OTC 2011

Termina hoje, em Houston, maior feira de petróleo offshore do mundo

Superando o recorde de participação de empresas com 2.500 expositores, termina nesta quinta-feira (5), em Houston, a Offshore Technology Conference (OTC). Os impactos para o desenvolvimento offshore em águas profundas no Golfo do México após o acidente no campo de

Redação TN/ Maria Fernanda Romero
05/05/2011 10:58
Termina hoje, em Houston, maior feira de petróleo offshore do mundo Visualizações: 1198
Superando o recorde de participação de empresas com 2.500 expositores, termina nesta quinta-feira (5), em Houston, a Offshore Technology Conference (OTC). Os impactos para o desenvolvimento offshore em águas profundas no Golfo do México após o acidente no campo de Macondo foi destaque nas apresentações. 
A OTC 2011 reuniu cerca de 2.500 expositores de mais de 110 países. A estimativa de visitantes foi de aproximadamente 60 mil. Durante a feira foram apresentados 300 papers técnicos pelas empresas participantes. Questões relacionadas a avaliação de risco, segurança da perfuração, desenvolvimento energético e respostas para vazamentos no desenvolvimento de futuros projetos de óleo e gás foram os temas abordados nas sessões técnicas.
A OTC também premiou 15 inovações tecnológicas. Entre as empresas premiadas estiveram a Baker Hughes, Halliburton, SBM Offshore, Schumberger e Weatherford International.

Delegação brasileira
De acordo com a Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip), a delegação brasileira, composta por cerca de 1.500 integrantes, foi a terceira maior presente ao evento, atrás apenas de Reino Unido e China. Em 2010, foram 1.270 e em 2009, 883 participantes.

Este ano o Pavilhão Brasil, contou com 33 empresas expositoras, sendo que 18 delas participam pelo terceiro ano consecutivo. A delegação brasileira é composta, entre outras, por empresas como Chemtech, FAP; Flexomarine, Keppel Fels, Lupatech, Metroval, Schulz; Stemac e WEG. Além das empresas, estão presentes no Pavilhão Brasileiro a ABEMI – Associação Brasileira de Engenharia Industrial, a ANP – Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis e Rio Negócios, Agência oficial da cidade do Rio de Janeiro responsável por atrair novos investimentos.
Pré-Sal
Por mais um ano, a apresentação da Petrobras sobre o desenvolvimento da produção no pré-sal brasileiro e perspectivas para o futuro dos projetos na área foi uma das mais concorridas do evento, com cerca de 500 espectadores. 

Ontem, o gerente executivo do pré-sal, José Formigli apresentou um breve histórico dos principais marcos da fase de exploração e avaliação do pré-sal, de 2000, quando seções sísmicas 2D já sinalizavam potenciais reservatórios na área do pré-sal da Bacia de Santos, até 2010 com a incorporação das áreas de cessão onerosa.


"Não poderíamos ter avançado neste projeto da forma convencional, desenvolvendo a produção individualmente. Precisávamos de uma visão global dos projetos, a partir de um planejamento de alto nível", informou Formigli, sobre o plano diretor do polo pré-sal da Bacia de Santos, o Plansal, criado em 2008. 
Segundo ele a estatal hoje produz mais de 100 mil barris de petróleo por dia no pré-sal das bacias de Campos e Santos e até 2020 a produção destas áreas deve corresponder a um quarto do total produzido pela Petrobras. Formgli ressaltou as tecnologias de última geração que estão sendo concebidas para viabilizar o desenvolvimento da produção, dentre elas destacou a utilização de nanopartículas - que injetadas no reservatório poderão monitorar o fluxo de petróleo-; além de novas soluções de processamento submarino e perfuração a laser.


De acordo com Formigli, até 2015, a Petrobras e seus parceiros pretendem investir US$ 73 bilhões no pré-sal da Bacia de Santos. 
Mais Lidas De Hoje
veja Também
SOG 2026
Distribuição de gás em Sergipe entra na agenda estratégi...
30/06/26
ANP
Royalties: valores referentes à produção de abril foram ...
29/06/26
Margem Equatorial
Aprovada a indicação de 86 blocos na Margem Equatorial p...
27/06/26
FPSO
MODEC e Eld Energy assinam Memorando de Entendimento par...
26/06/26
Pré-Sal
Campo de Búzios supera próprio recorde e produz 1 milhão...
25/06/26
Navegação Interior
Paraná-Tietê: a hidrovia que integra três regiões e impu...
24/06/26
Investimento
Com alta na movimentação de cargas, Porto de Paranaguá a...
22/06/26
Energy Summit
Energy Summit 2026: Tecnologias da Embrapii fortalecem a...
22/06/26
Exportação e Logística
Porto do Açu realiza primeira operação de movimentação d...
22/06/26
Indústria Naval
Ecovix assina contrato para a construção de quatro navio...
19/06/26
Resultado
Movimentação de cargas no Porto de Imbituba ultrapassa 3...
18/06/26
Exportações
Para ONIP tributação sobre exportações de petróleo compr...
18/06/26
Eólica Offshore
Com representante no Comitê Diretor da CEM, o WFO reforç...
18/06/26
Oportunidade
Norsul e Norcoast investem na formação de novos Oficiais...
17/06/26
Logística
Porto de Itaqui consolida força do Arco Norte e encurta ...
15/06/26
Internacional
Agenda de sustentabilidade dos portos brasileiros ganha ...
12/06/26
Navegação Interior
Com recursos do Fundo da Marinha Mercante, Região Norte ...
10/06/26
BOGE 2026
Smart Control ganha destaque na Bahia Oil & Gas Energy 2...
08/06/26
Investimentos
Mar aberto para o crescimento: investimentos impulsionam...
08/06/26
PPSA
CNOOC e Petrochina arrematam cargas de Atapu e de Bacalh...
05/06/26
BRANDED CONTENT
Complexo de Energias Boaventura impulsiona o futuro ener...
05/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.