Meio ambiente

"Um oceano para todos" com projetos patrocinados pela Petrobras chega a São Paulo

Mostra conta com 47 imagens que apresentam aos visitantes do Museu Catavento o universo dos animais marinhos em seus habitats naturais

Redação TN Petróleo, Agência Petrobras
26/11/2021 10:45
"Um oceano para todos" com projetos patrocinados pela Petrobras chega a São Paulo Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 1537 (0) (0) (0) (0)

A Rede Biomar, formada por cinco projetos ambientais patrocinados pelo Programa Petrobras Socioambiental, lança a exposição fotográfica “Um oceano para todos”, nesta sexta-feira (26), no Museu Catavento, em São Paulo. A mostra conta com 47 imagens registradas pelos biólogos e integrantes dos projetos que apresentam aos visitantes o universo dos animais marinhos em seus habitats naturais, trazendo à tona a importância de sua conservação. São fotos de albatrozes, baleias-jubarte, corais, golfinhos-rotadores e meros, por exemplo. A exposição fica em cartaz até fevereiro de 2022.
Com patrocínio da Petrobras, que incentiva as iniciativas para a preservação marinha no país, os projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Meros do Brasil, juntos, trabalham pela conservação de mais de 60 espécies marinhas ameaçadas de extinção na região marinha e costeira do Brasil. A dimensão deste trabalho é uma referência em ações nacional e internacionalmente atuando diretamente ao longo do litoral de 13 estados brasileiros - Pará, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O Museu Catavento foi escolhido para receber a exposição por ter a missão de aproximar crianças, jovens e adultos do mundo científico, despertar a curiosidade e transmitir conhecimentos básicos e valores sociais, por meio de exposições interativas e atraentes, com linguagem simples e acessível. O museu está localizado em um dos edifícios históricos mais importantes da cidade de São Paulo, o Palácio das Indústrias, inaugurado em 1924.

Valorizando a conservação das espécies

A Petrobras é responsável por incentivar o trabalho dos projetos para a conservação marinha no Brasil, com patrocínio para suas ações e pesquisas. A exposição “Um oceano para todos” mostra que muitas das espécies que enriquecem o litoral brasileiro passam a maior parte do tempo em alto-mar, ou submersas em regiões distantes da costa. Um exemplo disso são os albatrozes, que nascem em ilhas remotas no Atlântico Sul e viajam todos os anos para o litoral brasileiro em busca de alimento e temperaturas mais amenas. A poluição do oceano e a interação com a pesca de espinhel são as principais ameaças à conservação deste grupo de aves, considerado o mais ameaçado do planeta.

A Rede Biomar reúne cinco projetos que convergem conhecimentos e experiências para a realização de ações conjuntas, enriquecidas por decisões previstas em um Planejamento Estratégico Integrado. Os projetos atuam na proteção de espécies e ecossistemas marinhos brasileiros, cuja ocorrência inclui áreas de atuação da Petrobras. Juntos, ao longo de dez anos, já envolveram mais de 9 milhões de pessoas em ações de sensibilização e educação ambiental; produziram mais de 720 publicações técnicas e científicas; apoiaram a elaboração e execução de seis Planos de Ação Nacionais; e participaram de mais de 2.230 fóruns nacionais e internacionais.

SERVIÇO
Exposição “Um oceano para todos”
Museu Catavento
Av Mercúrio, s/n - Parque Dom Pedro II – Brás – São Paulo – SP
Informações – www.museucatavento.org.br
Horário de funcionamento: 3ª a Domingo, de 9h às 17h

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
SCGÁS divulga novos projetos aprovados por meio de leis ...
04/07/25
Rio Grande do Sul
Sulgás defende mobilização de deputados gaúchos para ass...
04/07/25
Biodiesel
ANP recebe doação de equipamentos para detectar teor de ...
04/07/25
Meio Ambiente
Biometano emite até 2,5 vezes menos CO₂ do que eletricid...
04/07/25
Fusões e Aquisições
Petróleo lidera fusões e aquisições globais; especialist...
04/07/25
Investimentos
Petrobras irá investir R$ 33 bilhões em projetos de refi...
04/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Petrobras aposta no Sergipe Oil & Gas e será a patrocina...
04/07/25
Pessoas
Julia Cruz é a nova secretária de Economia Verde, Descar...
03/07/25
Gás Natural
TBG lança produto de curto prazo flexível anual
03/07/25
Resultado
Grupo Potencial cresce 70% em vendas de Arla 32 e planej...
03/07/25
Petroquímica
Vibra entra no mercado de óleos básicos para atender dem...
03/07/25
Biocombustíveis
Brasil pode liderar descarbonização do transporte intern...
03/07/25
Energia Elétrica
PMEs: sete dicas para aderir ao mercado livre de energia
03/07/25
Oportunidade
Vibra adere ao Movimento pela Equidade Racial
03/07/25
Pré-Sal
Oil States assina novos contratos com a Subsea7
02/07/25
Sustentabilidade
Congresso Sustentável CEBDS 2025 reúne 300 pessoas em Belém
02/07/25
Energia Elétrica
Com bandeira vermelha em vigor desde junho, energia reno...
02/07/25
Amazonas
Super Terminais e Governo do Amazonas anunciam primeira ...
02/07/25
Transição Energética
CCEE reforça protagonismo na transição energética durant...
02/07/25
Biodiesel
Indústria doa equipamentos para fortalecer fiscalização ...
02/07/25
Macaé Energy
Licença Prévia do projeto Raia é celebrada na abertura d...
02/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.