Meio ambiente

"Um oceano para todos" com projetos patrocinados pela Petrobras chega a São Paulo

Mostra conta com 47 imagens que apresentam aos visitantes do Museu Catavento o universo dos animais marinhos em seus habitats naturais

Redação TN Petróleo, Agência Petrobras
26/11/2021 07:45
"Um oceano para todos" com projetos patrocinados pela Petrobras chega a São Paulo Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 2345

A Rede Biomar, formada por cinco projetos ambientais patrocinados pelo Programa Petrobras Socioambiental, lança a exposição fotográfica “Um oceano para todos”, nesta sexta-feira (26), no Museu Catavento, em São Paulo. A mostra conta com 47 imagens registradas pelos biólogos e integrantes dos projetos que apresentam aos visitantes o universo dos animais marinhos em seus habitats naturais, trazendo à tona a importância de sua conservação. São fotos de albatrozes, baleias-jubarte, corais, golfinhos-rotadores e meros, por exemplo. A exposição fica em cartaz até fevereiro de 2022.
Com patrocínio da Petrobras, que incentiva as iniciativas para a preservação marinha no país, os projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Meros do Brasil, juntos, trabalham pela conservação de mais de 60 espécies marinhas ameaçadas de extinção na região marinha e costeira do Brasil. A dimensão deste trabalho é uma referência em ações nacional e internacionalmente atuando diretamente ao longo do litoral de 13 estados brasileiros - Pará, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O Museu Catavento foi escolhido para receber a exposição por ter a missão de aproximar crianças, jovens e adultos do mundo científico, despertar a curiosidade e transmitir conhecimentos básicos e valores sociais, por meio de exposições interativas e atraentes, com linguagem simples e acessível. O museu está localizado em um dos edifícios históricos mais importantes da cidade de São Paulo, o Palácio das Indústrias, inaugurado em 1924.

Valorizando a conservação das espécies

A Petrobras é responsável por incentivar o trabalho dos projetos para a conservação marinha no Brasil, com patrocínio para suas ações e pesquisas. A exposição “Um oceano para todos” mostra que muitas das espécies que enriquecem o litoral brasileiro passam a maior parte do tempo em alto-mar, ou submersas em regiões distantes da costa. Um exemplo disso são os albatrozes, que nascem em ilhas remotas no Atlântico Sul e viajam todos os anos para o litoral brasileiro em busca de alimento e temperaturas mais amenas. A poluição do oceano e a interação com a pesca de espinhel são as principais ameaças à conservação deste grupo de aves, considerado o mais ameaçado do planeta.

A Rede Biomar reúne cinco projetos que convergem conhecimentos e experiências para a realização de ações conjuntas, enriquecidas por decisões previstas em um Planejamento Estratégico Integrado. Os projetos atuam na proteção de espécies e ecossistemas marinhos brasileiros, cuja ocorrência inclui áreas de atuação da Petrobras. Juntos, ao longo de dez anos, já envolveram mais de 9 milhões de pessoas em ações de sensibilização e educação ambiental; produziram mais de 720 publicações técnicas e científicas; apoiaram a elaboração e execução de seis Planos de Ação Nacionais; e participaram de mais de 2.230 fóruns nacionais e internacionais.

SERVIÇO
Exposição “Um oceano para todos”
Museu Catavento
Av Mercúrio, s/n - Parque Dom Pedro II – Brás – São Paulo – SP
Informações – www.museucatavento.org.br
Horário de funcionamento: 3ª a Domingo, de 9h às 17h

Mais Lidas De Hoje
veja Também
SOG 2026
ABPIP leva ao Sergipe Oil & Gas debate sobre o fortaleci...
28/07/26
GLP
Copa Energia reúne setor de GLP em ação nacional voltada...
27/07/26
Biodiesel
Volatilidade do petróleo reforça importância estratégica...
27/07/26
Fenasucro
ApexBrasil traz investidores internacionais de SAF e e-S...
27/07/26
Energia Elétrica
ENGIE contrata WEG para fornecimento de equipamentos da ...
27/07/26
Combustíveis
Etanol amplia perdas e encerra a semana pressionado
27/07/26
ANP
ANP aprova relatório de estudo sobre controle de queima ...
24/07/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas 2026 impulsiona inovação e investiment...
24/07/26
Gás Natural
ANP aprova participação no Pacto Nacional para o Desenvo...
24/07/26
Combustíveis
ANP aprova Avaliação de Resultado Regulatório sobre ativ...
24/07/26
Evento
BR Aviation apresenta seu portfólio de soluções personal...
23/07/26
Royalties
Royalties: valores referentes à produção de maio foram d...
23/07/26
Combustíveis
Setor de combustíveis e lubrificantes registra queda 1,8...
22/07/26
Gestão
Constellation alcança paridade de gênero pela segunda ve...
21/07/26
IBP
Estudos apontam redundância do imposto de exportação e e...
21/07/26
Combustíveis
Queda do diesel puxa recuo dos combustíveis em julho e e...
21/07/26
PPSA
7º Leilão Spot: PPSA comercializa cargas de Atapu e de B...
20/07/26
Fenasucro
Bioenergia amplia aporte econômico e energético do Brasil
20/07/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em queda, mas mercado dá sinais de...
20/07/26
Negócio
ENGIE Brasil Energia conclui oferta subsequente de ações...
17/07/26
Resultado
Produção de petróleo da União chega a 244 mil barris por...
17/07/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.