Indústria

Utramig oferecerá curso de Ensaios Não Destrutivos

Que atenderá a setores como o de óleo e gás e aeroespacial.

Ascom Governo do Estado de Minas Gerais
26/08/2013 17:44
Visualizações: 673 (0) (0) (0) (0)

 

Empresários do setor de logística, transporte de carga e comércio exterior terão acesso aos principais fornecedores e compradores e ao que há de mais moderno e eficiente em termos de serviços nestes segmentos durante a Sul Trade Summit 2013. O segundo maior evento do setor no país chega à sexta edição em Itajaí, de 11 a 13 de setembro.
Gigantes do transporte, como Hamburg Süd e Aliança, Conexão Marítima, Ilog e APM Terminals estão entre as empresas que já confirmaram presença no evento.
"Em três dias e em um único lugar, os executivos encontrarão soluções para auxiliá-los na tomada de decisões. A eficiência na produção, na distribuição, na logística e na gestão de suprimentos é determinante para qualquer negócio. É esse universo que vamos discutir em Itajaí. Temos mais de 50% do PIB do Brasil sendo produzido ou transportado nas regiões em que a Sul Trade Summit tem forte influência", explica o CEO da NetMarinha, responsável pela realização e promoção do evento, Ricardo Demasi.
Além da feira de negócios, o diferencial do evento é o Fórum NetMarinha, com debate sobre as principais questões que envolvem o setor, como fornecimento de produtos e serviços para grandes marcas, operadores logísticos, entidades que defendem os usuários dos portos, comércio exterior e meio ambiente. A novidade este ano são os cursos técnicos práticos e com certificado com módulos sobre a captação de clientes e fornecedores no exterior, participação em feiras com resultados, exportação e Drawback.

A Fundação Utramig, o Centro de excelência para o Desenvolvimento do Ser Humano (Academia BC) e a Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (Abendi) com a interveniência da Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (SETE), firmaram parceria para qualificar profissionais na área de Ensaios Não Destrutivos (END). O programa tem como meta a formação de 50 profissionais com a oferta de treinamentos teóricos e práticos, bem como a certificação de 25 trabalhadores na área.

 

O objetivo é implantar em Minas Gerais o programa piloto de formação técnica de profissionais em END para atender a indústria mineira em diversos setores como o siderúrgico, automobilístico, metal-mecânico e bens de consumo. “Trata- se de um projeto inovador, estou convicto de que a partir desta parceira nascerão vários outros projetos como este” disse o diretor executivo da Abendi, João Augusto Conte.

 

A implantação dessa formação profissional técnica diferenciada é voltada a suprir a crescente demanda da indústria mineira e antecipar cenários de desenvolvimento. Minas Gerais possui o segundo maior parque industrial do país e as principais indústrias que atuam no estado utilizam END em seus processos. Para o Superintendente de Formação e Qualificação para o Trabalho da SETE, Bruno Magalhães, o projeto capacitará cidadãos que alcançarão postos de emprego de qualidade com rapidez, gerando produtividade e riqueza para Minas.

 

O presidente da Utramig, José Murilo Resende, ressalta que no Brasil há uma enorme escassez de profissionais nessa área, e algumas empresas nacionais têm que recorrer á contratação de pessoas qualificadas em outros países. O curso deverá estar disponível aos profissionais e à indústria até o final de 2013.

 

 

Ensaios Não Destrutivos

 

Os Ensaios Não Destrutivos (END) são técnicas utilizadas na inspeção de materiais e equipamentos sem danificá-los, sendo executadas nas etapas de fabricação, construção, montagem e manutenção em vários setores industriais, como por exemplo, o de petróleo e gás, petroquímico, aeroespacial, siderúrgico, mineral, naval, automotivo, e que estão entre as principais ferramentas do controle da qualidade de materiais e produtos, contribuindo para reduzir os custos e aumentar a competitividade da indústria.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
Setor de Óleo e Gás lidera distribuição de proventos em ...
10/07/25
Gás Natural
Comgás recebe 41 propostas em chamada pública para aquis...
10/07/25
Pessoas
Lucas Mota de Lima assume gerência executiva da ABPIP
10/07/25
Biometano
Presidente Prudente (SP) inicia obra de R$12 milhões par...
10/07/25
Combustíveis
Preços do diesel, etanol e gasolina seguem tendência de ...
10/07/25
E&P
Hitachi Energy ajudará a Petrobras a analisar alternativ...
10/07/25
Energia Solar
Thopen capta R$ 293 milhões com XP e Kinea e acelera exp...
10/07/25
Exportação
Firjan manifesta grande preocupação com o anúncio de tar...
10/07/25
Debate
IBP debate direitos humanos na cadeia de suprimentos de ...
09/07/25
Macaé Energy
Com mais de dois mil participantes, 2ª edição do Macaé E...
09/07/25
Combustíveis
Vibra amplia presença da gasolina Petrobras Podium e ava...
09/07/25
Biocombustíveis
Brasil: protagonista da transição do transporte internac...
08/07/25
Evento
Nova Era Connections 2025 celebra os 20 anos da Nova Era...
08/07/25
Sustentabilidade
Foresea conquista Selo Social e apresenta resultados exp...
08/07/25
Meio Ambiente
Tecnologia da Unicamp viabiliza produção sustentável de ...
08/07/25
Premiação
Gasmar conquista prêmio nacional com projeto desenvolvid...
08/07/25
Pré-Sal
FPSO Guanabara MV31 lidera produção nacional de petróleo...
08/07/25
Gás Natural
Petrobras vai escoar mais gás do pré-sal para baixar pre...
07/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Petrobras aposta no Sergipe Oil & Gas e será a patrocina...
07/07/25
Indústria Naval
Estaleiros brasileiros e chineses assinam documento para...
07/07/25
Etanol
Anidro sobe 0,11% e hidratado recua 0,17% na semana
07/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.