EPE

Termelétricas a gás natural são maioria em cadastramento para leilão de energia

O próximo leilão de energia nova (A-3), que será realizado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) no dia 27 de agosto, terá 119 usinas participantes. Quase a metade delas é de termelétricas movidas a gás natural.

Agência Brasil
03/06/2009 09:12
Visualizações: 590

O próximo leilão de energia nova (A-3), que será realizado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) no dia 27 de agosto, terá 119 usinas participantes. Quase a metade delas é de termelétricas movidas a gás natural.

 

O cadastramento foi encerrado na segunda-feira (1º) e a EPE informou que os projetos totalizam 14.362 megawatts (MW) de potência instalada, em sete diferentes tipos de fontes de geração.

 

 

O leilão tem objetivo de contratar energia para atendimento do mercado consumidor a partir de 2012. Segundo a assessoria de imprensa da EPE, do total de usinas inscritas, 54 são termelétricas movidas a gás natural, com capacidade instalada de 11.344 MW. Dessas, 21 estão no Espírito Santo, somando 4.258 MW.

 


O presidente da EPE, Maurício Tolmasquim, considerou positiva a participação das usinas térmicas a gás natural, uma vez que, assim, reduz-se a oferta de usinas movidas a óleo combustível, que são mais caras e mais poluentes.


 

Ele acredita que no leilão posterior a esse (A-5), que visa a atender o mercado consumidor a partir de 2014, a tendência é que haja uma maior redução do impacto ambiental, porque serão ofertadas mais usinas hidrelétricas.


 

A EPE registrou também a inscrição de 31 pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), representando uma potência de 390 MW. A EPE vai analisar, agora, os documentos enviados pelos empreendimentos.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Subsea
Priner expande atuação no offshore com lançamento de sol...
13/02/26
Firjan
Recorde no petróleo sustenta crescimento da indústria do...
13/02/26
E&P
Tecnologia brasileira redefine a produção em campos madu...
13/02/26
Bahia Oil & Gas Energy
Produção em campos terrestres de petróleo e gás deve cre...
12/02/26
Pré-Sal
Plataforma da Petrobras, P-79, chega ao campo de Búzios
12/02/26
Resultado
Com 2,99 milhões boed, produção de petróleo e gás da Pet...
12/02/26
PPSA
MME e MMA liberam setores estratégicos do pré-sal e viab...
12/02/26
Oferta Permanente
Manifestação conjunta abrangente e inédita agiliza inclu...
12/02/26
Biometano
Biometano em foco com debate sobre crédito, regulação e ...
12/02/26
Pessoas
Mario Ferreira é o novo gerente comercial da Wiz Corporate
11/02/26
Resultado
Portos brasileiros movimentam 1,4 bilhão de toneladas em...
10/02/26
Energia Elétrica
Lançamento de chamada do Lab Procel II reforça o Rio com...
10/02/26
Energia Elétrica
Prime Energy firma novo contrato com o Hotel Villa Rossa...
10/02/26
Energia Elétrica
ABGD apresenta à ANEEL estudo técnico sobre impactos da ...
09/02/26
Tecnologia e Inovação
Brasil estrutura marco normativo para gêmeos digitais e ...
07/02/26
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
Pessoas
Mauricio Fernandes Teixeira é o novo vice-presidente exe...
06/02/26
Internacional
Petrobras fica com 42,5% de bloco exploratório offshore ...
06/02/26
Sergipe Oil & Gas 2026
Ampliação de espaço no Sergipe Oil & Gas vai garantir ma...
05/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.