Coronavírus

Usiminas e Senai farão manutenção de respiradores mecânicos em Ipatinga e Belo Horizonte

Redação/Assessoria
24/04/2020 17:30
Visualizações: 889

A Usiminas e o Senai estão unindo esforços para realizarem a manutenção e reparação de respiradores mecânicos e impressoras 3D, que passarão a ser utilizados por diversas unidades hospitalares do país no tratamento de pacientes da Covid-19. As parcerias acontecem nas unidades do Vale do Aço, com a Usina de Ipatinga, e em Belo Horizonte, junto à Soluções Usiminas.

A iniciativa parte do recebimento dos equipamentos enviados pelos hospitais, que passam por um processo de triagem, onde são avaliados aqueles que podem ser recuperados. Muitos equipamentos apresentam necessidade de limpeza e calibração, passando também por revisão de seus componentes, como mangueiras, conexões, baterias, entre outros.

Para contribuir com a ação, a Soluções Usiminas disponibilizou dois colaboradores voluntários, técnicos em eletrônica para o CIT – Centro de Inovação e Tecnologia, do Senai, passando a integrar uma equipe que já recuperou dezenas de respiradores e impressoras 3D, que estão sendo encaminhados para hospitais de todo o país para o enfrentamento da Covid-19.

O mesmo serviço será realizado em um espaço que está sendo adaptado dentro das Oficinas de Manutenção da siderurgia em Ipatinga. No espaço, três colaboradores se dedicarão a reparar respiradores que chegarão via Senai de diversos hospitais. Na última semana a equipe recebeu capacitação com foco em entender os processos, requisitos, forma de manipulação e cuidados quanto à higiene dos equipamentos e pessoas.

Em Ipatinga, a última etapa do processo de manutenção, a calibração dos respiradores, deverá ser realizada na oficina de manutenção do Hospital Márcio Cunha, da Fundação São Francisco Xavier, braço social da Usiminas para a saúde e educação na região.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Workshop
ANP realiza workshop sobre proposta de novo modelo de li...
28/04/26
GLP
Subvenção ao GLP: ANP publica roteiro com orientações ao...
27/04/26
Diesel
Subvenção ao óleo diesel: ANP altera cálculo do preço de...
27/04/26
Combustíveis
E32 reforça estratégia consistente do Brasil em seguranç...
27/04/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente de Partilha (OPP): ANP aprova estudos ...
27/04/26
Royalties
Hidrelétricas da ENGIE Brasil repassam R$ 49,8 milhões e...
23/04/26
BOGE 2026
Maior encontro de petróleo e gás do Norte e Nordeste te...
23/04/26
Oportunidade
Firjan SENAI tem mais de 11 mil vagas gratuitas em quali...
22/04/26
Combustíveis
Etanol aprofunda queda na semana e amplia perdas no acum...
20/04/26
P&D
Centro de pesquisa na USP inaugura sede e impulsiona tec...
17/04/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 182 mil barris por ...
17/04/26
Reforma Tributária
MODEC patrocina debate sobre reforma tributária no setor...
17/04/26
E&P
Revisão de resolução sobre cessão de contratos de E&P é ...
17/04/26
Estudo
Consumo de gás natural cresce 3,8% em 2025 no Brasil
17/04/26
Apoio Marítimo
Mesmo com tensões globais, setor marítimo avança e refor...
17/04/26
Internacional
Petrobras assina participação em novo bloco exploratório...
17/04/26
PPSA
Petrochina arremata carga da União de Bacalhau em leilão...
17/04/26
Rio de Janeiro
Firjan calcula que, só em 2025, estado do Rio acumulou p...
16/04/26
Refino
Refinaria de Mataripe, da Acelen, reduz consumo total de...
16/04/26
Cana Summit
No Cana Summit 2026, ORPLANA e UNICA formalizam revisão ...
16/04/26
Royalties
Firjan anuncia mobilização para defender interesse do RJ...
16/04/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23