O TCP - Terminal de Contêineres de Paranaguá, um dos maiores terminais portuários de contêineres do Brasil, anunciou hoje a nomeação do executivo Luiz Antonio Alves para o cargo de presidente da empresa. Alves, que desde o ano passado exercia a função de diretor financeiro do TCP, assume no lugar de David Simon, que estava no cargo desde a criação do TCP, em 1999, e que agora passará a assessorar o Conselho de Administração. Juarez Moraes e Silva permanece no cargo de diretor superintendente comercial.
A partir da entrada da empresa de investimentos Advent International como sócia do Terminal, anunciada no início de 2011, o TCP vem realizando um dos maiores planos de investimento do setor portuário no Brasil, que consumirão investimentos de R$ 250 milhões até 2013. Neste período o TCP expandiu sua capacidade anual de 800 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) para 1,2 milhão de TEUs, por meio da compra e instalação de novos equipamentos, como três portêineres Post Panamax, seis transtêineres e nove caminhões, bem como reforma de equipamentos existentes.
Em paralelo aos investimentos em equipamentos e manutenção, o TCP trabalhou na elevação da qualidade dos serviços prestados, com o objetivo de atingir o nível de excelência dos melhores portos do mundo. Para isso, foram feitos investimentos na melhoria da gestão que permitiram um aumento de 130% na produtividade, desempenho que se traduziu em importante redução de custos operacionais para os clientes do TCP.
Como novo presidente do TCP, Alves terá como missão intensificar os planos de modernização, ampliação e crescimento do Terminal por meio de uma séria de iniciativas, como a construção de um terceiro píer de atracação, a compra de novos equipamentos para o novo píer, a melhoria no atendimento a clientes, além da entrada em novos mercados. “Estamos trabalhando para que o TCP se torne uma referência mundial em eficiência, oferecendo para seus clientes, serviços melhores e custos operacionais de logística menores”, afirma Alves, acrescentando que até o final de 2013 o Terminal atingirá capacidade de 1,5 milhão TEUs/ano.
Antes de entrar no TCP, Luiz Antonio Alves atuou na Booz & Co, Motorola, e nos últimos oito anos como sócio na Advent International. O executivo é graduado em administração na EAESP – Fundação Getúlio Vargas com MBA na Columbia University – GSB.