Tecnologia

Tecondi define posicionamento dos contêineres de forma automatizada

Já está em funcionamento no primeiro pátio o novo programa de Inteligência Operacional do Tecondi em Santos. Com o wi-fi, cada operador trabalha com um tablet na mão e o sistema define onde cada contêiner deve ser posicionado.

Redação
12/12/2012 12:34
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Já está em funcionamento no primeiro pátio o novo programa de Inteligência Operacional do Tecondi em Santos. Com a ajuda da tecnologia, a definição do posicionamento dos contêineres no pátio passa a ser feita de forma automatizada. “Um algoritmo verifica o melhor ponto para a colocação de um contêiner, evitando a remoção desnecessária e aproveitando o espaço da melhor forma possível”, disse Paulo Vaz, gerente de TI do Tecondi.

Segundo ele, o primeiro passo para a implantação do projeto foi a iluminação dos pátios com wi-fi. Ao todo são quatro pátios e o desafio e fazer o sinal ser perfeito mesmo com as muralhas erguidas com os contêineres. O trabalho ficou a cargo da equipe da Ergos Tecnologia em Santos, comandada por Maxwell Rodrigues. O executivo é também vice-presidente da HTS Brasil e está à frente da automatização dos 22 gates do Tecondi com tecnologia OCR (Optical Character Recognition).

Com o wi-fi, cada operador trabalha com um tablet na mão e o sistema define onde cada contêiner deve ser posicionado. “O projeto reduz o tempo de espera para localizar um contêiner, reduz o número de movimentos desnecessários e, com isso, o risco de avarias, ganhamos eficiência e ainda maior previsibilidade para aceitar novos contêineres”, analisa Paulo Vaz. Na implantação, o primeiro pátio já usa o sistema, o segundo deve começar a usar em algumas semanas e o terceiro e o quarto vão adotar no começo de 2013.

O Tecondi tem hoje um market share de 17% da movimentação de contêineres no porto de Santos e tem planos de expansão com a aquisição pelo grupo Ecorodovias. Com a solução HTS e todos os investimentos em automação que estão sendo feitos, ele passará a ter o mesmo nível de operação nos gates dos maiores portos mundiais.

“Todos estes investimentos fazem parte de um projeto de automação maior que interliga gate, com tecnologia OCR, pátio e navio. Não adianta colocarmos uma tecnologia ultramoderna nos gates se o pátio não for bem gerenciado”, afirma Vaz. O projeto Inteligência Operacional está sendo desenvolvido há um ano e meio e deve ser concluído no fim do ano. Os investimentos somam R$ 3,5 milhões. A implantação da tecnologia OCR nos gates não está neste valor.
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