Certificação

Usina termelétrica da Petrobras recebe certificação internacional

UTE Ibirité é a primeira termelétrica movida a gás natural do Brasil a obter o reconhecimento.

Redação TN Petróleo/Assessoria
07/10/2024 15:14
Usina termelétrica da Petrobras recebe certificação internacional Imagem: Divulgação Visualizações: 5139

A UTE Ibirité (MG), com capacidade instalada de 235 MW, suficiente para atender cerca de 1milhão de habitantes, é a primeira unidade da Petrobras a obter a Certificação ISO 55.001, relativa à gestão de ativos, e a primeira termelétrica movida a gás natural do Brasil a obter esse reconhecimento. A Petrobras vem implementando, desde 2015, um Sistema de Gestão de Ativos em todo o seu Parque Termelétrico, formado por 13 usinas. A empresa é o oitavo maior agente de geração no Brasil, com 4,9 GW em capacidade instalada.

A gestão de ativos garante que eles gerem valor de maneira eficiente, segura e sustentável ao longo de sua vida útil. A certificação atesta o desempenho de classe mundial da UTE Ibirité, e reforça que a termelétrica é capaz de contribuir de forma significativa com as demandas de fornecimento do Sistema Interligado Nacional (SIN). A usina foi uma das vencedoras do Leilão de Reserva de Capacidade, realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em 2021, e assim seguirá disponível para atendimento dos despachos do Operador Nacional do Sistema (ONS), contribuindo para a segurança no atendimento de energia e potência elétrica do país nos próximos anos.

O certificado foi entregue durante o 11 Egaese, Encontro de Gestão de Ativos para Empresas do Setor Elétrico.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
SOG 2026
ABPIP leva ao Sergipe Oil & Gas debate sobre o fortaleci...
28/07/26
GLP
Copa Energia reúne setor de GLP em ação nacional voltada...
27/07/26
Biodiesel
Volatilidade do petróleo reforça importância estratégica...
27/07/26
Fenasucro
ApexBrasil traz investidores internacionais de SAF e e-S...
27/07/26
Energia Elétrica
ENGIE contrata WEG para fornecimento de equipamentos da ...
27/07/26
Combustíveis
Etanol amplia perdas e encerra a semana pressionado
27/07/26
ANP
ANP aprova relatório de estudo sobre controle de queima ...
24/07/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas 2026 impulsiona inovação e investiment...
24/07/26
Gás Natural
ANP aprova participação no Pacto Nacional para o Desenvo...
24/07/26
Combustíveis
ANP aprova Avaliação de Resultado Regulatório sobre ativ...
24/07/26
Evento
BR Aviation apresenta seu portfólio de soluções personal...
23/07/26
Royalties
Royalties: valores referentes à produção de maio foram d...
23/07/26
Combustíveis
Setor de combustíveis e lubrificantes registra queda 1,8...
22/07/26
Gestão
Constellation alcança paridade de gênero pela segunda ve...
21/07/26
IBP
Estudos apontam redundância do imposto de exportação e e...
21/07/26
Combustíveis
Queda do diesel puxa recuo dos combustíveis em julho e e...
21/07/26
PPSA
7º Leilão Spot: PPSA comercializa cargas de Atapu e de B...
20/07/26
Fenasucro
Bioenergia amplia aporte econômico e energético do Brasil
20/07/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em queda, mas mercado dá sinais de...
20/07/26
Negócio
ENGIE Brasil Energia conclui oferta subsequente de ações...
17/07/26
Resultado
Produção de petróleo da União chega a 244 mil barris por...
17/07/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.