GNL

Transpetro estuda possibilidades logísticas do GNL

A subsidiária de transportes da Petrobras tem realizado estudos sobre as possibilidades de logísticas para o uso de gás natural liqüefeito (GNL). No entanto, o presidente da empresa informa que o estudo é feito por antecipação e não por solicitação da holding.


10/05/2006 00:00
Visualizações: 1301

O presidente da Transpetro, Sérgio Machado, admite que a subsidiária de transportes da Petrobras tem realizado estudos sobre as possibilidades de logísticas para o uso de gás natural liqüefeito (GNL). No entanto, informa que o estudo é feito por antecipação e não por solicitação da holding, a Petrobras. "Se uma empresa de logística espera ser demandada, quando tem que oferecer a solução, o tempo já passou", justifica.

A partir dos estudos, Machado considera as possibilidades de compra ou afretamento de navios GNL pela Petrobras, que seriam operados pela Transpetro. Uma terceira opção é o afretamento a casco nu, feito pela própria Transpetro, que disponibilizaria tripulação brasileira para a embarcação. Neste tipo de negócio seria necessária a capacitação de marítimos para a operação neste tipo de navio.

Machado assegura que todas as possibilidades são possíveis, embora admita o aquecimento do mercado naval mundial. "Se há em carteira mais de 5 mil navios para construir e são cerca de 1.300 construídos por ano, sempre tem um jeito de conseguir uma embarcação", afirma.

Durante o evento de inauguração do Centro de Tecnologia de Dutos (CTDUT)  nesta quarta-feira (10/05), o executivo informou ainda que continuam as negociações sobre os preços dos petroleiros que deverão ser construído para a Transpetro para a efetivação do Programa Nacional de Renovação e Modernização da Frota (Pronaf), que pretende encomendar 42 navios, sendo que 26 já foram licitados e estão em negociação de preços nesta primeira fase.

Segundo Machado, não há divulgação de prazo para a declaração final dos estaleiros contratados para as construções porque conforme haja imposição de limite de tempo, heverá maior dificuldade na fase negocial. Ele também ressalta, que a negociação continua porque a Transpetro não está disposta a comprar os navios a qualquer preço, mas assegura que já houve vários avanços durante o processo.

O objetivo da estatal de transportes, conforme observa o executivo, é assinar os contratos o mais rápido possível para que ocorra uma revitalização consistente do setor. "As empresas de outros países, como a PDVSA, a Mäersk, a Aliança (que tem controle internacional) querem comprar, mas ninguém vai investir onde não há competência", resume Machado.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Bacia de Campos
ANP fiscaliza plataforma na Bacia de Campos
14/03/26
Oferta Permanente
Inclusão de 15 novos blocos no edital da Oferta Permanen...
14/03/26
Rio de Janeiro
Prefeitura assina cessão do prédio do Automóvel Clube pa...
13/03/26
Resultado
Porto do Açu bate recorde histórico em movimentações
13/03/26
Meio Ambiente
Após COP30, IBP promove encontro para debater agenda cli...
13/03/26
QAV
Aprovada resolução que revisa as regras voltadas à quali...
13/03/26
Biocombustíveis
ANP participará de projeto de pesquisa sobre aumento de ...
13/03/26
Resultado
Petrobras recolheu R$ 277,6 bilhões de Tributos e Partic...
13/03/26
Internacional
Diesel S10 sobe 16,43% em 12 dias, mostra levantamento d...
13/03/26
Pré-Sal
Shell conclui assinatura de contratos de alienação que a...
12/03/26
Energia Elétrica
Geração distribuída atinge marco de 50 GW e se consolida...
12/03/26
FEPE
FEPE 2026: ação em movimento
11/03/26
Bacia de Santos
Lapa Sudoeste inicia produção, ampliando a capacidade no...
11/03/26
Pré-Sal
Primeiro óleo de Lapa Sudoeste consolida produção do pré...
11/03/26
Gás Natural
Gas Release pode atrair novos supridores e criar competi...
11/03/26
Resultado
PRIO registra receita de US$ 2,5 bilhões em 2025 com exp...
11/03/26
Bacia de Santos
Brasil: Início da Operação de Lapa Sudoeste
11/03/26
Pré-Sal
Seatrium impulsiona P-78 à injeção do primeiro gás após ...
11/03/26
PPSA
Assinatura de contratos de Mero e Atapu consolida result...
11/03/26
Empresas
Justiça suspende aumento de IRPJ e CSLL e decisão pode i...
10/03/26
Biodiesel
Setor de Combustíveis Defende Liberação da Importação de...
10/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.