Desembarcou na quinta-feira (2) em Niterói a primeira mulher a assumir a função de comandante em um rebocador AHTS, o Skandi Copacabana - primeiro a ser construído e tripulado por brasileiros, pertencente ao Grupo DOF ASA. Tereza Cristina Vieira dos Santos, que trabalha há dois anos e meio para a companhia, iniciou sua carreira no grupo como piloto, passando a imediato antes de assumir a função de comandante. Hoje ela completa sua primeira jornada ocupando o maior posto na hierarquia de um navio.
Tereza é paraense, de Belém, se formou pelo Centro de Instrução Almirante Braz Aguiar (Ciaba) em Ciências Náuticas e, logo em seguida, começou carreira na marinha mercante embarcando em navios petroleiros de longo curso. Em seguida, mudou seu foco para as atividades de apoio offshore trabalhando para companhias de suporte marítimo à exploração e produção de petróleo.
Segundo ela a experiência nesse último embarque foi muito válida e o objetivo agora é aprimorar o trabalho. “A responsabilidade aumenta, pois o comandante de rebocador atua não só na tomada de decisões, mas tem também responsabilidades técnicas como mobilização, desmobilização e ancoragem das plataformas, reboque, pesca de sistemas subaquáticos entre outras”, diz.
Tereza também destaca a satisfação de ocupar uma posição em um mercado estritamente masculino. “Estar num mercado predominantemente masculino é um grande desafio, por isso é muito importante ter experiência, conhecimento e pulso forte”, afirma.
"Teresa teve um excelente desempenho, demonstrando alinhamento com os procedimentos técnicos e operacionais do grupo, boa gestão da tripulação a bordo e um profundo conhecimento da embarcação, adquirido durante sua jornada de mais de dois anos atuando na unidade", afirma o gerente do departamento de projetos, Jime Braga.
De acordo com o Grupo DOF, as mulheres têm presença marcante na companhia. No Brasil, o grupo conta com duas imediatas: Débora de Paula Ferreira (imediato do primeiro lançador de dutos (PLSV) construído no Brasl e maior navio de apoio marítimo já construído no país - Skandi Vitória) e Luana Soares (imediato do maior AHTS já construído no hemisfério sul - Skandi Amazonas).
Além disso, o supridor (PSV) Skandi Hav conta com a comandante Rosiléia Barbará.