Mercado

Tecon Salvador bate recorde de importação em agosto

O terminal de contêineres do Porto de Salvador operado pelo Grupo Wilson Sons registrou a movimentação de 82 mil toneladas de cargas, o que representa um incremento de 18% em relação à média dos meses anteriores. As cargas que mais passa

Redação
27/09/2012 13:44
Visualizações: 872
O Tecon Salvador, terminal de contêineres do Porto de Salvador operado pelo Grupo Wilson Sons, bateu recorde de importação no mês agosto com a movimentação de 82 mil toneladas de cargas, o que representa um incremento de 18% em relação à média dos meses anteriores. De janeiro a agosto, a movimentação no terminal aumentou em 48 mil toneladas em relação a igual período de 2011. As cargas que mais passaram pelo Tecon nos oito primeiros meses do ano foram químicos e petroquímicos, peças e equipamentos, produtos de varejo, borrachas e seus derivados e minérios. Juntas, estas cargas representaram 55% do total importado de janeiro a agosto.

O diretor do Tecon Salvador, Demir Lourenço Jr., destaca que com a expansão do terminal, que deve ser concluída até o final de 2012, a movimentação deve crescer. “Com a nova realidade trazida pela expansão, receberemos as maiores embarcações em operação do mundo. Com isso, as grandes cargas passam a descarregar direto em Salvador, o que vai manter o alto nível de importações e exportações”, diz o executivo. Atualmente, as importações correspondem a 40% da movimentação do Tecon.

O maior volume de compra tem origem no Extremo Oriente, principalmente da China. De janeiro a dezembro de 2011, a China representou 30% das importações baianas. Até agosto deste ano, o país já superou o realizado em todo o ano passado. A maior parte da carga é composta por produtos de varejo, eletrodomésticos e componentes elétricos.

Já os insumos que chegam por Salvador, destinados à produção de bens de consumo, servem para atender os mercados consumidores do Nordeste e do Sudeste, principalmente. Outra movimentação que se também destacou neste ano foi a importação de minério de cobre do Chile.

Além dos mercados asiáticos e latinos, as importações com origem na União Europeia, em especial Alemanha e Bélgica, e na América do Norte, foram fortes.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
ENGIE Brasil Energia cresce 14,6% em receita e investe R...
26/02/26
Royalties
Valores referentes à produção de dezembro para contratos...
25/02/26
Premiação
BRAVA Energia recebe prêmio máximo na OTC Houston pelo p...
25/02/26
Documento
ABPIP apresenta Agenda Estratégica 2026 ao presidente da...
25/02/26
Câmara dos Deputados
Comissão especial debate papel dos biocombustíveis na tr...
25/02/26
FEPE
O desafio de formar e atrair talentos para a indústria d...
24/02/26
Royalties
Valores referentes à produção de dezembro para contratos...
24/02/26
Energia Solar
Conjunto Fotovoltaico Assú Sol, maior projeto solar da E...
23/02/26
Internacional
UNICA e entidade indiana firmam acordo para ampliar coop...
23/02/26
Onshore
Possível descoberta de petróleo no sertão cearense mobil...
23/02/26
Oferta Permanente
ANP realizará audiência pública sobre inclusão de 15 nov...
23/02/26
Internacional
Brasil e Índia: aliança no setor de bioenergia em pauta ...
23/02/26
Biometano
MAT bate recorde de instalações de sistemas de compressã...
23/02/26
Combustíveis
Etanol amplia perdas e encerra semana com nova queda nos...
23/02/26
Macaé Energy
Macaé recebe feira estratégica de energia voltada à gera...
20/02/26
PPSA
Produção de petróleo e de gás natural da União dobra em ...
20/02/26
ESG
Inscrições abertas até 26/2 para o seminário Obrigações ...
20/02/26
Pessoas
Paulo Alvarenga é nomeado CEO da TKMS Brazil
19/02/26
Subsea
Priner expande atuação no offshore com lançamento de sol...
13/02/26
Firjan
Recorde no petróleo sustenta crescimento da indústria do...
13/02/26
E&P
Tecnologia brasileira redefine a produção em campos madu...
13/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.