Bioenergia

Terceira edição da BBEST discutirá desafios tecnológicos para a bioenergia

Redação/Assessoria Fapesp
17/10/2017 10:45
Terceira edição da BBEST discutirá desafios tecnológicos para a bioenergia Imagem: Divulgação Visualizações: 1128 (0) (0) (0) (0)

Recentes avanços de pesquisas científicas e tecnológicas em bioenergia – como as primeiras plantas desenvolvidas no Brasil e nos Estados Unidos para produção do etanol de segunda geração e a produção industrial de bioplásticos de primeira e segunda geração – estão no foco da terceira BBEST – Brazilian BioEnergy Science and Tecnology Conference, que será realizada em Campos do Jordão (SP) de 17 a 19 de outubro de 2017.

Com o tema central “Designing a Sustainable Bioeconomy” (Projetando uma bioeconomia sustentável), a conferência destaca o papel das comunidades científica e empresarial na solução de desafios tecnológicos sobre o uso sustentável de recursos biológicos. Algumas áreas e tópicos de palestras e debates são relativos a matérias-primas – como agronomia, melhoramento genético e biotecnologia de plantas energéticas –, e também a motores e outros dispositivos de conversão de energia, sustentabilidade e impactos ambientais e socioeconômicos da produção de bioenergia.

Paralelamente à programação científica, a BBEST 2017 promoverá atividades para incentivar a colaboração entre o setor privado e a academia, como apresentações das estratégias de P&D de empresas convidadas, rodadas de discussão entre empresários e pesquisadores, além de oportunidades de apoio a projetos de pesquisa no âmbito do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), da FAPESP.

Na véspera da abertura da conferência haverá cursos tutoriais em empreendedorismo/criação de planos de negócios para desenvolvimento de inovações sustentáveis; produção industrial de biocombustíveis; cana-de-açúcar e cana-energia; sustentabilidade no uso da água e da terra na produção de bioenergia.

Participam da conferência pesquisadores, profissionais e estudantes brasileiros e de outros nove países ligados a universidades e instituições de pesquisa, governo, organizações não governamentais, agências de energia, indústria e empresas públicas e privadas. A conferência tem apoio da FAPESP no âmbito do Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN).

Lançado em 2008, o BIOEN financia pesquisas realizadas por mais de 300 cientistas no Brasil e no exterior que envolvem desde a biologia molecular de plantas energéticas, como a cana-de-açúcar, à melhoria de motores movidos a biocombustível.

Serviço: 

BBEST 2017 – Brazilian BioEnergy Science and Technology Conference

Data: 17 a 19 de outubro de 2017

Local: Campos do Jordão Convention Center; av. Macedo Soares, 499, Campos do Jordão, São Paulo

 

Mais informações, inscrições e programação: www.bbest.org.br

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Etanol
Fenasucro & Agrocana lança 31ª edição com destaque para ...
15/05/25
Mato Grosso do Sul
Gás Natural: ANP firma acordo com reguladora do Mato Gro...
15/05/25
Energia Elétrica
CCEE liquidou R$ 4,00 bilhões no fechamento das operaçõe...
15/05/25
Gás Natural
ANP aprova revisão das especificações e controles de qua...
15/05/25
Meio Ambiente
SLB destina cerca de 2 mil toneladas de resíduos para re...
15/05/25
IBP
Políticas públicas bem estruturadas são essenciais para ...
15/05/25
IBP
Gás natural é essencial para garantir segurança energéti...
14/05/25
Apoio Marítimo
Svitzer celebra 10 anos de operação no Brasil com expans...
14/05/25
Pesquisa
ANP convida postos de combustíveis a participarem de pes...
14/05/25
Energia Solar
Parceria entre BYD e JV Gera + Raizen instala nove usina...
14/05/25
Evento
Data centers, energia e sustentabilidade estão no centro...
14/05/25
Sustentabilidade
Repsol Sinopec lança Plano de Sustentabilidade para 2025
14/05/25
Gás Natural
Comgás realiza chamada pública para aquisição de gás natural
14/05/25
Bahia Oil & Gas Energy 2025
BOGE25 terá oportunidades de negócios para empresas do s...
13/05/25
Bioenergia
Acordos com a China mostram força do modelo brasileiro d...
13/05/25
Evento
Sebrae promove rodada de negócios na feira NT2E
13/05/25
Petrobras
Campos de Búzios e Atapu receberam quase o total dos US$...
13/05/25
Espírito Santo
ES Gás injeta biometano na rede e inaugura fase de desca...
13/05/25
Petrobras
Conselho de Administração da Petrobras aprova pagamento ...
13/05/25
OTC HOUSTON 2025
Petronect colabora com o fortalecimento da cadeia de sup...
12/05/25
Resultado
Vibra adota relatório integrado e fecha 2024 com lucro r...
12/05/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22