Redação TN com Assessoria Transpetro
A Transpetro lança, nesta quarta-feira (17/9), o Guia de Referência de Saúde Marítima, o primeiro do setor a reunir, em um só lugar, normas e convenções nacionais e internacionais sobre a gestão da saúde no mar. O manual compila informações essenciais de diferentes instituições para profissionais da saúde que atuam a bordo.
O objetivo do guia é fomentar o intercâmbio de conhecimentos, práticas e normativas que impactam a saúde de trabalhadores embarcados, agregando protocolos e procedimentos para atendimento em situações de rotina e melhores práticas para avaliação de aptidão física e de risco médico de trabalhadores a bordo, além da classificação de patologias e teleatendimento a emergências.
Segundo o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, o manual coloca a companhia como uma referência no cuidado aos profissionais que atuam no mar.
"O lançamento do primeiro guia de saúde marítima do setor é um avanço significativo na promoção de ambientes de trabalho mais seguros, saudáveis e humanos em toda a indústria marítima. Os trabalhadores embarcados enfrentam desafios únicos, e garantir que tenham acesso às melhores práticas e orientações de saúde é uma forma concreta de reconhecer sua importância para a operação da empresa e para o país. Essa iniciativa reforça o compromisso da Transpetro com o cuidado genuíno com as pessoas e com decisões estratégicas que priorizam o bem-estar dos profissionais", ressalta Bacci.
O guia será lançado durante o Seminário de Saúde Marítima da Transpetro, evento que que promove o diálogo entre representantes das áreas de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS) do Sistema Petrobras, órgãos reguladores e governamentais, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Marinha do Brasil e Ministério do Trabalho, bem como entidades sindicalistas e armadores.
Para o gerente executivo de SMS da Transpetro, Raildo Viana, o documento funciona como uma ferramenta para auxiliar os profissionais do setor nas situações cotidianas.
"O guia representa um avanço prático para o setor marítimo, ao reunir em um único documento protocolos, orientações e boas práticas que antes estavam dispersos e se aplicam a todos os operadores de navio. Ele foi pensado para facilitar a atuação dos profissionais de saúde que atendem trabalhadores embarcados, oferecendo uma referência clara e acessível sobre os procedimentos adequados em diferentes situações a bordo. Com isso, contribuímos para a padronização do atendimento, o
alinhamento às normas vigentes e, principalmente, para a agilidade e assertividade nas decisões que impactam diretamente a saúde dos marítimos", explica.
Teleatendimento reconhecido
O guia de referência é um novo desdobramento das ações da Transpetro na área de saúde marítima. Em agosto, durante a Navalshore, a companhia recebeu uma certificação de excelência técnica da sociedade classificadora American Bureau of Shipping (ABS) por seu programa Saúde a Bordo, iniciativa de telemedicina pioneira na América Latina incluída em todos os 26 navios da frota própria da Transpetro. O sistema adota padrões internacionais e será usado como modelo de telemedicina pela ABS.
Aliando tecnologia de ponta e protocolos de saúde, o programa garante atendimento on-line de qualidade às tripulações e oferece aos comandantes mais segurança em casos de emergência médica durante a navegação. Além da estrutura disponível nos navios, uma equipe médica sediada no Rio de Janeiro fica disponível 24 horas por dia para atender remotamente os embarcados.
Sobre a Transpetro
Operando 48 terminais (27 aquaviários e 21 terrestres), cerca de 8,5 mil quilômetros de dutos e 33 navios, a Transpetro é a maior subsidiária da Petrobras. A empresa é a maior companhia de logística multimodal de petróleo, derivados e biocombustíveis da América Latina.
A Transpetro presta serviços a distribuidoras, à indústria petroquímica e demais empresas do setor de óleo e gás. A carteira da subsidiária da Petrobras conta com mais de 170 clientes.
Fale Conosco
23