Porto de Santos

Trabalho no Porto de Santos cresce 25%

<P>O trabalho no Porto de Santos aumentou 25% em janeiro último, de acordo com levantamento do Órgão Gestor de Mão-de-obra (Ogmo). Nesse mês foram escalados 6.511 avulsos (estivadores, conferentes e pessoal do bloco, entre outros) contra 5.176 no mesmo período do ano anterior. Mas o ganho real...

A Tribuna - SP
21/03/2007 00:00
Visualizações: 456 (0) (0) (0) (0)

O trabalho no Porto de Santos aumentou 25% em janeiro último, de acordo com levantamento do Órgão Gestor de Mão-de-obra (Ogmo). Nesse mês foram escalados 6.511 avulsos (estivadores, conferentes e pessoal do bloco, entre outros) contra 5.176 no mesmo período do ano anterior. Mas o ganho real do portuário teve uma queda.

Apesar do maior número de trabalhadores chamados ao cais, o valor pago a esses profissionais teve um aumento de somente 7,26%, passando de R$ 10.803.843,25 para R$ 11.589.024,47. A média de ganhos, portanto, foi de quase R$ 1,8 mil por avulso, quando era de pouco mais de R$ 2 mil no primeiro mês do ano de 2006.

Segundo o gerente de operações do Ogmo, Ubiratan Vargas Xavier, mesmo assim, este foi o melhor janeiro da história da entidade. ‘‘Eu atribuo esse resultado a dois fatores. O primeiro é a temporada de transatlânticos, que exigiu muita mão-de-obra, e o segundo são os resquícios dos embarques do açúcar’’, explicou Xavier.

Em relação aos navios de cruzeiros, essa foi a maior e mais longa temporada e, por isso, resultou na requisição de mais gente que nas estações anteriores, especialmente de estivadores. Mas a movimentação também exigiu escalações de trabalhadores de retroárea, como guindasteiros e vigias.

A operação nos transatlânticos depende dos avulsos quando há fornecimento a navios — seja de gêneros alimentícios, seja de combustível para a embarcação. ‘‘Um navio médio de passageiros demanda cerca de dois ternos (equipes de trabalhadores)’’. Conforme dados estatísticos do Ogmo, em janeiro último foram feitas 121 requisições ao órgão pelas operadoras de navios de cruzeiros, ante os 79 pedidos do mesmo mês de 2006.

Em relação ao açúcar — a segunda razão para o aumento do pagamento aos avulsos na comparação dos dois últimos meses de janeiro — os embarques da carga permaneceram fortes no início deste ano. Apesar de ser pouco sazonal (as exportações da commodity distribuem-se ao longo do ano) a maior parte dos embarques nunca acontece em dezembro, janeiro e fevereiro.

Mas foi justamente nesse trimestre que elas se acentuaram em relação ao mesmo período de outros anos. Excepcionalmente no início deste ano ainda houve exportação do granel. E como o açúcar é a carga que mais emprega mão-de-obra do Ogmo — de acordo com a empresa, um cargueiro do tipo exige cinco ternos de trabalho —, foram feitas várias escalações no período.

Esse cenário explica o aumento de estivadores chamados ao cais — de 3.443 homens em janeiro retrasado para 4.873 homens em janeiro passado, um crescimento de pouco mais de 41%.

O mesmo vale para o número de solicitações de vigias de bordo. Em janeiro de 2006 foram escalados 3.812 ante 4.071 no mesmo mês este ano, um aumento de 6,7%.

No total, houve um aumento de 1.071 requisições entre os dois últimos meses de janeiro, saindo de 3.307 para 4.378 — um salto de 32,3%. Cada requisição é um pedido de solicitação, que pode ser tanto de um terno como de cinco ternos.

Em relação às categorias que registraram redução nas escalações — conferentes e empregados da administração, por exemplo — o gerente de operações do Ogmo, Ubiratan Xavier, argumenta. ‘‘Alguns conferentes têm vínculo empregatício com o operador, então um operador que não tenha conferente requisita mais’’.

Já em relação aos trabalhadores do Sindaport, explicou Xavier, ‘‘houve alguns operadores que conseguiram, através de liminar, a possibilidade de não requisitar’’. Foi o caso do Terminal para Exportação de Veículos (TEV), por exemplo.

De acordo com Xavier, as perspectivas para este ano não são tão otimistas e não devem repetir a média dos resultados de janeiro último. Segundo ele, devido à tendência de o País exportar etanol os usineiros devem deixar de produzir o açúcar a granel priorizando o combustível — operação na qual a mão-de-obra do trabalhador avulso não é utilizada.

‘‘Isso é uma expectativa, pois a economia está tendendo para o etanol’’, explicou Xavier, que disse, porém, não ter dados comprovando essa situação. ‘‘Mas isso deve começar a ocorrer no meio do ano’’, apostou, lembrando que o Ogmo ‘‘já sentiu isso em 2004’’, quando da explosão da produção dos carros flex (bicombustíveis).

Fonte: A Tribuna - SP

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Energia Elétrica
Bandeira vermelha eleva custo da energia, mas associados...
27/08/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
IBP debate investimentos em infraestrutura e logística n...
27/08/25
ANP
Segunda etapa de audiência pública debate classificação ...
27/08/25
IBP
RELIVRE reafirma a competência federal referente à ativi...
27/08/25
Royalties
Valores referentes à produção de junho para contratos de...
27/08/25
ANP
Pesquisa, desenvolvimento e inovação: ANP atualiza Paine...
27/08/25
Seminário
PPSA abre inscrições para Seminário de Lançamento do Lei...
27/08/25
IBP
Carta Aberta em apoio à ANP na classificação de gasoduto...
27/08/25
Logística
Vast Infraestrutura inicia construção do parque de tanca...
26/08/25
Biodiesel
Rumo a uma navegação mais sustentável, Citrosuco inicia ...
26/08/25
ANP
Oferta Permanente de Concessão: resultado parcial do 5º ...
26/08/25
PD&I
Projeto Embrapii transforma algas de usinas hidrelétrica...
26/08/25
PPSA
Leilão de Áreas Não Contratadas será realizado em dezembro
26/08/25
IBP
Desafio iUP Innovation Connections inicia etapa de capac...
25/08/25
Transição Energética
Fórum Nordeste 2025 discute energias renováveis, sustent...
25/08/25
Margem Equatorial
10 perguntas e respostas sobre a Avaliação Pré-Operacion...
25/08/25
Internacional
UNICA participa de encontro internacional na Coreia de S...
25/08/25
Reconhecimento
HPG Lab é premiado no Prêmio Inventor Petrobras 2025 com...
25/08/25
Combustíveis
Etanol anidro recua e hidratado sobe na semana de 18 a 2...
25/08/25
Firjan
Rede de Oportunidades na Navalshore 2025 bate recorde de...
22/08/25
Mobilidade Sustentável
Shell Eco-marathon Brasil 2025 desafia os limites da mob...
22/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.