguirá hoje com reuniões entre seus representantes e técnicos da Codesp e de operadores. Amanhã, a programação belga na Cidade continua com visitas a terminais. Na quinta-feira, haverá um encontro com dirigentes do Centro de Excelência Portuária (Cenep) e do Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo), ambos de Santos.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
PPSA
União teve direito a 131 mil barris de petróleo por dia...
18/04/25
BRANDED CONTENT
O avanço da exploração offshore no Brasil e os bastidore...
17/04/25
Diesel
A partir de amanhã (18/04), Petrobras ajusta preços de d...
17/04/25
Internacional
Por ordem do governo dos EUA, Equinor suspende atividade...
17/04/25
Combustíveis
ANP esclarece sobre normas para exibição de preços de co...
17/04/25
Petrobras
RPBC comemora conquista do selo verde de Cubatão
17/04/25
Parceria
Petrobras e Coppe promovem parceria para reduzir perdas ...
16/04/25
Logística
Omni Táxi Aéreo é contemplada pela MAERSK para operação ...
16/04/25
Rio de Janeiro
Incertezas fazem Firjan projetar crescimento da economia...
16/04/25
Amazonas
Fundo de US$ 20 bi geraria royalties verdes suficientes ...
16/04/25
ANP
Laboratórios podem se inscrever até 23/04 no Programa de...
16/04/25
Refino
RPBC comemora 70 anos, com 11% da produção de derivados ...
16/04/25
Petrobras
US$ 1,7 bilhão serão investidos na destinação sustentáve...
16/04/25
Evento
Naturgy debate papel do gás natural na transição energét...
16/04/25
Combustíveis
ICONIC Base Oil Solutions é a nova distribuidora da Chev...
15/04/25
OTC HOUSTON 2025
Chris Lemons, mergulhador comercial de renome mundial, s...
15/04/25
SPE
Sustentabilidade da indústria de óleo e gás
15/04/25
Oportunidade
Omni Táxi Aéreo abre inscrições para Programa de Estágio...
14/04/25
Parceria
Petrobras e Coppe assinam termo de parceria para reduzir...
14/04/25
Eficiência Energética
Foresea desenvolve tecnologias para redução de emissões ...
14/04/25
Oferta Permanente
ANP contempla Margem Equatorial nos Blocos do 5º Ciclo d...
14/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22