Equipamento

Tecondi recebe novo guindaste pós-panamax

    O Terminal para Contêineres da Margem Direita (Tecondi) do Porto de Santos recebeu o novo guindaste, da marca austríaco Liebherr LHM 500 HD, capaz de operar em navios pós-panamax, ou seja, embarcações aptas a transportar mais de 4.500 mil TEUs (unidade equivalente a um c...

Redação
19/04/2006 00:00
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    O Terminal para Contêineres da Margem Direita (Tecondi) do Porto de Santos recebeu o novo guindaste, da marca austríaco Liebherr LHM 500 HD, capaz de operar em navios pós-panamax, ou seja, embarcações aptas a transportar mais de 4.500 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés).
    O desembarque das 34 peças (o equipamento veio desmontado) transcorreu normalmente. O guindaste teve de vir desmontado devido ao volume e tamanho — são 600 toneladas. A estratégia visou dar mais agilidade e rapidez à operação. A estimativa é que a rodada de testes a serem feitos no equipamento termine em 15 dias. 
    Dois técnicos vieram da Áustria acompanhar o procedimento. Eles irão contar com ajuda do pessoal de operação do Tecondi. Os testes irão avaliar a velocidade de içamento, de translado (entre o cais e o pátio) e de manobra do guindaste, que é móvel. 
    O Liebherr LHM 500 HD, fabricado pela Liebherr-Wer Nenzing, da Áustria, tem capacidade para levantar 104 toneladas. A lança é de 51 metros, o que faz com que ele alcance até a 19ª fileira de contêineres do navio. Com a aquisição do modelo e de um outro que irá chegar no segundo semestre deste ano, o Tecondi prevê aumentar sua produtividade em quase 25%, passando a movimentar 42 TEUs por hora/navio neste ano ante os 34 TEUs registrados no ano passado.
    O investimento da empresa para obter as duas máquinas foi de US$ 7 milhões. A compra de ambos os guindastes foi feita por meio do Programa Reporto do Governo Federal, que incentiva, com isenções fiscais, a importação de maquinário para modernização dos portos.
    O Tecondi já conta com uma equipe de guindasteiros que irá operar a nova aquisição. Serão oito trabalhadores, dois em cada um dos quatro turnos.
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