Produtos e Serviços

Terminal Multicargas do Açu recebe primeiro navio da rota Antuérpia – Açu

Embarcação estava carregada com turbina a gás da termelétrica em construção no Complexo; terminal se consolida como melhor opção para carga geral

Redação/Assessoria
06/05/2019 10:46
Terminal Multicargas do Açu recebe primeiro navio da rota Antuérpia – Açu Imagem: Divulgação Siemens Visualizações: 1218

O Terminal Multicargas (T-MULT) do Complexo do Porto do Açu, localizado no Norte Fluminense, recebeu nesta semana a embarcação BBC Amethyst, que trouxe a primeira turbina a gás da UTE GNA I, principal equipamento que irá compor a ilha de energia da termelétrica em construção no complexo pela Gás Natural Açu (GNA).

A embarcação foi a primeira da rota Porto da Antuérpia – Porto do Açu. Além da turbina, o navio estava carregado também com outros equipamentos e peças para a termelétrica. Toda a operação de descarregamento foi realizada por colaboradores do T-MULT, que são treinados para atuar com diferentes cargas, como granéis sólidos, cargas de projetos e carga geral.

Divulgação

“Esta operação foi um importante marco, não somente pela relevante carga que movimentou, mas também por ser a primeira embarcação a fazer a rota entre a Antuérpia e o Açu, portos parceiros desde 2017. O Porto do Açu está localizado estrategicamente no Sudeste do Brasil, próximo aos principais campos de petróleo, e reúne componentes que são vantajosos em termos de movimentação de cargas, logística e indústria, e isso certamente é importante para o desenvolvimento de ambos os portos. Temos certeza que muitas operações ainda serão realizadas a patir desta rota”, afirmou Tadeu Fraga, CEO da Porto do Açu Operações.

Para Tessa Major, diretora comercial da Porto do Açu Operações, “ambos os portos têm profundo conhecimento em movimentação de cargas de projeto e visam o crescimento sustentável. Além disso, os diferenciais competitivos do Açu, que foi desenvolvido no conceito porto-indústria, foram decisivos para o sucesso desta operação”, afirmou.

A turbina, fabricada pela Siemens, foi transportada, na primeira parte do trajeto, por uma barcaça vinda de Mülheim, Alemanha, para o terminal Katoen-Natie, em Antuérpia, onde foi posteriormente carregada no porão da embarcação da BBC. Com capacidade de 1,3 GW, a planta termelétrica começa a operar em 2021 e poderá abastecer aproximadamente 6 milhões de residências.

Conheça o T-MULT

O recebimento das cargas para a construção da termelétrica  diretamente no Açu é resultado dos diferenciais do Complexo, que foi desenvolvido no conceito porto-indústria. Além disso, o Açu conta com vias preparadas para o transporte de cargas com grandes dimensões, e um Terminal Multicargas apto a movimentar diversos tipos de carga de projeto, incluindo heavy-lift. Com isso, toda a operação pode ser realizada no mesmo local, trazendo sinergia e reduzindo o custo logístico das empresas.

A infraestrutura do T-MULT também é um diferencial: 14,5m de profundidade e homologação para receber embarcações com calado de até 13,1 metros -  o que permite a atracação de navios Panamax, e cais de 500m, sendo 340 metros operacionais. Além disso, o terminal conta com 182 mil m² de retroárea, grande pátio de estocagem com até 1 milhão de m² para apoiar serviços de transbordo e capacidade de suporte de solo de até 10 toneladas/m².

Em operação desde 2016, o T-MULT não possui filas de espera para atracação e opera 24 horas, 7 dias por semana. Além disso, já realiza importação/exportação de diversos tipos de carga de projeto, como pás eólicas, caminhões fora de estrada, cargas de O&G (risers, bobinas, árvores de natal para operações subsea, condensadores e turbinas). A previsão para 2019 é que sejam recebidos mais de 20 navios, com cerca de 20 mil toneladas de carga de projetos.

Desde o início das operações do Terminal Multicargas em 2016, o terminal apresentou crescimento de 96% no volume movimentado, totalizando 1,4 milhão de toneladas. O portfólio de produtos e clientes também cresceu significativamente. Em 2018, por exemplo, foram operados 7 tipos de produtos diferentes para um total de 15 clientes, o dobro do atendido em 2017. Além disso, o T-MULT também atingiu recorde de eficiência de descarregamento de cerca de 22 mil toneladas/dia.

Diferenciais

Os diferenciais do Terminal Multicargas, assim como sua vocação e capacidade para movimentação de breakbulk, serão apresentados em duas feiras na Europa, que acontecem nste mês. De 07 a 09 de maio o Açu será representado na Antwerp XL, primeira edição da feira internacional de comércio, com foco na logística de breakbulk, roro e heavy lift, que acontece na Antuérpia. De 21 a 23 de maio, o Porto será representado na Breakbulk Europe, em Bremen, Alemanha. A feira tem foco em breakbulk e carga de projeto.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Investimentos
Setor de navegação investiu mais de R$ 70 milhões em açõ...
04/11/25
Evento
Porto do Açu e Porto de Antuérpia-Bruges assinam carta d...
03/11/25
OTC Brasil 2025
Petrobras estuda ter centro logístico no Amapá enquanto ...
03/11/25
OTC Brasil 2025
OTC Brasil 2025 reúne mais de 23 mil pessoas no Rio de J...
31/10/25
Resultado
Porto de Itajaí cresce em 8 meses 127% acima do registra...
30/10/25
OTC Brasil 2025
OTC Brasil conecta potencial da Margem Equatorial a inve...
30/10/25
OTC Brasil 2025
Porto do Açu e IKM avançam em parceria para criação do p...
30/10/25
Brandend Content
Intercabos® celebra 25 anos de excelência e inovação no ...
30/10/25
OTC Brasil 2025
Inteligência Artificial, CCUS e descomissionamento sinal...
30/10/25
OTC Brasil 2025
ONIP e Firjan promovem reunião com a Transpetro
30/10/25
Reconhecimento
Primeira edição do Prêmio Navegue + Brasil reconhece emp...
30/10/25
OTC Brasil 2025
Porto do Açu e SISTAC assinam acordo para fornecer servi...
29/10/25
Royalties
Valores referentes à produção de agosto para contratos d...
29/10/25
OTC Brasil 2025
Exploração de O&G é chave para o desenvolvimento social ...
28/10/25
Pré-Sal
Petrobras informa sobre recorde de produção do FPSO Almi...
28/10/25
COP30
COP30 receberá exposição com fotografias sobre preservaç...
28/10/25
OTC Brasil 2025
Petrobras participa da OTC Brasil 2025, no Rio de Janeiro
27/10/25
OTC Brasil 2025
Infotec Brasil chega à OTC Brasil 2025 com foco em gente...
27/10/25
Evento
Encontro anual da ATP debate inovação para fomentar dese...
24/10/25
Leilão
Petrobras vence leilão e arrenda terminal RDJ07 no Porto...
23/10/25
OTC Brasil 2025
Evento reúne lideranças globais da indústria offshore e ...
23/10/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.