Energia Eólica

Vale faz seu 1º teste com energia eólica no maior navio mineraleiro do mundo

Assessoria Vale
17/12/2024 17:33
Vale faz seu 1º teste com energia eólica no maior navio mineraleiro do mundo Imagem: Divulgação Visualizações: 81 (0) (0) (0) (0)

Um dos maiores navios do mundo com sistema de propulsão a vento atracou no Brasil na última semana, no Porto de Tubarão, em Vitória (ES). A Vale, em parceria com a armadora Asyad, de Omã, iniciou o período de testes com velas rotativas no Sohar Max, um navio do tipo Valemax, com 362 metros de comprimento e capacidade para 400 mil toneladas de carga. Desenvolvidas pelo fabricante inglês Anemoi Marine Technologies, as velas usam a força do vento para diminuir o consumo de combustível e reduzir emissões. O teste no Sohar Max é o quinto projeto de energia eólica instalado em navios que prestam serviço para a Vale, apoiados ou financiados pela empresa, em embarcações de diferentes portes. Outros dois projetos estão previstos até o fim de 2025.

O projeto piloto no Sohar Max é o maior já realizado em nível global. Em outubro, na China, foram instalados os cinco rotores cilíndricos com cerca de 35 metros de altura e 5 metros de diâmetro cada. O navio fez seu primeiro deslocamento com a tecnologia instalada e seguirá testando os resultados nas próximas viagens - a expectativa é que as velas permitam ganhos de eficiência de até 6% e uma consequente redução anual de até 3 mil toneladas de CO​2 equivalente por navio.

"Desde 2010 a Vale já opera com navios altamente eficientes e, nos últimos anos, tem fomentado iniciativas para a adoção de energia eólica, que terá papel central na descarbonização do transporte marítimo de minério de ferro", afirma o Diretor de Navegação da Vale, Rodrigo Bermelho. "Este projeto reforça essa tradição da área de navegação da Vale de investir em inovação e estimular a modernização da frota para reduzir as emissões, em parceria com os armadores."

Além do Sohar Max, a Vale financia desde 2021 os testes com velas rotativas em um Guaibamax, o Sea Zhoushan, em parceria com o armador coreano Pan Ocean. Em paralelo, apoia outros 5 projetos de energia eólica em navios que carregam minérios da empresa, em iniciativas promovidas pelos armadores.

A instalação de velas rotativas no Sohar Max é o sexto e mais recente acordo com a Asyad para a implantação de pilotos de tecnologias inovadoras em quatro navios fretados pela Vale. Os projetos anteriores incluíram o uso de tinta de silicone para redução de resistência, a instalação de inversores de frequência para redução de consumo elétrico e uso de dispositivos hidrodinâmicos para melhoria na propulsão. Em todos os navios, foram instalados sistemas de coleta de dados em tempo real para monitoramento das tecnologias

Estas ações para incorporar tecnologias de ponta na navegação fazem parte do programa Ecoshipping, iniciativa de pesquisa e desenvolvimento criada pela área de navegação da Vale para atender ao desafio da empresa de reduzir suas emissões de carbono, em linha com as metas definidas pela Organização Marítima Internacional (IMO).

Como funcionam as velas rotativas?
Os rotores cilíndricos giram para criar uma diferença de pressão de forma a mover o navio para a frente, a partir de um fenômeno conhecido como efeito Magnus. A utilização desta tecnologia permite a redução de potência e consumo de combustível do motor principal da embarcação quando as condições de vento são favoráveis, economizando combustível e mantendo a velocidade e o tempo de viagem.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Energia Eólica
Vale faz seu 1º teste com energia eólica no maior navio ...
17/12/24
Saúde Mental
CVV amplia disponibilidade para garantir apoio emocional...
16/12/24
Pesquisa
Corrupção preocupa mais o brasileiro do que a inflação e...
11/12/24
Logística reversa
Como a população pode participar da logística reversa? P...
10/12/24
Formação Profissional
Transpetro lança convênio para formação profissionalizan...
09/12/24
Diversidade e Inclusão
Acessórios Inclusivos: Mercur e Grupo Boticário recebem ...
09/12/24
Amazônia
‘Máquina de nuvens’: emissões da floresta amazônica e de...
07/12/24
Saúde e Bem-estar
IFPA faz campanha nos aeroportos para aumentar consumo d...
06/12/24
Descarbonização
Brasil lidera novo capítulo da descarbonização com o Com...
04/12/24
Mercado
Cenp lança Guia de Boas Práticas do Mercado Publicitário.
04/12/24
Bioplástico
Falta de padronização e de regras claras dificulta consu...
04/12/24
Meio ambiente
Vale fecha acordo com Governo do Estado de Minas Gerais ...
04/12/24
Energia elétrica
CCEE, ONS e EPE divulgam previsão de carga Para o PLAN 2...
04/12/24
Preservação
Antártica: o desafio de preservar é de todos
02/12/24
DIVERSIDADE E INCLUSÃO
Inclusão que Transforma: Como marcas ajudam a quebrar es...
02/12/24
Biotecnologia
Algas cultivadas na Baía de Guanabara e em efluentes de ...
02/12/24
Inclusão Profissional
Evento no Parque Tecnológico da UFRJ aborda inclusão de ...
02/12/24
Energia Eólica
Sudene aprova liberação de recursos do FDNE para parques...
25/11/24
Parcerias
Tan Jin-Yon Bryne: Conectando Brasil e Singapura através...
22/11/24
Energia Solar
Brasil alcança 3 milhões de instalações com energia sola...
22/11/24
Inclusão Profissional
O Desafio e a Resiliência de Ser uma Empreendedora Preta...
20/11/24
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

21