Pessoas

UNICA anuncia novo diretor-presidente interino

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) anunciou hoje a indicação, por seu Conselho Deliberativo, do diretor técnico Antonio de Padua Rodrigues como diretor-presidente interino da entidade. Ele ocupará o cargo até a indicação de um novo diretor-presidente em substituição a Marcos

Redação
24/04/2012 15:05
Visualizações: 1185
A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) anunciou hoje a indicação, por seu Conselho Deliberativo, do diretor técnico Antonio de Padua Rodrigues como diretor-presidente interino da entidade. Ele ocupará o cargo até a indicação de um novo diretor-presidente em substituição a Marcos Jank, que anunciou sua saída da entidade há cerca de um mês, no dia 27 de março, e hoje oficializou seu desligamento durante reunião do Conselho Deliberativo. O processo de seleção do novo executivo está em andamento. 

 

Com mais de 30 anos de atuação no setor sucroenergético, Antonio de Padua Rodrigues, ou “Padua” como é mais conhecido, integra a equipe da UNICA desde 1990 e exerce o cargo de diretor técnico desde 2003. Sua carreira inclui passagens pelo Planalsucar, o Programa Nacional de Melhoramento da Cana-de-Açúcar, onde foi Coordenador de Administração e Finanças e pelo Ministério da Indústria, Comércio e Tecnologia, onde foi Supervisor Administrativo-Financeiro dos projetos financiados pela STI, a Secretaria de Tecnologia Industrial. De 1983 a 1990, atuou como consultor e participou da implantação, junto aos fornecedores de cana, do Sistema de Pagamento de Cana por Teor de Sacarose (SPCTS).

 

Jank assumiu a presidência da UNICA e de seu Conselho Deliberativo em julho de 2007 e liderou um período de importantes realizações para o setor sucroenergético. Os avanços incluem a intensificação do diálogo com todas as esferas governamentais, diversas conquistas voltadas para as áreas trabalhista, ambiental, social e regulatória, e o estabelecimento de uma forte presença internacional, com a abertura de escritórios em Washington e Bruxelas. A ação foi fundamental para a não renovação, no final de 2011, da elevada tarifa imposta pelos Estados Unidos ao etanol importado. A UNICA também adotou uma postura proativa para a comunicação, expandindo o atendimento a demandas de veículos brasileiros e internacionais e realizando iniciativas que produziram ganhos para a imagem do setor no Brasil e no exterior, como as edições de 2009 e 2011 do Ethanol Summit e o premiado Projeto AGORA.

 

“Foi uma grande honra servir a um setor tão fundamental para a vida nacional e cada vez mais vital para o mundo, devido à crescente gama de soluções de baixo carbono que vem da cana-de-açúcar. O futuro do setor é muito promissor e tenho certeza que o trabalho realizado até aqui será uma base sólida para os avanços que veremos daqui para a frente,” afirmou Jank, que antecipou sua saída da UNICA para poder atender a convites nacionais e internacionais ligados a seus próximos passos na vida profissional. 

“Queremos registrar o nosso agradecimento ao Marcos por seu trabalho intenso e abrangente no comando da UNICA desde 2007, impactando a realidade do setor sucroenergético em inúmeras frentes, dentro e fora do Brasil. Desejamos a ele muito sucesso nos novos desafios que já se desenham em seu futuro,” disse o presidente do Conselho Deliberativo da UNICA, Pedro Parente.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pessoas
Alessandra Davolio Gomes assume a direção de um dos maio...
02/07/26
Bacia Potiguar
BRAVA Energia inaugura Centro de Operações Integradas e ...
02/07/26
Tecnologia e Inovação
ABPIP desenvolve ecossistema próprio de inteligência art...
02/07/26
Etanol de milho
Atvos lança Pedra Fundamental da primeira planta de etan...
02/07/26
Reconhecimento
Constellation é a única empresa do setor de perfuração d...
02/07/26
Gestão do Conhecimento
200 mil pessoas, zero tolerância para treinamento que nã...
01/07/26
Resultado
Com 5,597 milhões de boe/d, a produção nacional de petró...
01/07/26
Bioenergia
Hora do jogo: começa hoje o 19º Congresso Nacional da Bi...
01/07/26
Firjan
ABDAN e FIRJAN lançam Agenda Nuclear para um Brasil Comp...
01/07/26
SOG 2026
Distribuição de gás em Sergipe entra na agenda estratégi...
30/06/26
Energy Summit
CPFL Energia está entre os destaques do Energy Summit Aw...
30/06/26
Resultado
ANP divulga dados consolidados do setor regulado em 2025
30/06/26
Energy Summit
Copa Energia lança desafio de inteligência artificial pa...
30/06/26
Fenasucro
FenaBio debate avanço do SAF e o papel do Brasil na avia...
30/06/26
Transição Energética
Evento reúne especialistas para discutir os desafios e o...
29/06/26
ANP
Royalties: valores referentes à produção de abril foram ...
29/06/26
Combustível
Etanol fecha a semana em alta e amplia recuperação no me...
29/06/26
Margem Equatorial
Aprovada a indicação de 86 blocos na Margem Equatorial p...
27/06/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente: ANP divulga empresas aptas a particip...
26/06/26
Energia Elétrica
Demanda por energia elétrica cai quase 11% nos jogos do ...
26/06/26
FPSO
MODEC e Eld Energy assinam Memorando de Entendimento par...
26/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.